Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Competitivo, TCR South America vem para proporcionar carreira internacional a jovens pilotos

Categoria estreia em 2021, com provas em quatro países; competição tem 36 campeonatos homologados no mundo, com regulamentos técnico e desportivo idênticos

O Audi da Onze Motorsports para o TCR South America

A temporada de 2021 marcará a estreia do TCR, principal competição de carros de turismo do planeta, na América do Sul. O TCR tem 36 campeonatos homologados em todo o mundo, todos com o mesmo regulamento técnico e desportivo, e desponta como nova alternativa de carreira para os jovens pilotos sul-americanos. Mais de 900 carros competem no TCR ao redor do planeta.

O campeonato terá etapas em quatro países: além do Brasil, o TCR South America passará por Argentina, Uruguai e Chile. Como os carros são oriundos das linhas de produção de veículos de rua, e mais de dez marcas são homologadas pelo WSC Group, um competidor que correr o Sul-Americano pode se inscrever para participar de alguma prova num dos campeonatos do exterior.

Nesse contexto, o TCR, com seu baixo custo operacional e apoio maciço das montadoras envolvidas, aparece como uma forte opção para os pilotos que deixam o kart rumo ao automobilismo de competição. Ao mesmo tempo em que é possível ter uma base montada no Brasil, é possível competir em outros três países do continente.

Alem disso, os competidores que quiserem conciliar o TCR com outras importantes categorias da América do Sul, como Stock Car e TC 2000 (Argentina), poderão fazê-lo, uma vez que a intenção dos organizadores é montar um calendário no qual as etapas sem que haja conflito de datas.

Outro aspecto importante no TCR é que os fabricantes envolvidos não têm interesse apenas no mercado brasileiro, mas sim nos demais países em que a categoria terá provas. Portanto, os jovens pilotos que ingressarem na categoria poderão ter oportunidades de desenvolver suas carreiras vinculadas a essas montadoras.

Neste mês de dezembro, o TCR definirá o calendário completo da temporada 2021, bem como divulgará a lista de pilotos inscritos.

Nonô Figueiredo, chefe da equipe Nonô Onze Motorsports (Audi), disse: “A categoria deverá atingir os jovens pilotos que saem do kart e desejam fazer carreira na Europa. É muito mais fácil eles andarem num carro aqui no Brasil que é o mesmo que disputa o Mundial e o Europeu. Então, para quem pensa ir para a Europa, fazer uma temporada de TCR South America seria fantástico porque já se adaptaria bastante ao carro que eles guiariam depois lá.”

Serafin Jr., chefe da equipe W2 Racing (Honda), afirmou: “Tenho bastante experiência na transição de jovens pilotos do kart para os carros de turismo, e vi no TCR South America esse potencial. Tenho certeza de que em breve, será uma vitrine para novos talentos, que poderão se desenvolver numa categoria muito competitiva e com campeonatos por todo o mundo.”

Layout do Honda Civic de Raphael Reis preparado pela W2
Layout do Honda Civic de Raphael Reis preparado pela W2
Hyundai Elantra N TCR
Hyundai Elantra N TCR
O Audi da Onze Motorsports para o TCR South America
5
Artigo anterior F1: Russell é o favorito para substituir Hamilton; veja cenário
Próximo artigo Mercedes confirma Russell na vaga de Hamilton para GP de Sakhir; Aitken correrá na Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros