TCR-Osman vence corrida 1 em Buenos Aires e segue vivo na luta pelo bi do TCR Brasil em dia de escalada de Pedro Cardoso

Corrida 2 é às 10h19 deste domingo, com cobertura completa do Motorsport.com e transmissão ao vivo da Motorsport.tv Brasil no YouTube; acompanhe

Galid Osman

Galid Osman

Foto de: Rafael Gagliano

A primeira vitória na temporada 2024 e, de quebra, a manutenção das chances para o bicampeonato do TCR Brasil: foi assim o sábado de Galid Osman no CUPRA Leon VZ TCR #28 da equipe W2 ProGP. O brasileiro assumiu a ponta na largada e segurou a primeira posição até a bandeirada final. O argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR #16 da Paladini Racing, terminou em segundo e também se manteve na briga pelo título.

O editor recomenda:

Outro destaque do dia foi Pedro Cardoso. O brasiliense mostrou grande maturidade e saiu de último para terminar em quarto, numa das mais marcantes escaladas nos dois anos de história do campeonato. O piloto do Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing carregou punições desde a etapa passada e ainda teve que trocar o motor de seu carro, mas foi agressivo e preciso durante todo o sábado.

O sentimento ruim ficou para Raphael Reis, o único piloto do grid a competir em todas as corridas da história do campeonato. Líder do campeonato antes da largada, o brasiliense largou em quinto, foi tocado na primeira volta, tratou de recuperar terreno, mas novamente foi tocado no fim da corrida forçando o CUPRA #77 a se recolher para os pits antes da bandeirada. Na Copa Trophy, vitória de Marcos Regadas.

Com o resultado da corrida, Rosso assumiu a liderança do campeonato com 241 pontos, seguido por Cardoso, com 239. Reis é o terceiro com 224, seguido por Osman com 215. Matías Rossi é o último piloto com chances matemáticas, com 204. Vale lembrar que 40 pontos ainda estão em jogo na corrida 2.

O TCR Brasil usa a configuração número 9 do Autódromo Oscar y Juan Gálvez. Em sentido horário, o circuito tem 3.353 metros de extensão, com dez curvas. Ele tem um primeiro setor muito rápido, com duas retas e uma curva de raio longo. Na sequência, um miolo travado para voltar à reta dos boxes. Um traçado extremamente seletivo e variado para a decisão da temporada 2024 da categoria.

As atividades na pista do fim de semana seguem na manhã deste domingo, com a segunda corrida da decisão do campeonato, que encerra o cronograma da etapa. O Motorsport.com faz a cobertura completa e transmite ao vivo na Motorsport.tv Brasil no YouTube.

A corrida

Rossi ficou parado no grid e não conseguiu sair para a volta de apresentação. Quando a luz vermelha apagou, determinando o início da prova, o pole Regadas não reagiu tão bem quanto Osman e Rosso.

Na saída da curva 1, Reis foi tocado para fora da pista. Ao término da primeira volta, a liderança era de Galid, seguido por Rosso, Regadas e Juan Manuel Casella. Pedro Cardoso escalou do fundo do grid para 11º na volta inicial.

Na volta 3, Regadas era pressionado por Casella. Cardoso já aparecia em nono. A pressão do uruguaio surtiu efeito na volta 5. Enquanto isso, Galid tinha margem de cerca de 3s sobre Rosso, que tinha quase 1s de vantagem para Casella. Regadas sustentava a última posição do top 5, focado em sua missão de vencer na Trophy.

E Cardoso mantinha sua escalada ao passar Thiago Vivacqua, avançando para sexto. Na metade da corrida, Casella alcançou Rosso e abriu ataque ao Toyota. Regadas tentava acompanhar à distância, mas era novamente Cardoso o mais veloz da pista, buscando seu companheiro da PMO Racing.

Quando a regressiva apontava menos de 4 minutos para a abertura da volta final, Galid conseguiu um refresco na defesa da liderança. Da mesma maneira, Rosso tinha essa diferença para Casella. E este 0.8s para Cardoso, o maior escalador do dia.

Na volta 22, o que estava difícil para Reis ficou ainda mais complicado. Ele atacou José Maria López pelo 11º lugar e os carros fizeram contato. O CUPRA #77 apareceu fumando algumas curvas mais tarde e foi forçado a recolher para o box da W2 ProGP.

Com autoridade, Galid levou o CUPRA #28 na ponta até a bandeirada para vencer em Buenos Aires, ganhando pela primeira vez no ano. Rosso terminou em segundo, com Casella em terceiro. Cardoso completou o top 4. Em quinto, Regadas venceu na Trophy.

Classificação do TCR Brasil:
1 – Juan Ángel Rosso – 241 pontos
2 – Pedro Cardoso – 239
3 – Raphael Reis – 224
4 – Galid Osman – 215
5 – Matías Rossi – 204
6 – Juan Manuel Casella – 188
7 – Rafael Suzuki – 165
(Em negrito e itálico, pilotos com chance de título)

Exclusivo: DRUGOVICH REBATE CRÍTICOS, detalha PLANOS NA F1, avalia teste na INDY e fala de BORTOLETO

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
TCR South America
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TCR South America - Pole caseira: Cravero voa e fica com melhor marca na Argentina
Próximo artigo TCR South America: Casella vence e Cardoso é campeão do TCR Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros