TCR South America tem meio grid no mesmo segundo em primeiro dia da temporada
Primeiro dia com carros na pista agitou autódromo localizado em Córdoba
A temporada 2023 do TCR South America foi aberta com um treino extra nesta quinta-feira no Autódromo Oscar Cabalen. Foi a primeira atividade oficial com os novos pneus Kumho na categoria e a competição se mostrou acirrada desde o início.
Com um recorde de 22 carros no treino, representando oito montadoras e pilotos de nacionalidades brasileira, uruguaia e argentina, o mais rápido do dia foi Juan Angel Rosso, com o Toyota Corolla #2 preparado pela equipe Paladini Racing. O argentino percorreu 16 voltas, a mais rápida em 1min34s348.
A seguir, veio a dupla da W2 Pro GP, com os CUPRA. Raphael Reis passou boa parte da sessão em primeiro, com a marca de 1min34s480. Ele superou seu novo companheiro de equipe, Galid Osman, pela margem mínima de 0s001.
O top 5 foi completado por outros dois Corollas de pilotos argentinos: o #5, de Fabian Yananntuoni, e o #17, de Bernard Llaver. Ignacio Montenegro completou apenas três voltas, mas foi rápido o suficiente para terminar em sexto, a menos de meio segundo de seu compatriota que liderou a sessão.
O treino registrou metade dos competidores no mesmo segundo do líder. Pela Copa Trophy, o mais veloz foi o atual campeão da classe, o brasileiro Fabio Casagrande com o Honda Civic da Squadra Martino, autor do 14º tempo no geral.
Os carros voltam a acelerar no sábado, para mais dois treinos livres e o quali. As corridas acontecem no domingo, com a primeira largada às 9h10 e a segunda às 12:55. Nesta sexta-feira acontece o dia de mídia da categoria, com atividades promocionais no Autódromo Oscar Cabalen.
“Continuo gostando da categoria e é sempre positivo começar assim. Mas tenho que ter frieza para avaliar o resultado perante os demais. Ótimo que, de cara, o carro seja rápido. Pois ainda há muito o que desenvolvermos, como acontece com qualquer carro que vai para a pista pela primeira vez. Sabia, pelo que mostrou o carro no ano passado, que seria rápido e é positivo iniciar a temporada desta forma”
Juan Ángel Rosso
“Hoje foi um dia mais de começar o ano e entender o carro como um todo. O resultado do treino foi muito positivo, não só pelo resultado, mas também pela quantidade de informações coletadas do carro. Optamos por não passar pneu e fazer um long run e estudamos bastante o desgaste do pneu, que faz muita diferença aqui no campeonato. Terminamos o dia bem satisfeitos, sentindo que estamos melhores que no ano passado. Espero que seja um campeonato muito bom, para poder chegar na final mais uma vez disputando o título.”
Raphael Reis
“Foi um bom início. Tivemos um treino de mais de uma hora e terminamos em P3, próximo do líder, que com certeza passou pneu diferentemente de nós. Eu e Raphinha viramos no mesmo centésimo praticamente, então estamos bastante competitivos. É um início bastante promissor e vamos trabalhar para melhor mais ainda até sábado. Ainda tinha uma última tentativa de pneus novos no finalzinho, mas deu bandeira vermelha e o treino foi encerrado antes de eu abrir a volta. Estou bastante animado”
Galid Osman
RESULTADOS
- Juan Ángel Rosso (ARG) 1:34.348
- Raphael Reis (BRA) 0.132
- Galid Osman (BRA) 0.133
- Fabian Yannantuoni (ARG) 0.398
- Bernardo Llaver (ARG) 0.438
- Ignacio Montenegro (ARG) 0.454
- Fabricio Pezzini (ARG) 0.717
- Rafael Suzuki (BRA) 0.927
- Pedro Cardoso (BRA) 0.936
- Juan Manuel Casella (URU) 0.972
- Frederick Balbi (URU) 0.976
- Walter Hernández (ARG) 1.098
- Manuel Sapag (ARG) 1.309
- Fabio Casagrande (ARG) 1.561
- Pedro Nunes (BRA) 1.808
- Gonzalo Alterio (ARG) 1.875
- Juan Pablo Bessone (ARG) 2.135
- Pablo Otero (ARG) 2.529
- Guilherme Reischl (BRA) 4.660
- Adalbero Baptista (BRA) 4.731
- Enrique Maglione (URU) 5.046
- Diego Gutierrez (ARG) 5.457
Relação de pilotos e equipes
W2 Pro GP – CUPRA León Competición TCR
#77 – Raphael Reis (Brasil)
#28 – Galid Osman (Brasil)
Cobra Racing Team – Audi RS 3 LMS SEQ/Toyota Corolla GRS TCR
#70 – Diego Nunes (Brasil)
#10 – Adalberto Baptista (Brasil) (T)*
Squadra Martino - Honda Civic Type R FK7 TCR
#34 – Fabio Casagrande (Brasil) (T)*
#23 – Ignacio Montenegro (Argentina)
#15 – Enrique Maglione (Uruguay) (T)*
#60 – Juan Manuel Casella (Uruguay)
PMO Motorsport – Lynk & Co 03 TCR
#27 – Walter Hernández (Argentina)
#1 – Fabricio Pezzini (Argentina)
#24 – Frederick Balbi (Uruguay)
#8 – Rafael Suzuki (Brasil)
Alfa Racing – Alfa Romeo Giulietta Veloce TCR
#69 - Gonzalo Alterio (Argentina)
PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR
#7 – Juan Pablo Bessone (Argentina)
#55 – Diego Gutierrez (Argentina) (T)*
#20 – Pablo Otero (Argentina) (T)*
#37 – Guilherme Reischl (Brasil) (T)*
Toyota Team Argentina – Toyota Corolla GRS TCR
#17 – Bernardo Llaver (Argentina)
#33 – Manuel Sapag (Argentina)
Scuderia Chiarelli – Hyundai Elantra N TCR
#43 – Pedro Cardoso (Brasil)
Paladini Racing – Toyota Corolla GRS TCR
#2 – Juan Ángel Rosso (Argentina)
#5 – Fabián Yannantuoni (Argentina)
* Copa Trophy
Cléber Machado e o "hoje não, hoje não! Hoje sim..."
Podcast Motorsport.com debate tamanho do 'buraco' da Ferrari na F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.