USF2000 Lucas Oil Raceway

Erick Schotten tem final de semana positivo na 3ª etapa da USF Juniors

Catarinense mostrou bom ritmo, fez várias ultrapassagens e lutou pela vitória

Erick Schotten

Campeão da Fórmula Delta na última temporada, Erick Schotten disputou no último final de semana a terceira etapa da USF Juniors, a primeira categoria do Programa Road to Indy nos Estados Unidos. A rodada, composta por três provas, foi realizada no Virginia International Raceway, no Estado da Virginia.

Leia também:

Schotten, que recentemente completou 16 anos, compete pela equipe canadense Exclusive Autosport e com ela trabalhou ao longo dos treinos em busca do melhor setup para a tomada de tempos, atividade em que obteve o 8º lugar entre 14 concorrentes.

A participação de Erick Schotten nas provas foi marcada por diversas ultrapassagens bastante agressivas e “certas”, quando conquistou várias posições. Na primeira prova da rodada o piloto de Timbó (SC) largou em 8º, esteve em sexto e, em uma tentativa de ultrapassagem, travou as rodas dianteiras, foi para a grama e voltou em 12º. Depois de uma intervenção do Safety Car, Schotten fez novas ultrapassagens e terminou em sexto, muito próximo do 5º colocado.

Na segunda prova, o piloto da Exclusive Autosport chegou a disputar a liderança quando estava em terceiro e tentou superar os dois primeiros colocados com uma ultrapassagem por fora. Nesta tentativa, Schotten foi para a grama e um buraco neste setor provocou sua rodada e o fez terminar em 9º.

E na terceira prova, novamente com belo ritmo e uma boa relargada após nova intervenção do Safety Car, Erick Schotten teve uma quebra do bico de seu carro em uma tentativa de ultrapassagem que o impediu de progredir. Ainda assim, tendo que se defender de forma incisiva, ele recebeu a bandeirada em sexto depois de estar na quinta posição.

“De uma forma geral, os resultados não condizem com o ritmo que eu tinha nas três provas”, resume Erick Schotten. “Fiz várias ultrapassagens bastante agressivas e acho que poder batalhar por posições e pela vitória foi um ponto muito positivo para nós. A rodada na segunda bateria foi causada por um buraco na área de escape e, não fosse isso, eu teria voltado à pista em segundo e em condições de lutar pela vitória na última volta”, completou.

No balanço final, Erick Schotten teve uma participação marcada por muita evolução na Virginia. “Evoluímos bastante, aprendi muito sobre setup, fiz várias ultrapassagens e fui muito competitivo. Tivemos alguns problemas nos treinos que atrapalharam um pouco nosso trabalho inicial, mas no todo a rodada foi muito positiva para mim e para a equipe”, finalizou.

VÍDEO: Rico Penteado explica como funciona a estratégia na F1 e por que Ferrari vai tão mal

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: é o 'fim da linha' para Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Nic Giaffone brilha na USF Juniors e dispara na liderança do campeonato
Próximo artigo Nic Giaffone corre para título antecipado da USF Juniors em Road America

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil