Conteúdo especial

8 anos de WEC: sua trajetória e o que esperar para o futuro da categoria

Categoria completa oito anos em um momento em que tenta se recriar e se reafirmar entre os grandes campeonatos do automobilismo mundial

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi, #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi, #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

Toyota Racing

Neste 17 de março comemora-se o aniversário de um dos campeonatos mundiais mais importantes do mundo do automobilismo: o de Endurance (WEC). Foi neste dia, em 2012, que o WEC realizava sua prova inaugural, em solo americano, em uma prova marcada pelo domínio da Audi.

Desde seu surgimento, o WEC passou por uma fase de prosperidade e, atualmente, tenta se reencontrar e se recolocar como um dos grandes campeonatos do mundo do esporte a motor. Por isso, o Motorsport.com organizou uma reportagem especial contando como foi o surgimento da categoria, seus primeiros anos e o que está reservado para o seu futuro.

Leia também:

A história

O Campeonato Mundial de Endurance surgiu teve sua primeira temporada em 2012, após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o Automóvel Clube do Oeste (ACO), organizadora das 24 Horas de Le Mans se unirem para criar um novo mundial para provas de longa duração. A categoria substituiu a Copa Intercontinental Le Mans, realizada pela ACO em 2010 e 2011.

No primeiro ano, a Intercontinental contou com apenas três etapas, na Inglaterra, nos Estados Unidos e na China, deixando as 24 Horas de lado. Isso mudou na temporada seguinte, que teve um calendário mais extenso, com sete etapas, sendo quatro na Europa, incluindo Le Mans, duas nos Estados Unidos e uma na China.

Com o aumento da participação das montadoras, entre elas Peugeot, Audi e Aston Martin na LMP1, a FIA e a ACO se uniram para tornar o campeonato um mundial. Com isso, a FIA passou a ter uma categoria similar ao Campeonato Mundial de Carros Esportivos, realizado entre 1953 e 1992.

Em suas primeiras temporadas, o WEC realizava dois tipos de prova: de seis horas de duração e Le Mans, com 24 horas. A única exceção em seus seis primeiro anos foi exatamente a etapa inaugural do campeonato.

#1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Andre Lotterer, Benoit Tréluyer, Marcel Fässler

#1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Andre Lotterer, Benoit Tréluyer, Marcel Fässler

Photo by: Andy Chan

12 Horas de Sebring e a temporada inaugural

Foi em 17 de março de 2012 que o Campeonato Mundial de Endurance deu a largada para a primeira prova de sua primeira temporada. O local escolhido foi o clássico Sebring International Speedway, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. A prova escolhida também foi um clássico do automobilismo mundial: as 12 Horas de Sebring, que, naquele ano, estaria realizando sua 60ª edição.

A corrida não foi realizada apenas pelos carros do WEC, servindo também como a etapa inaugural da temporada 2012 do campeonato Le Mans norte-americano. Com isso, participaram das 12 Horas nove classes de carros, sendo os quatro do WEC (LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am) e cinco da Le Mans (P1, P2, PC, GT e GTC), totalizando 62 participantes.

Na classificação, um domínio absoluto da Audi, que conseguiu colocar seus três carros LMP1 nas três primeiras colocações. Na pole, o carro #1 de André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler. Na classe, a mais rápida do WEC, não havia mais nenhuma montadora na prova, já que a Toyota entrou no campeonato apenas a partir da terceira etapa, as 24 Horas de Le Mans.

Concorrendo contra a montadora alemã, haviam apenas cinco equipes privadas: a suíça Rebellion, as francesas OAK Racing e Pescarolo Team, e as britânicas Strakka Racing e JRM.

Na corrida, a Audi manteve seu domínio, garantindo uma dobradinha, mas com o carro #2 de Allan McNish, Tom Kristensen e Rinaldo Capello ficando com a vitória. O segundo lugar ficou com o carro #3, enquanto o #1, que havia largado na pole, foi apenas o 16º na classificação geral e quinto na LMP1.

Naquela etapa, três brasileiros participaram da prova, mas apenas um corria pelo WEC: Jaime Melo, que dividiu o carro #59 da Luxury Racing, na LMGTE Pro, com os franceses Frédéric Makowiecki e Jean-Karl Verney. Mas o trio não conseguiu terminar a prova, completando apenas 83 voltas, contra 325 do Audi #2 e 307 da AF Corse vencedora da classe.

Após um início ruim em Sebring, o trio do carro #1 da Audi teve uma grande recuperação na temporada, terminando no pódio em todas as etapas seguintes. Foram três vitórias (Le Mans, Silverstone e Bahrein), três segundos lugares (Spa, São Paulo e Fuji) e um terceiro lugar (Xangai), garantindo assim o primeiro título do WEC na categoria LMP1.

#14 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb

#14 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb

As 6 Horas de São Paulo

O Brasil esteve presente nas três primeiras temporadas do WEC (2012, 2013 e 2014), com as 6 Horas de São Paulo, realizadas no Autódromo de Interlagos.

Entre as três edições realizadas no Brasil, o que chama a atenção é a variedade: na LMP1, nenhuma montadora ou piloto conseguiu vencer mais de uma vez. Em 2012, foi a Toyota, com Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. Em 2013, a Audi, com André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler. E em 2014, a Porsche, com Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb.

Por um breve período, o WEC havia confirmado sua volta ao Brasil, retomando as 6 Horas de São Paulo para a temporada 2019/2020. Marcado inicialmente para o dia 01 de fevereiro de 2020, a prova seria a quinta etapa da temporada, mas acabou sendo cancelada após a organização não cumprir obrigações contratuais, sendo substituída por uma corrida no Circuito das Américas, em Austin.

Veja todos os vencedores das 6H de São Paulo do WEC (LMP1):

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

Foto de: XPB Images

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

Foto de: DPPI

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

Foto de: XPB Images

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

2012 - Nicolas Lapierre, Alexander Wurz, #7 Toyota

Foto de: XPB Images

Andre Lotterer, Benoit Treluyer, Marcel Fassler

Andre Lotterer, Benoit Treluyer, Marcel Fassler

Foto de: DPPI

2013 - Marcel Fassler, Andre Lotterer, Benoit Treluyer, #1 Audi

2013 - Marcel Fassler, Andre Lotterer, Benoit Treluyer, #1 Audi

Foto de: XPB Images

2013 - Marcel Fassler, Andre Lotterer, Benoit Treluyer, #1 Audi

2013 - Marcel Fassler, Andre Lotterer, Benoit Treluyer, #1 Audi

Foto de: XPB Images

2013 - Marcel Fassler, Andre Lotterer, Benoit Treluyer, #1 Audi

2013 - Marcel Fassler, Andre Lotterer, Benoit Treluyer, #1 Audi

Foto de: XPB Images

2014 - Vencedores: Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb; segundo lugar: Anthony Davidson, Sebastien Buemi; terceiro lugar: Lucas di Grassi, Loic Duval, Tom Kristensen

2014 - Vencedores: Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb; segundo lugar: Anthony Davidson, Sebastien Buemi; terceiro lugar: Lucas di Grassi, Loic Duval, Tom Kristensen

Foto de: XPB Images

2014: Vencedores Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb, #14 Porsche

2014: Vencedores Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb, #14 Porsche

Foto de: XPB Images

2014: Vencedores Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb, #14 Porsche

2014: Vencedores Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb, #14 Porsche

Foto de: XPB Images

2014: Vencedores Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb, #14 Porsche

2014: Vencedores Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb, #14 Porsche

Foto de: Porsche Motorsports

12

A crise da LMP1, a recriação do campeonato e o futuro

O WEC teve um momento de prosperidade em seus primeiros anos, chegando a ter quatro montadoras na temporada 2015: Audi, Porsche, Toyota e Nissan (apenas em Le Mans). Mas, em 2016, a Audi anunciou sua saída do campeonato e, no ano seguinte, a Porsche, deixando a Toyota como a única montadora restante.

Com isso, o WEC precisou se reinventar, mudando o formato do campeonato. Após o fim da temporada 2017, a categoria lançou a proposta da "Supertemporada 2018/2019", passando a ter um calendário similar ao da Fórmula E, iniciando no segundo semestre de um ano e concluindo no primeiro semestre do ano seguinte. E o principal diferencial: Le Mans passaria a ser o palco da final.

Mesmo com a mudança, o WEC continuou com problemas na LMP1, sua classe principal. Sem montadoras para competir com a Toyota, a organização introduziu uma série de restrições aos carros da empresa japonesa para fomentar a competição, mas que não foram unanimidade.

Para a próxima temporada, 2020/2021, a categoria passará por mais uma grande mudança, com o início da troca da LMP1 como a classe mais importante, que passará a ser da LM-H, ou Le Mans Hypercars. A Toyota passaria a ter a Aston Martin como competidora na LM-H, mas o programa da montadora britânica foi pausado devido à crise enfrentada pela empresa. Por enquanto, a Peugeot é a única outra confirmada, mas apenas para 2021/2022.

GALERIA: Imagens da história do WEC

LMP1 Podium: First place Nicolas Prost, Neel Jani; Second place David Brabham, Karun Chandhok, Peter

LMP1 Podium: First place Nicolas Prost, Neel Jani; Second place David Brabham, Karun Chandhok, Peter

Foto de: James Holland

#1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Andre Lotterer, Benoit Tréluyer, Marcel Fässler

#1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Andre Lotterer, Benoit Tréluyer, Marcel Fässler

Foto de: Andy Chan

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

Foto de: JEP / Motorsport Images

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Foto de: JEP / Motorsport Images

#1 Rebellion Racing Rebellion R-13 - Gibson: Bruno Senna, Gustavo Menezes, Norman Nato

#1 Rebellion Racing Rebellion R-13 - Gibson: Bruno Senna, Gustavo Menezes, Norman Nato

Foto de: JEP / Motorsport Images

#95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage AMR: Marco Sorensen, Nicki Thiim

#95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage AMR: Marco Sorensen, Nicki Thiim

Foto de: JEP / Motorsport Images

#3 Rebellion Racing Rebellion R-13 - Gibson: Nathanael Berthon, Pipo Derani, Loic Duval

#3 Rebellion Racing Rebellion R-13 - Gibson: Nathanael Berthon, Pipo Derani, Loic Duval

Foto de: JEP / Motorsport Images

#47 Cetilar Racing, Dallara P217 - Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto, Andrea Bellichi

#47 Cetilar Racing, Dallara P217 - Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto, Andrea Bellichi

Foto de: JEP / Motorsport Images

Start action

Start action

Foto de: Toyota Racing

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

Foto de: Toyota Racing

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi, #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi, #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

Foto de: Toyota Racing

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

Foto de: Toyota Racing

Race winner Alexander Wurz celebrates

Race winner Alexander Wurz celebrates

Foto de: XPB Images

#91 Porsche GT Team Porsche 911 RSR - 19: Gianmaria Bruni, Richard Lietz

#91 Porsche GT Team Porsche 911 RSR - 19: Gianmaria Bruni, Richard Lietz

Foto de: JEP / Motorsport Images

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050 - Hybrid: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Brendon Hartley

Foto de: JEP / Motorsport Images

#5 Team LNT Ginetta G60-LT-P1: Luca Ghiotto, Ben Hanley, Egor Orudzhev

#5 Team LNT Ginetta G60-LT-P1: Luca Ghiotto, Ben Hanley, Egor Orudzhev

Foto de: JEP / Motorsport Images

#5 Team LNT Ginetta G60-LT-P1: Luca Ghiotto, Ben Hanley, Egor Orudzhev

#5 Team LNT Ginetta G60-LT-P1: Luca Ghiotto, Ben Hanley, Egor Orudzhev

Foto de: JEP / Motorsport Images

#57 Team Project 1 Porsche 911 RSR:  Ben Keating, Felipe Fraga, Jeroen Bleekemolen

#57 Team Project 1 Porsche 911 RSR: Ben Keating, Felipe Fraga, Jeroen Bleekemolen

Foto de: JEP / Motorsport Images

#57 Team Project 1 Porsche 911 RSR:  Ben Keating, Felipe Fraga, Jeroen Bleekemolen

#57 Team Project 1 Porsche 911 RSR: Ben Keating, Felipe Fraga, Jeroen Bleekemolen

Foto de: JEP / Motorsport Images

#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis

#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis

Foto de: XPB Images

#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis

#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis

Foto de: Audi Communications Motorsport

#2 Audi Sport Team Joest R18 ultra: Tom Kristensen, Allan McNish, Lucas di Grassi

#2 Audi Sport Team Joest R18 ultra: Tom Kristensen, Allan McNish, Lucas di Grassi

Foto de: XPB Images

Preparação da BMW para as 24 horas de Le Mans - Apresentação - segunda-feira

Preparação da BMW para as 24 horas de Le Mans - Apresentação - segunda-feira

Foto de: Arquivo pessoal

P1 Podium, #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

P1 Podium, #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Foto de: JEP / Motorsport Images

#77 Proton Competition Porsche 911 RSR: Christian Ried, Julien Andlauer, Matt Campbell

#77 Proton Competition Porsche 911 RSR: Christian Ried, Julien Andlauer, Matt Campbell

Foto de: JEP / Motorsport Images

Start action

Start action

Foto de: JEP / Motorsport Images

Safety car on track

Safety car on track

Foto de: Alexander Trienitz

#98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage: Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Mathias Lauda

#98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage: Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Mathias Lauda

Foto de: JEP / Motorsport Images

#98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage: Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Mathias Lauda

#98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage: Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Mathias Lauda

Foto de: JEP / Motorsport Images

#91 Porsche GT Team Porsche 911 RSR: Richard Lietz, Gianmaria Bruni

#91 Porsche GT Team Porsche 911 RSR: Richard Lietz, Gianmaria Bruni

Foto de: JEP / Motorsport Images

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Foto de: JEP / Motorsport Images

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

Foto de: JEP / Motorsport Images

#51 AF Corse Ferrari 488 GTE EVO: Alessandro Pier Guidi, James Calado

#51 AF Corse Ferrari 488 GTE EVO: Alessandro Pier Guidi, James Calado

Foto de: JEP / Motorsport Images

#31 Dragonspeed Oreca 07: Roberto Gonzalez, Pastor Maldonado, Anthony Davidson

#31 Dragonspeed Oreca 07: Roberto Gonzalez, Pastor Maldonado, Anthony Davidson

Foto de: Alexander Trienitz

#26 G-Drive Racing Oreca 07: Roman Rusinov, Jean-Eric Vergne, Job Van Uitert

#26 G-Drive Racing Oreca 07: Roman Rusinov, Jean-Eric Vergne, Job Van Uitert

Foto de: JEP / Motorsport Images

#17 SMP Racing BR Engineering BR1: Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev, Sergey Sirotkin

#17 SMP Racing BR Engineering BR1: Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev, Sergey Sirotkin

Foto de: Alexander Trienitz

#4 ByKolles Racing Team Enso CLM P1/01: Oliver Webb, James Rossiter, Tom Dillmann

#4 ByKolles Racing Team Enso CLM P1/01: Oliver Webb, James Rossiter, Tom Dillmann

Foto de: JEP / Motorsport Images

#95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage AMR: Marco Sorensen, Nicki Thiim, Darren Turner

#95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage AMR: Marco Sorensen, Nicki Thiim, Darren Turner

Foto de: JEP / Motorsport Images

#17 SMP Racing BR Engineering BR1: Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev, Matevos Isaakyan

#17 SMP Racing BR Engineering BR1: Stéphane Sarrazin, Egor Orudzhev, Matevos Isaakyan

Foto de: JEP / Motorsport Images

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

#8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Foto de: Toyota Racing

Race winners #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Race winners #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Foto de: Paul Foster

Race winner #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Race winner #8 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima, Fernando Alonso

Foto de: JEP / Motorsport Images

Start, #7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez leads

Start, #7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez leads

Foto de: JEP / Motorsport Images

Start of the race, #66 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT: Stefan Mucke, Olivier Pla runs wide

Start of the race, #66 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT: Stefan Mucke, Olivier Pla runs wide

Foto de: JEP / Motorsport Images

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

#7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

Foto de: JEP / Motorsport Images

#50 Larbre Competition Ligier JSP217: Erwin Creed, Romano Ricci, Thomas Dagoneau

#50 Larbre Competition Ligier JSP217: Erwin Creed, Romano Ricci, Thomas Dagoneau

Foto de: Andreas Beil

#88 Dempsey Proton Competition Porsche 911 RSR: Matteo Cairoli, Gianluca Roda, Giorgio Roda

#88 Dempsey Proton Competition Porsche 911 RSR: Matteo Cairoli, Gianluca Roda, Giorgio Roda

Foto de: Andreas Beil

#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist

#82 BMW Team MTEK BMW M8 GTE: Augusto Farfus, Antonio Felix da Costa, Alexander Sims, Tom Blomqvist

#66 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT: Stefan Mücke, Olivier Pla, Billy Johnson

#66 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT: Stefan Mücke, Olivier Pla, Billy Johnson

Foto de: Erik Junius

#97 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage AMR: Alex Lynn, Maxime Martin, Jonathan Adam

#97 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage AMR: Alex Lynn, Maxime Martin, Jonathan Adam

Foto de: Erik Junius

50

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior CEO do WEC fala sobre cancelamento de etapa de Sebring
Próximo artigo No dia que completaria 79 anos, relembre a única corrida que Lella Lombardi pontuou na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil