Em final apertado, Toyota faz dobradinha em Spa
Carro #8 com Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson triunfa na Bélgica com vitória por menos de dois segundos sobre carro #7
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    Assim como em Silverstone, na primeira etapa do World Endurance Championship (WEC), deu Toyota também nas 6 Horas de Spa, neste sábado (06). E também se repetiram os vencedores, com o trio Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson. Só que, diferentemente da prova da Inglaterra, o #8 teve muito mais trabalho para garantir o êxito. A diferença entre o carro vencedor e o número #7, tripulado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez, foi de apenas 1s992.
No terceiro posto, chegou o #2 da Porsche, com Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber. No total, foram 173 voltas, com sete pit stops.
Pela LMP2, a vitória ficou com o Oreca #4 de Roman Rusinov, Pierre Thiriet e Alex Lynn. A primeira aparição brasileira ficou por conta de Bruno Senna, que ao lado Julien Canal e Nicolas Prost, terminou na segunda colocação na classe.
Nelsinho Piquet, David Heinemeier Hansson e Mathias Beche finalizaram as 6 horas na quarta posição na classe e décima, no geral.
Duas posições atrás, André Negrão e os franceses Nelson Panciatici e Pierre Ragues finalizaram a prova 15 giros atrás dos grandes vencedores.
Na GTE Pro deu Ferrari, com o carro #71 de Sam Bird e Davide Rigon. Pipo Derani, que teve ao seu lado Harry Tincknell e Andy Priaulx teve que se contentar com a quarta posição na classe.
Daniel Serra teve a companhia dos britânicos Darren Turner e Jonathan Adam e foi o sétimo colocado, também na GTE Pro, de Aston Martin.
Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda levaram a prova pela GTE AM, também de Aston Martin.
A próxima etapa do WEC será as 24 Horas de Le Mans, no dia 17 de junho.
Resultado final
| Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Dif | Interval | Pits | |||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 8 |  Anthony Davidson  Kazuki Nakajima  Sébastien Buemi | Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 173 | 6:00'11.490 | 7 | |||||
| 2 | 7 |  Kamui Kobayashi  Mike Conway  Jose Maria Lopez | Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 173 | 6:00'13.482 | 1.992 | 1.992 | 7 | |||
| 3 | 2 |  Timo Bernhard  Brendon Hartley  Earl Bamber | Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 173 | 6:00'46.773 | 35.283 | 33.291 | 8 | |||
| 4 | 1 |  Andre Lotterer  Neel Jani  Nick Tandy | Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 173 | 6:01'36.928 | 1'25.438 | 50.155 | 7 | |||
| 5 | 9 |  Stéphane Sarrazin  Nicolas Lapierre  Yuji Kunimoto | Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 171 | 6:00'34.406 | 2 laps | 2 laps | 7 | |||
| 6 | 4 |  Oliver Webb  Dominik Kraihamer  James Rossiter | ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 161 | 6:02'00.467 | 12 laps | 10 laps | 7 | |||
| 7 | 26 |  Roman Rusinov  Pierre Thiriet  Alex Lynn | Oreca 07 | LMP2 | 160 | 6:00'20.772 | 13 laps | 1 lap | 8 | |||
| 8 | 31 |  Bruno Senna  Julien Canal  Nicolas Prost | Oreca 07 | LMP2 | 160 | 6:01'14.053 | 13 laps | 53.281 | 8 | |||
| 9 | 38 |  Oliver Jarvis  Ho-Pin Tung  Thomas Laurent | Oreca 07 | LMP2 | 160 | 6:01'35.040 | 13 laps | 20.987 | 8 | |||
| 10 | 13 |  Nelson Piquet Jr.  David Heinemeier Hansson  Mathias Beche | Oreca 07 | LMP2 | 159 | 6:00'18.787 | 14 laps | 1 lap | 9 | |||
| 11 | 36 |  Romain Dumas  Gustavo Menezes  Matt Rao | Alpine A470 | LMP2 | 159 | 6:01'07.690 | 14 laps | 48.903 | 9 | |||
| 12 | 35 |  Nelson Panciatici  Pierre Ragues  Andre Negrao | Alpine A470 | LMP2 | 158 | 6:00'56.527 | 15 laps | 1 lap | 9 | |||
| 13 | 24 |  Jean-Eric Vergne  Jonathan Hirschi  Tor Graves | Oreca 07 | LMP2 | 158 | 6:01'01.863 | 15 laps | 5.336 | 9 | |||
| 14 | 25 |  Vitaly Petrov  Simon Trummer  Roberto Gonzalez | Oreca 07 | LMP2 | 158 | 6:01'06.462 | 15 laps | 4.599 | 8 | |||
| 15 | 28 |  François Perrodo  Emmanuel Collard  Matthieu Vaxivière | Oreca 07 | LMP2 | 158 | 6:02'07.159 | 15 laps | 1'00.697 | 9 | |||
| 16 | 37 |  David Cheng  Tristan Gommendy  Alex Brundle | Oreca 07 | LMP2 | 156 | 6:01'53.613 | 17 laps | 2 laps | 9 | |||
| 17 | 71 |  Sam Bird  Davide Rigon | Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 151 | 6:02'19.002 | 22 laps | 5 laps | 5 | |||
| 18 | 51 |  James Calado  Alessandro Pier Guidi | Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 150 | 6:00'44.349 | 23 laps | 1 lap | 5 | |||
| 19 | 66 |  Stefan Mücke  Olivier Pla  Billy Johnson | Ford GT | LMGTE PRO | 150 | 6:01'14.870 | 23 laps | 30.521 | 5 | |||
| 20 | 67 |  Pipo Derani  Harry Tincknell  Andy Priaulx | Ford GT | LMGTE PRO | 150 | 6:01'56.833 | 23 laps | 41.963 | 5 | |||
| 21 | 91 |  Richard Lietz  Frédéric Makowiecki | Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 149 | 6:00'36.503 | 24 laps | 1 lap | 5 | |||
| 22 | 92 |  Michael Christensen  Kevin Estre | Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 149 | 6:01'28.596 | 24 laps | 52.093 | 5 | |||
| 23 | 97 |  Darren Turner  Jonathan Adam  Daniel Serra | Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 148 | 6:00'47.244 | 25 laps | 1 lap | 5 | |||
| 24 | 95 |  Marco Sorensen  Nicki Thiim  Richie Stanaway | Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 148 | 6:01'31.505 | 25 laps | 44.261 | 5 | |||
| 25 | 98 |  Pedro Lamy  Paul Dalla Lana  Mathias Lauda | Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 146 | 6:01'23.995 | 27 laps | 2 laps | 5 | |||
| 26 | 77 |  Christian Ried  Matteo Cairoli  Marvin Dienst | Porsche 911 RSR (991) | LMGTE AM | 146 | 6:01'55.105 | 27 laps | 31.110 | 5 | |||
| 27 | 61 |  Matt Griffin  Mok Weng Sun  Keita Sawa | Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 145 | 6:00'49.337 | 28 laps | 1 lap | 5 | |||
| 28 | 54 |  Francesco Castellacci  Miguel Molina  Thomas Flohr | Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 144 | 6:00'21.977 | 29 laps | 1 lap | 5 | |||
| 34 |  Karun Chandhok  Nigel Moore  Philip Hanson | Ligier JSP 217 | LMP2 | 151 | 5:50'48.333 | 22 laps | 12 | Retirement | ||||
| 86 |  Michael Wainwright  Ben Barker  Nick Foster Jr. | Porsche 911 RSR (991) | LMGTE AM | 76 | 3:09'43.548 | 97 laps | 75 laps | 5 | Retirement | 
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            