Ferrari lança 499P, hipercarro para retorno ao WEC e Le Mans em 2023

Diretor do programa da montadora afirma que lista de pilotos virá "de casa", o que pode incluir o brasileiro Daniel Serra

Ferrari 499P

Foto de: Ferrari

O novo hipercarro da Ferrari que levará a montadora italiana de volta ao pináculo das corridas de carro esportivo, o Mundial de Endurance da FIA (WEC) e as 24 Horas de Le Mans, foi lançado oficialmente neste sábado (29), recebendo o nome de 499P.

O nome do protótipo LMH híbrido foi revelado junto com a pintura da temporada 2023 do WEC, além da configuração do motor de combustão interna do carro, no lançamento oficial realizado em Ímola.

Leia também:

A nomenclatura 499P segue uma tradição da montadora que remonta às primeiras Ferraris: 499 é a capacidade em centímetros cúbicos de um dos cilindros do motor V6 twin-turno de três litros, enquanto o P significa "protótipo".

O V6 do LMH tem a mesma arquitetura de 120 graus do motor do novo 296 GT3, lançado em junho, mas com um design completamente novo.

"Não é o mesmo motor", disse Ferdinando Cannizzo, chefe de design e desenvolvimento do departamento de corridas Attivita Sportive GT da Ferrari. "É a mesma arquitetura do 296, mas com uma estrutura totalmente diferente".

"Selecionar o V6 foi definitivamente o caminho correto a ser seguido, considerando o caminho que nossos carros de rua estão tomando, foi algo natural. Mas não houve um comprometimento, porque o V6 é pequeno, leve e compacto: isso nos dá uma vantagem em envelopamento, distribuição de peso e centro de gravidade".

Ferrari 499P

Ferrari 499P

Photo by: Ferrari

O esquema de cores do 499P também foi divulgado no Ferrari Finali Mondiali - as finais de suas categorias ao redor do mundo - e relembra o último protótipo da montadora. A pintura predominantemente vermelha com detalhes em amarelo lembra a Ferrari 312PB usada nos Mundiais de 1972 e 1973, guiado por Jacky Ickx, Brian Redman, Arturo Merzario e outros.

A Ferrari venceu o Mundial, precursor do WEC, com o carro Grupo 5 de três litros no primeiro ano.

Um dos dois 499P usado pela equipe Ferrari AF Corse em 2023 carregará o número 50, em homenagem ao meio século da saída da montadora das corridas de carro esportivo, celebrando a última tentativa de vencer as 24 Horas de Le Mans.

Já o segundo carro levará o #51, um número simbólico para a Ferrari nas corridas de GT.

Os quatro títulos de pilotos conquistados pela Ferrari na classe GTE Pro desde o início do WEC em 2012 foram conquistados pelo carro #51 da AF Corse.

Antonello Coletta, chefe do departamento de carros esportivos da Ferrari, descreveu o 499P como "um tributo ao nosso passado e um manifesto para o nosso futuro".

"O 499 confirma nosso compromisso às corridas de endurance, que é parte de nossa história e parte da nossa tradição em usar as competições para testar novas tecnologias".

Ferrari 499P complete with #50 number

Ferrari 499P complete with #50 number

Photo by: Ferrari

As regras da LHM permitem que o 499P tenha um design que o torne reconhecidamente uma Ferrari.

"Quando eu vejo o carro, vejo que claramente é uma Ferrari", disse Cannizzo.

Ele explicou que o ajuste com uma asa traseira dupla foi "algo bem interessante da Centro Stile [o departamento de estilo da Ferrari] porque eles puderam brincar com nossas ideias".

Já o elemento inferior incorpora as luzes traseiras em uma barra única no comprimento da asa.

Até o momento, a Ferrari não anunciou os pilotos do programa LMH para o WEC, mas Coletta reiterou a intenção da Ferrari de preencher as seis vagas com pilotos de seu programa de GT, o que pode incluir o brasileiro Daniel Serra.

"A escolha de pilotos será de dentro da família Ferrari. Temos pilotos muito consistentes no GT; 100% das escolhas será de dentro de casa".

Até agora, a Ferrari completou mais de 12 mil quilômetros de testes nos dois chassis 499P. A expectativa é que a homologação do carro seja concluída até o fim do ano, antes de sua estreia oficial na abertura da temporada 2023 do WEC, as 1000 Milhas de Sebring em março.

Q4: Assista DEBATE sobre quali no Hermanos Rodríguez e repercussão dos BASTIDORES no MÉXICO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: quem poderá parar a Red Bull e Verstappen na Fórmula 1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior WEC: Alpine de André Negrão vai para decisão empatado com Toyota
Próximo artigo WEC: Mundial de Endurance decide campeão no Bahrein com Negrão na disputa

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil