Toyota garante permanência no WEC até fim de 2019
Fabricante japonesa anunciou que segue na classe LMP1 do Mundial de Endurance pelo menos até o final da temporada 2019
A Toyota segue na classe LMP1 do Mundial de Endurance até o final da temporada 2019. A confirmação da permanência veio após o congelamento das regras da classe principal do WEC, anunciado em novembro do ano passado.
Rob Leupen, diretor do time, explicou que a continuação das atuais regras - com o WEC adiando então a introdução de novas regras que aumentariam o espaço para os sistemas de recuperação de energia, que estavam previstas para 2018 - teve papel fundamental na decisão.
“Seguiremos pelo menos até o fim de 2019. Isso já estava decidido, só não havia sido anunciado. As regras nos ajudam a sermos efetivos em termos de custos, mas no fim o ponto é a relevância disso para as ruas", disse Leupen.
“Queremos mostrar nossa tecnologia no WEC, é importante que mantenhamos o desenvolvimento dos motores híbridos", afirmou.
A decisão de permanecer no WEC por pelo menos mais três temporadas é uma mudança em relação ao que os japoneses tinham - um envolvimento sem fim definido, com um comprometimento garantido até o final deste ano.
Porsche e Toyota decidiram ir além da redução de custos que veio com o congelamento das regras ao fazer um acordo de cavalheiros de não construir monocoques novos por duas temporadas.
A equipe alemã segue comprometida com a LMP1 até o fim de 2018, tendo estendido o programa que inicialmente era de três temporadas por mais duas.
Leupen, entretanto, reiterou as preocupações de Pascal Vasselon, diretor técnico da Toyota no WEC, sobre o regulamento da LMP1 de 2020 em diante, ressaltando que a necessidade da Toyota é poder desenvolver tecnologias que possam ser transferidas para as ruas.
“Se em 2020 a situação se encaminhar para uma rota totalmente diferente, não teremos interesse. Se permanecer em uma direção similar ao que temos hoje, seguimos muito interessados", explicou Leupen.
Os responsáveis pelo regulamento, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o Automóvel Clube do Oeste buscam reduzir os custos para encorajar a entrada de novas fabricantes na divisão, que hoje conta apenas com Porsche e Toyota.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.