WEC: Alpine de André Negrão é pole nas 1000 Milhas de Sebring
Equipe conquistou feito pela segunda vez no mundial de endurance da FIA

A Alpine conquistou sua segunda pole position correndo pela classe principal do WEC, o Mundial de Endurance. Na noite de quinta-feira (17), André Negrão, único brasileiro correndo em tempo integral na divisão dos Hypercars, viu Nicolas Lapierre, seu companheiro ao lado de Mattheu Vaxiviere, faturar a posição de honra das 1000 Milhas de Sebring, etapa que abre a temporada 2022 nos Estados Unidos, ao cravar uma volta em 1min47s407.
Em uma classificação curta, em que os pilotos tiveram apenas 10 minutos para registrar suas voltas, a Alpine esteve na ponta na maior parte do tempo. Nos instantes finais, Fabio Scherer, piloto de um protótipo da LMP2, bateu, a 12 segundos do término da classificação, encerrando a atividade com o Alpine A480 na ponta da folha de tempos. Negrão celebrou o resultado.
“Foi um grande trabalho do Nico (Lapierre) na pista, e de todos do time ao longo dos treinos livres. É incrível conquistar a pole position logo na primeira etapa do campeonato. Isso nos dá confiança e força para lutar para vencer nesta sexta-feira. A corrida é longa, mas brigaremos pela nossa primeira vitória nos Hypercars”, disse Negrão, que é campeão mundial da LMP2 com a Alpine, na classe em que possui duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans.
A segunda posição no grid de largada ficou com o hipercarro da Glickenhaus, pilotado por Oliver Pla, que acabou 1s334 atrás do tempo obtido por Lapierre. Já a Toyota, equipe que domina há anos o FIA WEC, terá seus dois carros partindo da segunda fila, com Brendon Hartley largando à frente de José María López.
Nas outras categorias, na LMP2, a pole position ficou com a AF Corse, equipe que viu Nicklas Nielsen conquistar a posição de honra ao marcar 1min49s014. Já a Penske, que tem como um de seus pilotos o brasileiro Felipe Nasr, largará da nona posição. O atual campeão da IMSA viu Dane Cameron colocar o protótipo da equipe americana na quinta fila do grid.
Nesta etapa, as duas classes de GT não contam com brasileiros no grid. Pela LMGTE-Pro, a pole position ficou com o Porsche 911 RSR-19 de Michael Christensen, que registrou no final da sessão 1min57s233, batendo o companheiro de equipe, Gianmaria Bruni, por apenas 0s150 nos instantes finais. Pela LMGTE-Am, a posição de honra acabou com o Aston Martin Vantage AMR da TF Sport, que viu Ben Keating marcar 1min59s204.
As 1000 Milhas de Sebring, prova que abre a temporada do WEC, terá largada nesta sexta-feira (18) às 13h. A plataforma de streaming Star+ transmite ao vivo e na íntegra a corrida que deve durar oito horas.
Grid de largada
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 36 | Alpine A480 | HYPERCAR | 0 | 1'47.407 | 201.739 | ||||
2 | 708 | Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 0 | 1'48.741 | 1.334 | 199.264 | |||
3 | 83 | Alessio Rovera |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'49.014 | 1.607 | 198.765 | ||
4 | 8 | Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 0 | 1'49.217 | 1.810 | 198.396 | |||
5 | 22 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'49.388 | 1.981 | 198.085 | |||
6 | 23 | Josh Pierson |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'49.510 | 2.103 | 197.865 | ||
7 | 7 | Toyota GR010 - Hybrid | HYPERCAR | 0 | 1'49.581 | 2.174 | 197.737 | |||
8 | 31 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'49.670 | 2.263 | 197.576 | |||
9 | 41 | Rui Andrade |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'49.688 | 2.281 | 197.544 | ||
10 | 9 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'50.057 | 2.650 | 196.881 | |||
11 | 28 | Oliver Rasmussen |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'50.178 | 2.771 | 196.665 | ||
12 | 38 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'50.596 | 3.189 | 195.922 | |||
13 | 5 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'50.629 | 3.222 | 195.863 | |||
14 | 1 | Lilou Wadoux Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'50.916 | 3.509 | 195.357 | ||
15 | 35 | Jean-Baptiste Lahaye François Heriau |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'50.954 | 3.547 | 195.290 | ||
16 | 10 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'50.955 | 3.548 | 195.288 | |||
17 | 44 | Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'51.182 | 3.775 | 194.889 | |||
18 | 45 | Thomas Steven |
Oreca 07 | LMP2 | 0 | 1'51.332 | 3.925 | 194.627 | ||
19 | 92 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 0 | 1'57.233 | 9.826 | 184.830 | |||
20 | 91 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 0 | 1'57.383 | 9.976 | 184.594 | |||
21 | 64 | Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 0 | 1'57.696 | 10.289 | 184.103 | |||
22 | 33 | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 0 | 1'59.204 | 11.797 | 181.774 | |||
23 | 51 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 0 | 1'59.299 | 11.892 | 181.629 | |||
24 | 52 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 0 | 1'59.388 | 11.981 | 181.494 | |||
25 | 98 | David Pittard |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 0 | 2'00.570 | 13.163 | 179.714 | ||
26 | 56 | Brendan Iribe |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 | 2'00.649 | 13.242 | 179.597 | ||
27 | 85 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'01.140 | 13.733 | 178.869 | |||
28 | 777 | Charles Fagg |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 0 | 2'01.379 | 13.972 | 178.517 | ||
29 | 77 | Sebastian Priaulx |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 | 2'02.079 | 14.672 | 177.493 | ||
30 | 54 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'02.264 | 14.857 | 177.224 | |||
31 | 71 | Franck Dezoteux |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'02.800 | 15.393 | 176.451 | ||
32 | 21 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'03.116 | 15.709 | 175.998 | |||
33 | 88 | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 | 2'03.560 | 16.153 | 175.365 | |||
34 | 60 | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 0 | 2'03.726 | 16.319 | 175.130 | |||
35 | 46 | Mikkel Pedersen |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE AM | 0 | |||||
36 | 34 | Jakub Smiechowski |
Oreca 07 | LMP2 | 0 |
LITO CAVALCANTI analisa PREOCUPAÇÃO da Mercedes, momento da Red Bull e chances da Ferrari na F1 2022
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast - TELEMETRIA: Rico Penteado fala de pré-temporada e favoritos no Bahrein
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.