Últimas notícias

WEC: Alpine de André Negrão vence e amplia liderança do campeonato

Após 6 horas de prova em Monza, diferença entre carro de equipe francesa e Toyota foi de apenas 2.7 segundos

Winner #36 Alpine Elf Team Alpine A480 - Gibson of Andre Negrao, Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere

A Alpine venceu neste domingo (10) as 6 Horas de Monza, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O time, que tem como pilotos André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, travou grande duelo com a Toyota e passou a brigar pela vitória na prova italiana após os problemas enfrentados pela Glickenhaus, assumindo a liderança definitivamente na quinta hora.

Leia também:

Esta é a segunda vitória do time francês na temporada do mais importante campeonato de corridas de longa duração do mundo, igualando o resultado das 1000 Milhas de Sebring, que abriu a temporada. Mais do que isso, a vitória no tradicional circuito italiano ampliou para 10 pontos a liderança do trio franco-brasileiro no campeonato. A Alpine chegou a Monza com três pontos de dianteira.

“Vamos continuar acreditando”, disse Negrão. “Foi muito difícil, os Toyota estavam sempre muito perto, muito colados na gente. Mas a equipe fez um grande trabalho e conseguimos nossa segunda vitória no ano. Foi muito importante para nossas chances no campeonato. Ainda temos mais duas provas, Fuji e Bahrein e sabemos que a Toyota é favorita. Mas se chegamos até aqui na frente, vamos continuar trabalhando e acreditando”, comentou o brasileiro, logo após o encerramento da corrida.

A segunda posição foi conquistada pelo Toyota do trio formado pelo suíço Sébastien Buemi, o neozelandês Brendon Hartley e o japonês Ryo Hirakawa, que manteve forte pressão sobre o Alpine A480 nas voltas finais, cruzando a linha de chegada a apenas 2.7 segundos após seis horas de prova. Completou o pódio o outro Toyota, com o japonês Kamui Kobayashi, o argentino José María López e o britânico Mike Conway. Kobayashi acabou punido após um incidente com Vaxiviere, quando os dois bateram durante a disputa pela ponta na quinta hora.

A Peugeot fez sua corrida de estreia no Mundial de Endurance neste final de semana. A nova força do campeonato viu seu Hypercar conduzido pelo trio formado pelo francês Loíc Duval e os americanos Gustavo Menezes e James Rossiter completar a corrida com a quarta posição.

A Glickenhaus, que tem em seu time o brasileiro Pipo Derani e os franceses Olivier Pla e Romain Dumas, andou forte em Monza. O time americano liderou as primeiras horas da corrida, mas teve problemas com e abandonou a disputa. O mesmo ocorreu com o Peugeot do britânico Paul di Resta, o dinamarquês Mikkel Jensen e o francês Jean-Éric Vergne.

A classificação do campeonato na categoria principal, a Hypercar, aponta Negrão, Lapierre e Vaxiviere, da Alpine, na liderança com 106 pontos, seguidos pelo Toyota de Hartley, Buemi e Hirakawa, que somam 96. O outro trio da Toyota, este formado por López, Kobayashi e Conway, soma 76 e ocupa a terceira posição. Pipo Derani, piloto da Glickenhaus segue em quinto com 46 pontos.

Trio feminino – Outro destaque foi a equipe feminina Iron Dames, que conseguiu uma histórica pole position e cruzou a linha de chegada na segunda posição na categoria LMGTE-Am. O primeiro carro com tripulação feminina a cravar uma pole – e quase vencer – no WEC foi pilotado pela suíça Rahel Frey, a dinamarquesa Michelle Gatting e a belga Sarah Bovy. A vitória ficou com o Porsche da Dempsey-Proton, dos britânicos Sebastian Priaulx e Harry Tincknell, e o americano Christian Ried.

Na classe LMP2, a Realteam by WRT saiu com a vitória com o trio formado pelo austríaco Ferdinand Habsburg, o português Rui Andrade e o francês Norman Nato. Pela LMGTE-Pro, a Corvette saiu vitoriosa com o americano Tommy Milner e o britânico Nick Tandy.

A próxima e penúltima etapa do FIA WEC será disputada no dia 11 de setembro, com a realização das 6 Horas de Fuji, no Japão.

F1 AO VIVO: Leclerc DERROTA Max na casa da RBR; Sainz tem carro em CHAMAS e Hamilton se recupera

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Artigo anterior WEC: Líder e com brasileiro André Negrão, Alpine larga da segunda fila nas 6 Horas de Monza
Próximo artigo WEC: Negrão vai ao Japão para duelo direto contra donos da casa
Assinar