Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

WEC: Alpine de André Negrão vai para decisão empatado com Toyota

Terceiro lugar em Fuji leva briga para a última etapa, no Bahrein, no dia 12 de novembro

#36 Alpine Elf Team Alpine A480 - Gibson of Andre Negrao, Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere

A pandemia afastou o WEC do espetacular Fuji Speedway, no Japão, onde o principal campeonato internacional de resistência não competia desde 2019. Mas o retorno neste domingo (11) obedeceu ao script mais provável: o domínio da Toyota, dona da pista desde 2000, quando a adquiriu da Mitsubishi.

Leia também:

A redução de potência (35cv) e aumento do peso (17kg) do Alpine imposta pelo BoP (equilíbrio de performance), desde a vitória do esquadrão francês em Monza, foram também decisivos para que os dois carros japoneses liderassem de ponta a ponta as seis horas de duração da prova.

Mesmo assim, como permite o regulamento, a equipe japonesa declaradamente não descartava a possibilidade de dar ordem para o Toyota #7 ceder a posição para o #8, que estava a apenas dez pontos do Alpine líder da classificação, conduzido pelo brasileiro André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.

Não foi necessário. Apesar de o trio Mike Conway (Inglaterra)/José Maria Lopez (Argentina)/Kamui Kobayashi (Japão) ter garantido a pole, já no início da prova o Toyota #8 conduzido por Sebastien Buemi (Suíça)/Brendon Hartley (Nova Zelândia)/Ryo Hirakawa (Japão) assumiu a liderança e não mais a perdeu.

Foi a oitava vitória da Toyota nas últimas oito provas do WEC disputada em Fuji. Como previsto, o fato de terem tração 4x4 e consumirem menos combustível devido ao motor híbrido, deu novamente aos Toyota uma margem considerável sobre a concorrência: os dois carros japoneses fizeram cinco pit stops de reabastecimento, contra seis do Alpine.

Decisão adiada

Com a vitória do trio Buemi/Hartley/Hirakawa e o segundo lugar de Conway/Lopez/Kobayashi, o brasileiro André Negrão e seus companheiros chegaram em terceiro e agora somam 121 pontos, mesma contagem da tripulação do Toyota vencedor – o que adia para 12 de novembro, nas 8 Horas do Bahrein, a decisão do título. Desde 1987, com o paranaense Raul Boesel, o Brasil não conquista o título da categoria mais veloz do Endurance mundial.

“À parte todas as vantagens que eles já tinham, o BoP nos tirou bastante performance e limitou muito o que poderíamos fazer nesta prova”, resumiu André Negrão.

“Tanto que novamente tivemos que fazer um pit stop a mais. Mas felizmente iremos para a etapa final, no Bahrein, com chances de sermos campeões – e só isso já é um resultado espetacular nas condições atuais. A equipe fez um trabalho fantástico e estou certo de que iremos manter a pressão sobre eles na corrida final”, destacou o brasileiro.

Com cinco etapas disputadas, a tripulação do Alpine e do Toyota #8 empatam também na quantidade de vitórias: duas para cada carro. Somando 95 pontos, o Toyota #7 de Conway/Lopez/Kobayashi ainda tem chances matemáticas de ser campeão. Para isso, precisa torcer para o abandono dos dois líderes e vencer as 8 Horas do Bahrein.

PODCAST #194 - Qual será o futuro de Felipe Drugovich?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior WEC: Negrão vai ao Japão para duelo direto contra donos da casa
Próximo artigo Ferrari lança 499P, hipercarro para retorno ao WEC e Le Mans em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros