WEC Fuji

WEC: Dobradinha em casa garante título antecipado à Toyota no Mundial de Endurance

Fabricante japonesa domina as 6 Horas de Fuji

Toyota

Mais do que uma categórica dobradinha, a Toyota comemorou com a vitória nas 6 Horas de Fuji a conquista antecipada entre os construtores da temporada 2023 do FIA WEC – Campeonato Mundial de Endurance na categoria Hypercar.

A marca japonesa dominou a sexta e penúltima etapa do calendário e viu o trio formado por Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez e Mike Conway levar a melhor sobre o segundo superprotótipo da casa, dividido por Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa, por pouco mais de 39 segundos. Foi o seu quinto título seguido na principal divisão.

Leia também:

O pódio da corrida deste domingo foi completado por Andre Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor, com o Porsche 963. O time chegou a liderar por mais da metade da prova, graças a ao impressionante desempenho de Vanthoor em seu primeiro turno.

No final, no entanto, eles acabariam superados pelo Toyota número 8 por 48 segundos de diferença. Vencedora das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari levou seus dois representantes ao quarto e quinto lugares respectivamente com os carros 50 e 51. O brasileiro João Paulo Oliveira finalizou em 22º no geral com 18 voltas de atraso pela Vanwall.

Na divisão LMP2, Robert Kubica, Louis Deletraz e Rui Andrade alcançaram a segunda vitória seguida pela equipe WRT e ampliaram a liderança na classificação de pilotos, depois de bater os poles e líderes na primeira fase da prova Filipe Albuquerque, Phil Hanson e Frederic Lubin. Dois outros brasileiros estiveram presentes nesta categoria: Pietro Fittipaldi completou a corrida em 6º pela JOTA Sports, enquanto André Negrão fechou em 11º pela Alpine ELF.

Entre os LMGTE Am, a Ferrari 488 GTE Evo da AF Corse conseguiu vencer pela primeira vez na temporada, depois de tomar a ponta a partir da segunda metade da competição graças ao bom trabalho da trinca Davide Rigon -Thomas Flohr - Francesco Castelacci.

A sétima e última etapa está marcada para dia 4 de novembro, com as 8 Horas do Bahrein, oportunidade em que todos os títulos ainda em aberto serão definidos.

Enquanto o FIA WEC – Campeonato Mundial de Endurance deste ano se aproxima do desfecho, a organização das 6 Horas de São Paulo já trabalha na prova de 14 de julho de 2024 em Interlagos que marcará o retorno do Brasil à categoria.

Todas as informações sobre os ingressos, que começarão a ser vendidos a partir de 1º de outubro, serão divulgadas brevemente.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior WEC: Fittipaldi é um dos mais rápidos em Fuji, mas estratégia deixa time em sexto lugar
Próximo artigo F1: Schumacher e de Vries devem ter mesmo destino em 2024; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil