Cupra tira da aposentadoria um mestre dos carros de turismo para competir no WTCC e no Pure ETCR

Jordi Gené volta a competir na principal categoria de carros de turismo do mundo, além da novata ETCR, de veículos elétricos

Cupra tira da aposentadoria um mestre dos carros de turismo para competir no WTCC e no Pure ETCR

A atração das competições do esporte a motor e a chance de se unir novamente à Cupra fez com que o veterano Jordi Gené fizesse um retorno ao mundo do esporte.

O piloto de 50 anos disputou pela última vez uma temporada completa em qualquer categoria do automobilismo em 2015, quando foi o terceiro na TCR International Series, a bordo de um Team Craft - Bamboo SEAT Leon.

Leia também:

Após um período na lateral, Gené está de volta e com tudo, se comprometendo a uma jornada dupla: com a Cupra no WTCC e na nova categoria elétrica Pure ETCR, que fará sua estreia neste ano.

Gené já possui uma grande experiência em sua carreira, com vitórias na Fórmula 3000 no começo dos anos 1990 e em carros esportivos antes de fazer sua transição aos carros de turismo, onde teve sucesso no Campeonato Europeu de Carros de Turismo, o Mundial de Carros de Turismo e agora o TCR.

Jordi Gene, Cupra Leon WTCR

Jordi Gene, Cupra Leon WTCR

Photo by: Cupra

Tendo visto seus rivais de longa data, Gabriele Tarquino e Tiago Monteiro vivenciando situações similares em suas carreiras, Gené deu um basta e se comprometeu ao retorno, garantindo que não volta apenas para ser mais um.

"Principalmente porque eu realmente amo correr com carros de turismo", disse Gené quando questionado sobre o retorno ao esporte com a Zengo Motorsport.

"Também porque trabalhei com a Seat e depois a Cupra, desde 2003. Então não interrompi meu relacionamento com a marca desde então. Neste ano teremos uma implementação muito maior, com o carro do WTCR e o do Pure ETCR".

"Com a Cupra León Competicion, sempre estive envolvido com o desenvolvimento, não com as corridas, infelizmente. Quando Mikel fez uma excelente temporada no ano passado e ficou claro que o carro era bom e competitivo, a pergunta era óbvia: por que não voltar a correr, ajudando a marca, ajudando Mikel e me ajudando, vendo se ainda posso ser competitivo".

"Corri a minha vida inteira e sinto muita falta. E quando vejo amigos como Gabriele [Tarquini] ou Tiago [Monteiro] na TV, olhando seus resultados na imprensa, passei por um momento difícil, porque queria estar ali junto".

"Sigo bastante eles e ficava pensando se deveria estar ali, já que é o que amo fazer. É minha paixão. Sei que não tenho 25 anos mais, tenho 50 agora e esses são os últimos anos de minha carreira desportiva. Mas amo demais pilotar e ter essa sensação dos finais de semana de corrida. Busquei isso e mal posso esperar para começar".

Jordi Gene, Cupra Leon WTCR

Jordi Gene, Cupra Leon WTCR

Photo by: Cupra

Enquanto Gené pode estar distante do pináculo do esporte a motor desde uma participação nas 24 Horas de Nurburgring de 2018 com um Cupra TCR, o espanhol disse que seu objetivo nesse ponto é ser competitivo.

"Quero ser competitivo, esse é meu objetivo principal no momento. Sei que nos primeiros testes que fiz com Mikel Azcona [companheiro de equipe] no Cupra Leon Competicion senti falta de um pouco de velocidade, tendo ainda que remover alguns décimos por volta".

"No Cupra e-Racer acho que estou mais competitivo e nossos tempos de volta são similares no momento. Preciso ser mais rápido para o WTCR, não no ritmo de corrida, mas na classificação ou quando coloco pneus novos, porque não tenho experiência com o pneu Goodyear. É um pneu que nunca usei antes, então preciso entender essas coisas para ir bem. E não quero ficar no fundo do grid".

"Entendo que de vez em quando estarei mais na frente, em outras mais atrás, mas quero ser competitivo, principalmente com meus companheiros. Esse é um objetivo grande, porque vejo Mikel como um dos cinco melhores no momento".

A temporada do WTCR começa nos dias 03 a 05 de junho no Nurburgring Nordschleife, enquanto o Pure ETCR terá sua estreia em Vallelunga, na Itália, entre 18 e 20 de junho.

Christian Fittipaldi revela detalhes desconhecidos do dia da morte de Senna

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?

 

compartilhar
comentários
Pandemia já impacta calendários das principais categorias do esporte a motor em 2021
Artigo anterior

Pandemia já impacta calendários das principais categorias do esporte a motor em 2021

Próximo artigo

Cupra de Azcona vence etapa inaugural do Pure ETCR

Cupra de Azcona vence etapa inaugural do Pure ETCR
Carregar comentários