Dakar Dakar

Após dia mais perigoso do Dakar, brasileiros seguem com bons resultados; Moraes destaca aprendizado

Organização interrompeu final da prova por riscos com o público. Representantes do País miram pódio e até mesmo títulos

#206 Toyota Gazoo Racing Toyota GR DKR Hilux: Lucas Moraes

No que foi classificado como o dia mais caótico e perigoso da edição 2024 do Dakar até o momento, o Brasil segue bem representado e com possibilidade de conquistas inéditas na prova, que se encerrará no próximo dia 19, na Arábia Saudita.

Depois de se tornar ontem (8) o primeiro brasileiro a vencer uma especial na categoria principal nos 46 anos da corrida, Lucas Moraes e o navegador espanhol Armand Monleón enfrentaram problemas nesta terça-feira – dia que somou 299km de trecho cronometrado. O duo, que conduz um Toyota GR DKR Hilux, foi o primeiro a largar e, por isso, “abriu” a trilha para todo o grid, o que é considerado uma desvantagem no rally.

O editor recomenda:

“Nós nos perdemos antes dos 60km de prova e acho que fizemos cinco quilômetros a mais que qualquer outro carro. Demoramos para achar a trilha novamente. É difícil quando você não tem experiência. Ainda estou no meu segundo Dakar e nunca tinha largado na frente no deserto. É uma coisa que só se aprende fazendo”, detalhou Moraes, que terminou o dia em 11º nos Carros e segue em quarto na classificação geral do Dakar equipado com máquina oficial da Toyota Gazoo.

Superação contínua  

Na categoria UTV T4, a dupla Rodrigo Varela e Enio Bozzano (Can-Am Maverick XRS Turbo) continua chamando a atenção pelas condições em que o Team Brazil – formado por técnicos brasileiros e familiares –vai superando o desafio de competir com carro improvisado/falta de peça.

Nesta terça-feira, o duo do time chegou na sétima posição e subiu para o terceiro posto no resultado acumulado. “Faltando 30km para terminar, tivemos pneu furado. Demoramos uns seis minutos para trocar, porque o equipamento para troca rápida não é de primeira e a trava que prende o step está danificada. O que deu pra fazer, mas estamos muito felizes com o que fizemos até agora”, explicou Rodrigo, atual campeão sul-americano de Rali Raid e estreante no Dakar.

O brasileiro Cristiano Batista, que conduz um Can-Am Maverick XRS Turbo com o navegador espanhol Fausto Mota na UTV T4, é o quarto colocado. Já Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) segue firme nos Quadriciclos. Hoje, o piloto chegou em terceiro e manteve o P3 na geral.Trajetórias imprevisíveis 

Em um comunicado assinado pelo comissário Pedro Almeida, a organização justificou a interrupção do final da especial para os competidores da categoria Caminhões: “Considerado o grande número de público e veículos presentes no final da especial, em uma área de dunas onde a trajetória dos competidores é difícil de prever, por razões de segurança interrompemos o percurso para todos os caminhões que chegarem ao km 273, depois das 15h10".

"Os competidores serão instruídos no local sobe o trajeto a ser seguido para retomar a rota o rally”, completou. O comunicado foi assinado pelo português, secretário de prova e comissário desportivo do Dakar.

A quinta das 12 especiais do Dakar, a ser disputada nesta quarta-feira, deve ser cansativa. A corrida só começa após um longo deslocamento, de mais de 500km. O trecho cronometrado, que é a especial propriamente dita, terá apenas 118km.

Mas marcará o retorno do comboio às enormes dunas do Empty Quarter – ou Território Abandonado, em tradução livre, denominação de uma enorme região desolada do deserto saudita. “A maior parte dos competidores só chegará de noite ao acampamento, o que vai ser exaustivo e perigoso de verdade se você se perder no deserto”, observa o sempre atento Rodrigo Varela.RESULTADOSApuração que pode ser alterada após avaliação dos resultados e infrações pelos comissários técnicosCategoria Carros - 4ª Especial de 299km, de Al Salamiya até Al Hofuf1. Sebastian Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Prodrive Hunter, 2h36min02s2. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) - Toyota Hilux Overdrive, +1min08s 3. Nasser Al-Attiyah (CAT) / Mathieu Baumel (FRA) – Prodrive Hunter, +1min22s4. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) - Audi RS Q e-tron E2, +04min58s5. Guillaume de Mevius (BEL) / Xavier Panseri (FRA) – Toyota Hilux Overdrive, +05min21s6. Stéphane Peterhansel (FRA) / Edouard Boulanger (FRA) - Audi RS Q e-tron E2, +05min59s7. Mathieu Serradori (FRA) / Loic Minaudier (FRA) – Century CR6-T, +06min56s8. Vaidotas Zala (LIT) / Paulo Fiuza (POR) – Mini John Cooper Works Rally Plus, +07min38s9. Simon Vitse (FRA) / Frederic Lefebvre (FRA) – MD Optimus, +07min52s10. Martin Prokop (TCH) / Viktor Chytka (TCH) – Ford Raptor, +08min05s11. Mattias Ekström (SUE) / Emil Bergkvist (SUE) - Audi RS Q e-tron E2, +10min14s12. Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) - Toyota GR DKR Hilux, +11min22sCategoria Carros – Acumulado após a 4ª Especial1. Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) - Toyota Hilux Overdrive, 15h44min39s2. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) - Audi RS Q e-tron E2, +04min19s3. Nasser Al-Attiyah (CAT) / Mathieu Baumel (FRA) – Prodrive Hunter, +11min03s4. Mattias Ekström (SUE) / Emil Bergkvist (SUE) - Audi RS Q e-tron E2, +17min42s5. Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) - Toyota GR DKR Hilux, +19min31s6. Sebastian Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Prodrive Hunter, +23min50s7. Mathieu Serradori (FRA) / Loic Minaudier (FRA) – Century CR6-T, +24min20s8. Stéphane Peterhansel (FRA) / Edouard Boulanger (FRA) - Audi RS Q e-tron E2, +26min56s9. Vaidotas Zala (LIT) / Paulo Fiuza (POR) – Mini John Cooper Works Rally Plus, +32min42s10. Guillaume de Mevius (BEL) / Xavier Panseri (FRA) – Toyota Hilux Overdrive, +38min43sCategoria UTVs T4 - 4ª Especial de 299km, de Al Salamiya até Al Hofuf1. João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, 3h13min092. Yasir Seaidan (SAU) / Adrien Metge (FRA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +02min48s3. Xavier de Soultrait (FRA) / Martin Bonnet (FRA) - Polaris RZR Pro R, +04min54s4. Cristiano Batista (BRA) / Fausto Mora (ESP) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +07min22s5. Sebastian Guayasamin (EQU) / Fernando Matias Acosta (ARG) – BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +07min37s6. Jerome de Sadeleer (SUI) / Michael Metge (FRA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +12min00s7. Rodrigo Varela (BRA) / Enio Bozzano Junior (BRA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +12min25s8. Gerrard Farres Guell (ESP) / Diego Ortega Gil (ESP) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +17min08s9. Enrico Gaspari (ITA) / Facundo Jaton (ARG) – Polaris RZR Pro R, +20min41s10. Sara Price (EUA) / Jeremy Gray (EUA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +25min55sCategoria UTVs T4 – Acumulado após a 4ª Especial1. Gerrard Farres Guell (ESP) / Diego Ortega Gil (ESP) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, 19h10min19s3. Jerome de Sadeleer (SUI) / Michael Metge (FRA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +14min33s4. Rodrigo Varela (BRA) / Enio Bozzano Junior (BRA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +19min03s5. Cristiano Batista (BRA) / Fausto Mora (ESP) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +21min52s2. Sara Price (EUA) / Jeremy Gray (EUA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +23min52s6. Yasir Seaidan (SAU) / Adrien Metge (FRA) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +27min32s7. João Ferreira (POR) / Filipe Palmeiro (POR) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +31min09s8. Xavier de Soultrait (FRA) / Martin Bonnet (FRA) - Polaris RZR Pro R, +40min31s9. Sebastian Guayasamin (EQU) / Fernando Matias Acosta (ARG) - BRP Can-AmMaverick XRS Turbo, +1h12min28s10. Eduardo Pons Sune (ESP) / Jaume Betriu (ESP) - BRP Can-Am Maverick XRS Turbo, +2h37min30s46ª EDIÇÃO DO RALLY DAKAR7.891 km de percurso total. Especiais somam 4,727 kmData / locais / total do dia / especial06/01, Etapa 01 – Al Ula –> Al Henakiyah – 414 km07/01, Etapa 02 – Al Henakiyah –> Al Duwadimi – 431 km08/01, Etapa 03 – Al Duwadimi –> Al Salamiya –447 km09/01, Etapa 04 – Al Salamiya –> Al-Hofuf – 299 km10/01, Etapa 05 – Al Hofuf –> Shubaytah – 118 km11-12/01, Etapa 06 – Shubaytah  –> Shubaytah (48 horas) – 572 km13/01 – Descanso14/01, Etapa 07 – Riyadh –> Al Dawadimi – 483 km15/01, Etapa 08 – Al Dawadimi –> Hail – 458 km16/01, Etapa 09 – Hail –> Al Ula – 417 km17/01, Etapa 10 – Al Ula –> Al Ula – 371 km18/01, Etapa 11 –Al Ula –> Yanbu – 480 km19/01, Etapa 12 – Yanbu –> Yanbu – 175 kmCompetidores778 inscritos72 nacionalidadesVeículos e CategoriasCarros: 72 (5)*Motos: 148Quadriciclos: 10 (1)Protótipos Leves: 66UTVs (Challengers, T3): 42 (6)UTVs (de produção, T4): 36 (5)Caminhões: 46Clássicos: 14Total: 434 veículos*Nota: entre parêntesis, quantidade de competidores brasileiros, que totalizam 17, a maior delegação brasileira no Rally Dakar

DRUGOVICH E BORTOLETO NA MESMA EQUIPE? O QUE ELES DIZEM?

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dakar: Medeiros finaliza maratona em terceiro entre os Quadriciclos
Próximo artigo Audi confirma fim do programa do Dakar em 2024 para ter "foco total" na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil