Últimas notícias

Audi confirma fim do programa do Dakar em 2024 para ter "foco total" na F1

Chefe de automobilismo da montadora alemã afirma que marca cumpriu o prometido, disputando três edições do rally

#204 Team Audi Sport Audi RS Q e-tron E2: Carlos Sainz Sr., Lucas Cruz

#204 Team Audi Sport Audi RS Q e-tron E2: Carlos Sainz Sr., Lucas Cruz

Red Bull Content Pool

Enquanto a Audi está ocupada neste momento buscando a vitória no Dakar 2024, a direção da montadora alemã já deixou claro que esta marca a despedida da marca das provas de rally raid para foco total no desenvolvimento do programa da Fórmula 1.

Com isso, o Dakar 2024 será o último para a Audi antes do encerramento do programa, visando dedicar todos os recursos, humano e financeiro, na entrada da F1 a partir de 2026, com a aquisição de 75% das ações da Sauber (hoje Stake F1).

Leia também:

A notícia foi dada diretamente pela cúpula da Audi Sport, a divisão de automobilismo da marca, pelo chefe Rolf Michl, em entrevista ao jornal espanhol AS. A novidade não é necessariamente uma surpresa: já estava claro que o projeto do Dakar estava na corda bamba após a confirmação da entrada na F1.

"A decisão de participar no Dakar compreendia um período de três anos. Por isso, essa edição do Dakar será a última da Audi. Posso confirmar claramente que esse será o último Dakar e, de qualquer forma, não correremos o Dakar 2025".

"A dimensão de uma decisão como essa têm muitos componentes. Conseguir a vitória neste ano seria incrível, mas a decisão de parar depende de muitos parâmetros. O projeto da Audi na F1 mudou tudo, levando à discussão de todo nosso programa de automobilismo. Foi claramente decisivo que temos que ter foco total neste projeto devido ao calendário exigente".

"Isso não significa que teve um efeito sobre o projeto do Dakar. Sim, tivemos uma certa migração de talentos para a F1, mas não afetou o resto".

Michl destacou que a Audi cumpriu o que havia prometido há quatro anos, disputando três edições do Dakar. A vitória ainda não veio, mas Carlos Sainz, Mattias Ekstrom e Stéphane Peterhansel estão em boa posição para disputarem o troféu de 2024.

"Da nossa parte, havia um compromisso previsto de três anos com o projeto Dakar, e respeitamos perfeitamente ele com a participação atual. A Audi nunca participou de uma corrida só porque sim. O RS Q e-tron é um carro muito complexo e, no Dakar, há fatores que não podemos controlar 100%. Mesmo assim, todos os fatores devem contribuir, inclusive a sorte, para o êxito final".

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Após dia mais perigoso do Dakar, brasileiros seguem com bons resultados; Moraes destaca aprendizado
Próximo artigo Al-Attiyah vence estágio curto enquanto Moraes tem dia difícil e cai para 10º; Medeiros vence nos quadriciclos

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil