Recomendado para você

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência
Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar
Dakar
Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas
Últimas notícias

Brasileiros Varela e Gugelmin partem para o Rally Dakar em busca do bicampeonato

Dupla foi campeã da maior competição de rali do mundo em 2018 e desponta entre as principais favoritas em 2020

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019

Mais destacada dupla do fora de estrada nacional, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tentam uma nova e importante façanha a partir do próximo dia 5 de janeiro: o duo da equipe Monster Energy/Can-Am é um dos principais favoritos ao título do Rally Dakar 2020, maior prova do gênero do mundo, que terá 12 dias de disputas na Arábia Saudita, um território inédito.

Leia também:

Varela e Gugelmin conquistaram em outubro o tricampeonato da Copa do Mundo de Rally Cross-Country na categoria UTV (veículo especializado no fora-de-estrada) ao vencer a etapa final no Marrocos. Considerando a boa fase e o alto nível de desempenho que os brasileiros têm apresentado em todas as competições internacionais, a dupla da Monster Energy/Can-Am é apontada como um duo com potencial de dar ao Brasil mais um título no Dakar.

“Como desafio individual, o Dakar certamente é um dos pontos altos da temporada. E será especialmente difícil: além do trajeto longo e complicado, teremos lá todos os nossos principais rivais internacionais. Será uma excelente prévia para a Copa do Mundo 2020”, destaca Reinaldo Varela. “Então, é uma corrida que tem importância dupla para a nossa equipe. Uma vitória na Arábia Saudita nos daria não apenas o bicampeonato do Dakar, mas também representaria muito em termos de nível de performance na nossa preparação para o mundial, que começa já em fevereiro, no Qatar”, completou.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA

Photo by: Divulgacao

Brasileiros “gostam” das dunas

Com 7.856 km de percurso, sendo 5.097 de trechos cronometrados e 2.759 de deslocamentos, a corrida terá nada menos que 65% de seu percurso em piso de areia – o que é uma boa notícia para os brasileiros. “É um tipo de piso com o qual estamos acostumados. Várias provas do Mundial são realizadas em dunas. Então, estamos em casa”, define Gustavo Gugelmin.

“A areia exige uma técnica específica, mas ao mesmo tempo é muito traiçoeira. Algumas conformações de dunas te convidam a acelerar mais do que deveria e outras te levam para os ‘funis’, que é o encontro entre duas dunas, formando um piso de angulação perigosa. É muito comum se acidentar ali, até com consequências sérias para o carro e a tripulação. Então, a experiência conta muito nesse tipo de prova. E nós temos nos saído bem, como mostra nossa campanha no Mundial”, detalha o navegador da equipe Monster Energy/Can-Am, lembrando das vitórias no Marrocos, Qatar e Cazaquistão da campanha pelo título 2019.

No total, estão inscritos 351 veículos entre motos (147), carros (87), UTVs (47), caminhões (47) e quadriciclos (23), reunindo 557 competidores de 53 países diferentes. Entre a largada no dia 5 e a chegada no dia 17, os participantes terão um dia de folga, em 11 de janeiro, na cidade de Riad.

Esta é a primeira vez que o Dakar compete na Arábia Saudita. Anteriormente, a prova vinha sendo realizada na América do Sul, onde permaneceu por uma década.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Veja imagens de Varela e Gugelmin em ação no Marrocos:

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
21

Ouça nossa retrospectiva 2019

O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

Artigo anterior Progresso de Alonso surpreende Toyota
Próximo artigo Por medo de quedas, Márquez diz que nunca competirá no Dakar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros