Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

F3: Pedro Clerot aprova desenvolvimento nos dois primeiros dias da pré-temporada com a Rodin em Barcelona

F3
F3
F3: Pedro Clerot aprova desenvolvimento nos dois primeiros dias da pré-temporada com a Rodin em Barcelona

F-E: Felipe Drugovich encara rodada dupla em Jeddah com otimismo

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Felipe Drugovich encara rodada dupla em Jeddah com otimismo

Stock Car: Ricardo Zonta correrá pela equipe Full Time em 2026

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Ricardo Zonta correrá pela equipe Full Time em 2026

F1: Aston Martin sofreu com "anomalia nos dados" no primeiro dia de testes no Bahrein

Fórmula 1
Fórmula 1
Testes de pré-temporada no Bahrein
F1: Aston Martin sofreu com "anomalia nos dados" no primeiro dia de testes no Bahrein

F1 - Hamilton detona carro de 2026: Fãs não entenderão regra "ridiculamente complexa" da gestão de energia

Fórmula 1
Fórmula 1
Bahrain Pre-Season Testing Session 1
F1 - Hamilton detona carro de 2026: Fãs não entenderão regra "ridiculamente complexa" da gestão de energia

F1: Carro e motor Red Bull "são referência" em teste do Bahrein, afirma Wolff

Fórmula 1
Fórmula 1
Bahrain Pre-Season Testing Session 1
F1: Carro e motor Red Bull "são referência" em teste do Bahrein, afirma Wolff

F3: Slater lidera segundo dia da pré-temporada em Barcelona; Barrichello é 28º e Clerot 29º

F3
F3
F3: Slater lidera segundo dia da pré-temporada em Barcelona; Barrichello é 28º e Clerot 29º

F1: Ferrari apresenta novo difusor no Bahrein que altera estrutura da asa traseira; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
Testes de pré-temporada no Bahrein
F1: Ferrari apresenta novo difusor no Bahrein que altera estrutura da asa traseira; entenda
Últimas notícias

VÍDEO: Brasileiros fazem metade da prova 'sem volante' no Dakar

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin enfrentaram quebra na direção e usaram duas chaves de fenda para seguir em frente

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no Dakar 2019

Campeões do Rally Dakar de 2018 nos UTVs, o piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin tiveram um desafio e tanto na abertura da edição de 2020 do rali mais difícil do mundo, no qual buscam o bicampeonato.

Logo de cara, os brasileiros tiveram que mostrar o espírito combativo, já que uma quebra no sistema de direção desconectou a coluna do volante de direção no quilômetro 166 dos 319 da especial deste domingo na Arábia Saudita.

Leia também:

O sistema é uma adaptação feita pelas equipes nos veículos originais, visando acoplar os volantes de competição. A saída encontrada pela dupla do Brasil foi improvisar as peças com duas chaves de fenda, uma fazendo as vezes de coluna de direção e a outra do volante propriamente dito.

Em uma competição com os maiores pilotos e navegadores do mundo, os brasileiros da equipe Monster Energy/Can-Am completaram o dia saltando dunas e andando em alta velocidade por trechos sinuosos em condições bastante precárias (veja abaixo). Foram aplaudidos na chegada.

 

“Talvez uma dupla menos experiente e com menos paixão pelo que fazemos desistisse. Mas nós não pensamos nisso um segundo sequer. Nosso foco desde o início foi consertar o problema e ir até o fim”, disse Varela.

“Nessas situações – e já tivemos várias ao longo da carreira – fico espantado com a agilidade do Gustavo de propor soluções. A coluna de direção e o painel de instrumentos não são originais. Trabalhamos bem juntos e trocamos a coluna e volante colocados pela equipe".

"Fizemos uma improvisação com as ferramentas que tínhamos disponíveis. Da minha parte, foi bastante incômodo pilotar com uma ferramenta improvisada como volante. Causou muita dor nas mãos por causa da tensão, do esforço para segurar o ‘volante’ e da trepidação", seguiu.

Improvisação de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no Dakar 2019

Improvisação de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin no Dakar 2019

Photo by: Gabriel Varela

"Nas curvas, devo confessar que dava certo medo. Mas a incerteza faz parte dos ralis, é da natureza desse esporte”, completou o experiente piloto, que se sagrou tricampeão mundial de rally cross country ao lado de Gugelmin em outubro passado.

O navegador, por sua vez, exaltou Varela. “Eu já respeitava muito o Reinaldo como piloto, mas hoje a minha admiração cresceu muito. Tivemos um dia dos mais difíceis, mas é um dia pra lembrar para o resto da vida”, disse Gugelmin.

“Ele pilotou os 153km finais da especial em alta velocidade usando uma chave de fenda como volante – e isso em pleno Dakar, o mais difícil rali do mundo. E depois ainda dirigiu mais 235km do deslocamento final obrigatório por regulamento, que era para chegarmos ao ponto de largada do dia seguinte, em Al Wajh", relatou. Veja por onde o Rally Dakar 2020 passará na Arábia Saudita:

O mapa do Dakar 2020
Etapa 1 (5 de janeiro): de Yeda a Al Wajh (752 km, sendo 319 cronometrados)
Etapa 2 (6 de janeiro): de Al Wajh a Neom (401 km, sendo 367 cronometrados)
Etapa 3 (7 de janeiro): Neom a Neom (489 km, sendo 404 cronometrados)
Etapa 4 (8 de janeiro): de Neom a Al Ula (676 km, sendo 453 cronometrados)
Etapa 5 (9 de janeiro): de Al Ula a Ha'il (563 km, sendo 353 cronometrados)
Etapa 6 (10 de janeiro): de Ha'il a Riade (830 km, sendo 478 cronometrados)
11 de janeiro: Dia de descano em Riade
Etapa 7 (12 de janeiro): de Riade a Wadi Al-Dawasir (741 km, sendo 546 cronometrados)
Etapa 8 (13 de janeiro): de Wadi Al-Dawasir a Wadi Al-Dawasir  (713 km, sendo 474 cronometrados)
Etapa 9 (14 de janeiro): de Wadi Al-Dawasir a Haradh (891 km, sendo 415 cronometrados)
Etapa 10 (15 de janeiro): de Haradh a Shubaytah (608 km, sendo 534 cronometrados)
Etapa 11 (16 de janeiro): de Shubaytah a Haradh (744 km, sendo 379 cronometrados)
Etapa 12 (17 de janeiro): de Haradh a Al Qiddiyah (447 km, sendo 374 cronometrados)
14

"Acho que o dia de hoje diz muito sobre ele e a nossa parceria. Estamos tristes pelo que aconteceu, mas ainda assim orgulhosos do que fizemos. Amanhã tem mais”, completou o navegador, que teve o discurso ecoado por Varela.

“Quebras podem acontecer, já sabíamos disso. Mas vamos pra cima tentar fazer o melhor em uma corrida de recuperação. Este é o Dakar, aqui tudo é possível”, completou o piloto da equipe Monster Energy/Can-Am.

VÍDEO: As paisagens e atrações do Rally Dakar 2020, na Arábia Saudita:

Artigo anterior GALERIA: Conheça os maiores vencedores do Dakar entre os carros
Próximo artigo Alonso exalta estreia em 11º no Rally Dakar: “Na ponta dos dedos"

Principais comentários

Últimas notícias