Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

MotoGP: Márquez retorna ao Circuito Aspar para segundo teste privado com a Ducati

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Márquez retorna ao Circuito Aspar para segundo teste privado com a Ducati

F1: Hill aponta culpado para falta de mais títulos de Alonso e alfineta Stroll

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Hill aponta culpado para falta de mais títulos de Alonso e alfineta Stroll

Enzo Fittipaldi lidera teste de pré-temporada da Indy NXT em Sebring

Indy
Indy
Enzo Fittipaldi lidera teste de pré-temporada da Indy NXT em Sebring

F1: O que esperamos da 8ª temporada de Drive to Survive?

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: O que esperamos da 8ª temporada de Drive to Survive?

OPINIÃO F1: Os bastidores do lançamento da Audi de Bortoleto em Berlim

Fórmula 1
Fórmula 1
Lançamento da Audi
OPINIÃO F1: Os bastidores do lançamento da Audi de Bortoleto em Berlim

F1: Ponto forte do motor Honda deve ser parte elétrica

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ponto forte do motor Honda deve ser parte elétrica

F1: Netflix anuncia data de estreia da nova temporada de Drive to Survive

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Netflix anuncia data de estreia da nova temporada de Drive to Survive

MotoGP: Trackhouse apresenta cores de 2026 em lançamento em Milão

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Trackhouse apresenta cores de 2026 em lançamento em Milão

Com carro "improvisado", brasileiros surpreendem com quinto lugar no Dakar

Equipe formada por piloto, navegador e técnicos do Brasil estreia oficialmente na principal prova do mundo

Rodrigo Varela/Enio Bozzano Junior

Começou como um pesadelo, mas aos poucos a equipe Team Brazil, formada por profissionais do país, vai se adaptando à realidade. Nesta sexta-feira, a dupla Rodrigo Varela/Enio Bozzano Junior conquistou o quinto lugar entre os 36 UTVs no prólogo da categoria T4 do Rally Dakar, em uma estreia que surpreendeu a todos devido às condições em que se realizou.

O navio cargueiro que levava o carro e equipamentos do time brasileiro teve sua rota desviada em milhares de quilômetros devido aos ataques de piratas no Mar Vermelho. Com a chegada agora prevista para 16 de janeiro e o Dakar iniciando já nesta sexta-feira, a nova rota imposta ao cargueiro impediria a estreia do piloto Varela e do time na principal corrida off-road do mundo.

Leia também:

A saída foi encontrar um UTV Can-Am que estivesse disponível, fazer as adaptações e enviar para a Arábia Saudita, local da prova. A equipe encontrou um carro em Portugal e o plano funcionou. Mas os equipamentos e peças sobressalentes que seriam usados ainda estão no navio e estão fazendo falta.

“Deu tudo certo. Este quinto lugar é um resultado espetacular diante de todas as atribulações que a equipe tem passado nestes últimos dez dias. Estão todos de parabéns. Agradeço pelo trabalho, noites viradas e por acreditarem que conseguiríamos”, destacou o piloto Rodrigo Varela, que é o atual campeão sul-americano de rally-raid, modalidade na qual se encaixa o Dakar.

O prólogo definiu as posições de largada para a primeira das 12 especiais em que se dividem os 4,727 km cronometrados do Dakar.

“A corrida começa neste sábado com uma especial de 405 km. Daqui pra frente vamos ter que andar com o máximo cuidado, porque nos faltam peças sobressalentes. As equipes de ponta trocam diversas peças todos os dias, somente por precaução, pois sabem que há o risco de quebra. Nós não teremos esse luxo, pois nossas peças estão no navio. Mas vamos em frente. A corrida é longa e está apenas começando”, resumiu Enio Bozzano, navegador da equipe, que conta com apoio das empresas Divino Fogão, Can-Am, Motul e Quadrijet.

O melhor tempo entre os UTVs da categoria T4 foi obtido pela dupla francesa formada por Xavier de Soultrait e Martin Bonnet (Sebastien Loeb Racing – Bardahl Team). Confira os dez primeiros:

1º Xavier de Soultrait (FRA) e Martin Bonnet (FRA) / Sebastien Loeb Racing – Bardahl Team, 18min38s2º João Ferreira (POR) e Filipe Palermo (POR) / Can-Am Factory Team,  a 15s3º Florent Vayssade (FRA) e Nicolas Rey (FRA) / Sebastien Loeb Racing – Bardahl Team, a 22s4º Cristiano Batista (BRA) e Fausto Mora (ESP) / South Racing Can-Am, a 50s5º Rodrigo Varela (BRA) e Enio Bozzano Junior (BRA) / Team BBR, a 54s6º Sara Price (EUA) e Jeremy Gray (EUA) / South Racing Can-Am, a 56s7º Enrico Gaspari (ITA) e Facundo Jaton (ARG) / TH-Trucks, a 59s8º Yasir Seaidan (SAU) e Adrien Metge (FRA) / MMP, a 59s9º Jerome de Sadeleer (SUI) e Michael Metge (FRA) / MMP, a 1min09s10º Eduardo Pons Sune (ESP) e Jaume Betriu (ESP) / South Racing Can-Am, a 1min14s

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Podcast #263 – Max mais incomodado? Briga pela P2 acirrada? O que esperar da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Dakar: Hinkelmann / Bianchini aceleram pela primeira vez entre os Challenger
Próximo artigo Largada do Dakar é atrasada por acidente envolvendo espectador

Principais comentários