Entrevista

Varela prevê “briga grande” pelo bi e vê Dakar pouco divulgado na Arábia: “Nem sabem o que é isso”

Brasileiro que luta pelo bicampeonato do maior rali do mundo nos UTVs vê disputa igualada na Ásia após saída da América do Sul

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA

O Dakar estreará em terras asiáticas na edição 2020, com a Arábia Saudita servindo como palco do maior rali do mundo após 11 anos na América do Sul. A partir de domingo, dia 5 de janeiro, serão 7.856 quilômetros de percurso, sendo 5.097 de trechos cronometrados e 2.759 de deslocamentos, em 65% em areia.

Na busca do bicampeonato, tendo vencido a edição de 2018 nos UTVs, Reinaldo Varela contará novamente com o navegador Gustavo Gugelmin para colocar o Brasil em evidência em um dos eventos mais prestigiados do mundo.

Leia também:

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Varela disse que vê com bons olhos a mudança para a Arábia em 2020, já que possibilita certa igualdade com os demais concorrentes.

“Para nós, a mudança da América do Sul para a Arábia é um ponto a favor”, disse Varela. “Estamos acostumados a andar nessas dunas no Mundial (de Cross Country). Andamos no Catar, Dubai, Cazaquistão, então temos um pouco de conhecimento das dunas, mas é uma surpresa para todos. Tirando quem é daqui, todos terão que encarar o traçado pela primeira vez. De um modo geral, todos estão igualados dentro de um nível bem alto.”

Confira imagens da dupla brasileira favorita em ação:

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
21

Mas, se esportivamente a mudança trouxe coisas boas, em relação ao clima de competição no país não se pode dizer o mesmo: “Por enquanto, a estrutura é muito boa. Mas o rali é algo um pouco desconhecido aqui. Demoram alguns anos para o evento ficar conhecido, não é como estávamos acostumados na Argentina, que tem muita gente em todos os lugares. Aqui o pessoal não está nem aí para rali, nem sabem o que é isso.”

“A América do Sul tem um calor humano. Todos vibram com o rali, comem rali, adoram rali. Na Argentina, no Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Brasil, não dá para se comparar com a Arábia Saudita, mas vamos esperar um pouco para observar melhor.”

Paisagens e atrações do Rally Dakar 2020, na Arábia Saudita:

O piloto, que também conquistou em 2019 o tricampeonato do mundial de rali cross country, definiu quem poderia dar trabalho para a conquista de uma nova glória ao país e à sua carreira.

“É muito difícil citar alguns nomes, mas temos aqui o Casey (Currie, norte-americano), o Farres (Guell, espanhol) que ficou em segundo no ano passado, o Chaleco (Lopez, chileno), que ganhou em 2019, os concorrentes estão fortes. Temos os russos que disputam outros campeonatos conosco, a briga aqui será grande".

O Dakar 2020 terá 12 etapas em 13 dias. Confira por onde ele passará:

O mapa o Dakar 2020
Etapa 1 (5 de janeiro): de Yeda a Al Wajh (752 km, sendo 319 cronometrados)
Etapa 2 (6 de janeiro): de Al Wajh a Neom (401 km, sendo 367 cronometrados)
Etapa 3 (7 de janeiro): Neom a Neom (489 km, sendo 404 cronometrados)
Etapa 4 (8 de janeiro): de Neom a Al Ula (676 km, sendo 453 cronometrados)
Etapa 5 (9 de janeiro): de Al Ula a Ha'il (563 km, sendo 353 cronometrados)
Etapa 6 (10 de janeiro): de Ha'il a Riade (830 km, sendo 478 cronometrados)
11 de janeiro: Dia de descano em Riade
Etapa 7 (12 de janeiro): de Riade a Wadi Al-Dawasir (741 km, sendo 546 cronometrados)
Etapa 8 (13 de janeiro): de Wadi Al-Dawasir a Wadi Al-Dawasir  (713 km, sendo 474 cronometrados)
Etapa 9 (14 de janeiro): de Wadi Al-Dawasir a Haradh (891 km, sendo 415 cronometrados)
Etapa 10 (15 de janeiro): de Haradh a Shubaytah (608 km, sendo 534 cronometrados)
Etapa 11 (16 de janeiro): de Shubaytah a Haradh (744 km, sendo 379 cronometrados)
Etapa 12 (17 de janeiro): de Haradh a Al Qiddiyah (447 km, sendo 374 cronometrados)
14
In this article
Erick Gabriel
Dakar
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso nega ida ao Dakar por marketing: "Dizem que tenho bolas muito grandes"
Próximo artigo Alonso é 11º no estágio inaugural do Dakar; Varela tem problemas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros