Dakar Dakar

Dakar: Moraes usa estratégia e termina primeira especial em sétimo; Quintero vence etapa após bonificação

Brasileiro, que divide Toyota Hilux com espanhol Armand Monleón, chegou a liderar parciais, mas tirou o pé para não ser o primeiro no início da maratona

#204 Toyota Gazoo Racing Toyota: Seth Quintero, Dennis Zenz

E começou! O Dakar deu a largada oficial neste sábado para a edição de 2025. Na primeira especial, com 499km percorridos ao redor de Bisha, Guerlain Chicherit foi o mais rápido, mas a vitória ficou com Seth Quintero, após o americano da Toyota receber uma bonificação de tempo por ajudar outro competidor que havia sofrido um acidente.

Já o brasileiro Lucas Moraes, que também defende a Toyota na prova, chegou a liderar a especial em diversas parciais, mas usou da estratégia na parte final. Moraes, que corre com o navegador espanhol Armand Monleón, ficou parado por vários minutos para não cruzar a linha de chegada em primeiro, evitando liderar o pelotão no início da temida etapa maratona, que começa neste domingo.

Leia também:

Carros: Triunfo de Quintero em dia estratégico de Moraes

A primeira especial do Dakar 2025 ocorreu ao redor da cidade de Bisha, local do primeiro acampamento do rali. Na cronometragem oficial, a vitória havia ficado com a Mini de Guerlain Chicherit, triunfando em uma longa batalha contra os carros da Toyota.

Na marca de 151km, Moraes e Saood Variawa estavam à frente do Mini. Na parte final da especial, a briga parecia mais focada entre Chicherit e Moraes, com o brasileiro 18s à frente no setor final cronometrado. Mas com Moraes optando por ficar vários minutos parado de forma estratégica, para não ser o primeiro a sair na etapa maratona deste domingo e segunda-feira, a situação foi mudando.

Porém, após o fim do dia, a classificação final da especial foi modificada, com Quintero recebendo um bônus de 95s em seu tempo por parar para ajudar Laia Sanz, que havia se envolvido em um acidente. Como o americano havia terminado 50s atrás, em segundo, ele foi catapultado para a vitória, com 45s de vantagem para Chicherit.

Essa foi a primeira vitória de etapa do americano na classe principal do Dakar, tendo subido para a categoria pela primeira vez em 2024, depois de três participações anteriores na divisão Challenger.

Variawa foi o terceiro com a Toyota, ficando a 01min48s. Martín Prokop e Cristina Gutierrez completaram o top 5. Com as punições distribuídas, Moraes terminou em sétimo o dia, a 03min18s. Marcelo Gastaldi, que corre este ano com o francês Adrien Metge, completou o top 10, a 05min43s.

Confira o top 10 dos carros do Dakar após o primeiro dia:

Posição
Marca
Pilotos
Equipe
Tempo
1

S. QUINTERO
D. ZENZ
ULT
#204 - TOYOTA GAZOO RACING
4:35:08 (1e)
2
G. CHICHERIT
A. WINOCQ
ULT
#202 - X-RAID MINI JCW TEAM
+0:45 (2e)
3

S. VARIAWA
F. CAZALET
ULT
#218 - TOYOTA GAZOO RACING
+1:48 (3e)
4

M. PROKOP
V. CHYTKA
ULT
#221 - ORLEN JIPOCAR TEAM
+1:49 (4e)
5

C. GUTIERREZ
P. MORENO
ULT
#212 - THE DACIA SANDRIDERS
+2:13 (5e)
6

J. FERREIRA
F. PALMEIRO
ULT
#240 - X-RAID MINI JCW TEAM
+2:38 (6e)
7

L. MORAES
A. MONLEON
ULT
#225 - FORD M-SPORT
+3:18 (7e)
8
C. SAINZ
L. CRUZ
ULT
#203 - TOYOTA GAZOO RACING
+3:27 (8e)
9
G. DE MEVIUS
M. BAUMEL
ULT
#222 - X-RAID MINI JCW TEAM
+5:37 (9e)
10

M. GASTALDI
A. METGE
ULT
#211 - TOYOTA GAZOO RACING
+5:43 (10e)

Motos: Sanders vence com KTM

As motos abriram o dia de atividades no Dakar, saindo bem cedo do acampamento em Bisha com os favoritos da classe principal, a RallyGP. Ricky Brabec foi o mais rápido nos quilômetros iniciais, abrindo 11s para Daniel Sanders e Ross Branch a 30s.

No final, o chileno Jose Ignacio Cornejo foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas o sul-americano não teve um bom dia, terminando apenas em nono, a mais de 20min de Sanders, que conquistou o triunfo com a KTM após quase cinco horas de prova, ficando a 02min22s de Ricky Brabec. Ross Branch completou o pódio da especial, a 02min38s.

Confira o top 10 das motos do Dakar após o primeiro dia:

Posição
Marca
Piloto
Equipe
Tempo
1

D. SANDERS
GP
#4 - RED BULL KTM FACTORY RACING
4:58:18 (1e)
2

R. BRABEC
GP
#9 - MONSTER ENERGY HONDA HRC
+2:22 (2e)
3

R. BRANCH
GP
#1 - HERO MOTOSPORTS TEAM RALLY
+2:38 (3e)
4

S. HOWES
GP
#10 - MONSTER ENERGY HONDA HRC
+4:59 (4e)
5

T. SCHAREINA
GP
#68 - MONSTER ENERGY HONDA HRC
+5:07 (5e)
6

L. BENAVIDES
GP
#77 - RED BULL KTM FACTORY RACING
+10:42 (6e)
7

P. QUINTANILLA
GP
#7 - MONSTER ENERGY HONDA HRC
+11:33 (7e)
8

A. VAN BEVEREN
GP
#42 - MONSTER ENERGY HONDA HRC
+15:25 (8e)
9

J. CORNEJO FLORIMO
GP
#11 - HERO MOTOSPORTS TEAM RALLY
+20:48 (9e)
10

B. COX
GP
#12 - BAS WORLD KTM RACING TEAM
+26:59 (10e)

PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com elege PIORES DO ANO da F1 2024; ouça em áudio:

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Rachit Thukral
Dakar
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dakar 2025: números de um desafio gigante e como assistir na TV
Próximo artigo Dakar: Moraes lidera dia, mas segue ordem da equipe e abre mão de vitória

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros