Dakar: Moraes usa estratégia e termina primeira especial em sétimo; Quintero vence etapa após bonificação
Brasileiro, que divide Toyota Hilux com espanhol Armand Monleón, chegou a liderar parciais, mas tirou o pé para não ser o primeiro no início da maratona
E começou! O Dakar deu a largada oficial neste sábado para a edição de 2025. Na primeira especial, com 499km percorridos ao redor de Bisha, Guerlain Chicherit foi o mais rápido, mas a vitória ficou com Seth Quintero, após o americano da Toyota receber uma bonificação de tempo por ajudar outro competidor que havia sofrido um acidente.
Já o brasileiro Lucas Moraes, que também defende a Toyota na prova, chegou a liderar a especial em diversas parciais, mas usou da estratégia na parte final. Moraes, que corre com o navegador espanhol Armand Monleón, ficou parado por vários minutos para não cruzar a linha de chegada em primeiro, evitando liderar o pelotão no início da temida etapa maratona, que começa neste domingo.
Carros: Triunfo de Quintero em dia estratégico de Moraes
A primeira especial do Dakar 2025 ocorreu ao redor da cidade de Bisha, local do primeiro acampamento do rali. Na cronometragem oficial, a vitória havia ficado com a Mini de Guerlain Chicherit, triunfando em uma longa batalha contra os carros da Toyota.
Na marca de 151km, Moraes e Saood Variawa estavam à frente do Mini. Na parte final da especial, a briga parecia mais focada entre Chicherit e Moraes, com o brasileiro 18s à frente no setor final cronometrado. Mas com Moraes optando por ficar vários minutos parado de forma estratégica, para não ser o primeiro a sair na etapa maratona deste domingo e segunda-feira, a situação foi mudando.
Porém, após o fim do dia, a classificação final da especial foi modificada, com Quintero recebendo um bônus de 95s em seu tempo por parar para ajudar Laia Sanz, que havia se envolvido em um acidente. Como o americano havia terminado 50s atrás, em segundo, ele foi catapultado para a vitória, com 45s de vantagem para Chicherit.
Essa foi a primeira vitória de etapa do americano na classe principal do Dakar, tendo subido para a categoria pela primeira vez em 2024, depois de três participações anteriores na divisão Challenger.
Variawa foi o terceiro com a Toyota, ficando a 01min48s. Martín Prokop e Cristina Gutierrez completaram o top 5. Com as punições distribuídas, Moraes terminou em sétimo o dia, a 03min18s. Marcelo Gastaldi, que corre este ano com o francês Adrien Metge, completou o top 10, a 05min43s.
Confira o top 10 dos carros do Dakar após o primeiro dia:
Posição |
Marca
|
Pilotos
|
Equipe
|
Tempo
|
1 |
|
S. QUINTERO
D. ZENZ
|
ULT
#204 - TOYOTA GAZOO RACING |
4:35:08 (1e)
|
2 |
G. CHICHERIT
A. WINOCQ
|
ULT
#202 - X-RAID MINI JCW TEAM |
+0:45 (2e)
|
|
3 |
|
S. VARIAWA
F. CAZALET
|
ULT
#218 - TOYOTA GAZOO RACING |
+1:48 (3e)
|
4 |
|
M. PROKOP
V. CHYTKA
|
ULT
#221 - ORLEN JIPOCAR TEAM |
+1:49 (4e)
|
5 |
|
C. GUTIERREZ
P. MORENO
|
ULT
#212 - THE DACIA SANDRIDERS |
+2:13 (5e)
|
6 |
|
J. FERREIRA
F. PALMEIRO
|
ULT
#240 - X-RAID MINI JCW TEAM |
+2:38 (6e)
|
7 |
|
L. MORAES
A. MONLEON
|
ULT
#225 - FORD M-SPORT |
+3:18 (7e)
|
8 |
C. SAINZ
L. CRUZ
|
ULT
#203 - TOYOTA GAZOO RACING |
+3:27 (8e)
|
|
9 |
G. DE MEVIUS
M. BAUMEL
|
ULT
#222 - X-RAID MINI JCW TEAM |
+5:37 (9e)
|
|
10 |
|
M. GASTALDI
A. METGE
|
ULT
#211 - TOYOTA GAZOO RACING |
+5:43 (10e)
|
Motos: Sanders vence com KTM
As motos abriram o dia de atividades no Dakar, saindo bem cedo do acampamento em Bisha com os favoritos da classe principal, a RallyGP. Ricky Brabec foi o mais rápido nos quilômetros iniciais, abrindo 11s para Daniel Sanders e Ross Branch a 30s.
No final, o chileno Jose Ignacio Cornejo foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas o sul-americano não teve um bom dia, terminando apenas em nono, a mais de 20min de Sanders, que conquistou o triunfo com a KTM após quase cinco horas de prova, ficando a 02min22s de Ricky Brabec. Ross Branch completou o pódio da especial, a 02min38s.
Confira o top 10 das motos do Dakar após o primeiro dia:
Posição |
Marca
|
Piloto
|
Equipe
|
Tempo
|
1 |
|
D. SANDERS
|
GP
#4 - RED BULL KTM FACTORY RACING |
4:58:18 (1e)
|
2 |
|
R. BRABEC
|
GP
#9 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+2:22 (2e)
|
3 |
|
R. BRANCH
|
GP
#1 - HERO MOTOSPORTS TEAM RALLY |
+2:38 (3e)
|
4 |
|
S. HOWES
|
GP
#10 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+4:59 (4e)
|
5 |
|
T. SCHAREINA
|
GP
#68 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+5:07 (5e)
|
6 |
|
L. BENAVIDES
|
GP
#77 - RED BULL KTM FACTORY RACING |
+10:42 (6e)
|
7 |
|
P. QUINTANILLA
|
GP
#7 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+11:33 (7e)
|
8 |
|
A. VAN BEVEREN
|
GP
#42 - MONSTER ENERGY HONDA HRC |
+15:25 (8e)
|
9 |
|
J. CORNEJO FLORIMO
|
GP
#11 - HERO MOTOSPORTS TEAM RALLY |
+20:48 (9e)
|
10 |
|
B. COX
|
GP
#12 - BAS WORLD KTM RACING TEAM |
+26:59 (10e)
|
PIORES DO ANO! Quem passou VERGONHA na F1 2024 e os FIASCOS da temporada ALÉM DE PÉREZ... | Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com elege PIORES DO ANO da F1 2024; ouça em áudio:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.