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BMW: DTM ainda precisa de fabricantes por “estabilidade”

Jens Marquardt considera que chegada da Aston Martin não deverá deixar categoria acomodada para o futuro

Timo Glock, BMW Team RMG, BMW M4 DTM

O DTM deverá continuar se esforçando para atrair mais fabricantes e equipes para se juntar à categoria e garantir “estabilidade”, acredita o chefe de automobilismo da BMW, Jens Marquardt.

Após a saída da Mercedes, o DTM conseguiu atrair uma terceira marca ao grid, a Aston Martin, que se aliará à R-Motorsport e HWA.

Isso acontece em momento em que o DTM tentará se aproximar do jogo de regras da Class 1, que dividirá com o Super GT japonês a partir de 2019.

Marquardt disse que o campeonato não deverá recuar em seus esforços para atrair mais fabricantes só porque conseguiu preencher o espaço deixado vago pela Mercedes.

“Não sei se eles são os salvadores de longo prazo”, disse Marquardt. “Eles são a terceira fabricante, mas acho que a meta é colocar a categoria no máximo de pilares que pudermos.”

“As equipes privadas também são parte disso, e equipes privadas com possibilidade de render em um nível de equipe de fábrica, o que significa que eles têm o material exato, as mesmas chances e tudo mais.”

“Acho que o passado nos ensinou que, se você se apoiar em poucos ombros, a estabilidade é sempre um pouco frágil. Com certeza, colocar no máximo de ombros é sempre a melhor forma.”

“Com Gerhard [Berger], as conversas são de que a Aston Martin, ou a R-Motorsport ou seja lá como você chamar, é um passo, e com certeza com as regras da Class 1, a meta em médio prazo é obter ainda mais fabricantes envolvidas e mais equipes estabilizadas para ter o máximo de estabilidade possível.

#96 R-Motorsport Aston Martin Vantage GT3: Jake Dennis, Marvin Kirchhöfer, Ricky Collard

#96 R-Motorsport Aston Martin Vantage GT3: Jake Dennis, Marvin Kirchhöfer, Ricky Collard

Photo by: Fotospeedy

A operação da R-Motorsport Aston Martin não terá o apoio de fábrica da mesma forma que acontece com BMW e Audi, o que significa que a ativação em termos de marketing possivelmente será limitada, o que não preocupa Marquardt.

“No fim das contas, você não quer as fabricantes nos holofotes. Você quer os pilotos e as equipes nos holofotes”, disse. “Essa tem sido a meta e continuaremos assim.”

“Obviamente, o DTM te dá uma boa ativação, oportunidades, porque você pode ter carros que pelo menos parecem com seus carros de rua. Há uma relação próxima com a marca, você pode colocar muito de seu produto por lá.”

“Mas não vejo como algo necessário ser assim. O pacote tem de ser interessante para as pessoas virem e verem. Isso precisa ser reconhecido, e é nisso que precisamos trabalhar.”

“Acho que eles [os fãs] são mais interessados nas equipes e nos pilotos do que nas grandes demonstrações de fábrica.”

Marquardt também disse que a BMW ainda planeja ter até dois carros clientes em 2019, em mudança que seria igual à da Audi e seu recente comprometimento em ter um par de carros extras com a WRT.

“Estamos trabalhando nisso”, disse. “Não há nada que podemos anunciar, mas estamos trabalhando nisso passo a passo.”

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Jamie Klein
DTM
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