Zanardi completa quase 300 voltas em teste com DTM adaptado
Alex Zanardi completou 294 voltas em seu primeiro teste com o BMW M4 adaptado em Vallelunga
Alex Zanardi, bicampeão da Champ Car e ex-piloto de Fórmula 1, correrá com um DTM adaptado. O veículo, um BMW M4, o mesmo com o qual o piloto disputará a prova de Misano no final de agosto foi equipado com um freio manual.
Nas categorias que disputou após perder as pernas em um acidente na Alemanha em 2001, freava com a prótese.
"O progresso do sistema anterior é enorme", disse Zanardi.
"Dirigir um carro de corrida como o BMW M4 DTM é fisicamente muito exigente. Para mim, seria muito mais estressante se continuasse a frear com a minha prótese como tenho feito até agora. Eu admito que me senti muito estranho tendo o espaço para os pés completamente vazio e sem uma caixa de pedais na minha frente, pensei: 'Isso é estranho!' Mas devo dizer que todo o sistema funcionou muito intuitivamente para mim", disse o italiano.
Photo by:
Em comunicado, a BMW disse que a nova configuração foi projetada para ser menos exigente fisicamente, já com o arranjo anterior, Zanardi "suava muito na prótese. Isso o levava à exaustão mais rápido".
Zanardi acrescentou: "Eu não vou ser mais rápido, mas nunca teria conseguido tudo o que fiz em dois dias com o sistema antigo. Completei muitas voltas com um carro que nunca tinha pilotado, o BMW M4 DTM, e depois de não ter competido durante quase dois anos. Isso teria sido impossível com a solução que eu tinha antes, como se eu fosse, do ponto de vista físico, um piloto diferente".
O piloto de 51 anos salientou que tem expectativas limitadas para sua largada em Misano, dada a competitividade do grid do DTM.
"Será um grande evento para mim e, provavelmente, uma das corridas mais difíceis que terei na minha história no mundo do automobilismo", disse.
"Na minha opinião, o DTM é atualmente a categoria de corridas mais competitiva do mundo e a que tem o melhor grid, melhor que a F1. Vou tentar terminar à frente de pelo menos um carro."
Photo by:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.