Pietro Fittipaldi: Disputando com as grandes estrelas da Fórmula 3
Com 19 anos de idade, Pietro Fittipaldi está se tornando um os melhores pilotos de F3 do mundo - como seu avô, Emerson, fez em 1969. Em sua primeira coluna para o Motorsport.com, ele fala sobre a dificuldade do campeonato









A Fórmula 3 é um dos campeonatos mais competitivos de formação de pilotos do mundo, e eu acredito que neste ano temos visto isso mais uma vez.
Estou competindo nesta temporada com a Fortec Motorsports no meu Dallara-Mercedes, e houveram muitas sessões de classificação neste ano em que a diferença entre o quinto e o 15º no grid foi de apenas um décimo e meio. Isso realmente é o que faz com que o campeonato seja tão competitivo.
Você precisa pilotar a 100% o tempo todo. Não há espaço para dirigir abaixo do limite. Você tem de estar no limite o tempo todo, porque no final das contas o pouco que você deixou de colocar em uma volta poderia te deixar dez posições acima no grid.
A meta para mim neste ano era estar consistentemente no top-10 e no meio da temporada estar conseguindo top-5 de forma consistente. Tudo estava indo como planejava, no top-10 na primeira etapa em Silverstone.
Revés após mão quebrada
Infelizmente, depois de me classificar em 11º para a primeira corrida em Pau, bati e quebrei minha mão na segunda sessão de treinos. Eu estava confiante de que íamos conseguir o top-10 em Pau, mas esse é o automobilismo. Você sempre vai estar propenso a lesões.
De qualquer forma, o foco depois que descobri que havia quebrado a minha mão foi curá-la o mais rápido possível para correr em Monza – apenas duas semanas depois. Com a ajuda de vários médicos, fomos capazes de evitar uma cirurgia e eles me deixaram correr com uma luva especial que foi moldada no meu volante.
Em Monza, tivemos outro fim de semana forte, terminando entre os sete primeiros e ficando no top-5 em todas as corridas. Também foi a minha primeira vez no pódio dos novatos, e tive o prazer de ter o meu avô comigo para celebrar o meu primeiro pódio F3.
Seguindo em frente, a próxima corrida era Spa. Nós nos classificamos em quarto lugar na primeira classificação e em sexto na segunda, e conseguimos terminar o fim de semana com dois top-10. Neste ponto, estava muito feliz com o nosso progresso.
Depois de Spa tivemos três fins de semana de corrida e eles foram muito difíceis. Agora temos três finais de semana de corridas restando no campeonato e estamos trabalhando muito duro para voltar para a posição onde deveríamos estar.
Estou ansioso para terminar a temporada bem.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.