Max Verstappen, terceiro colocado no mundial de Fórmula 1 de 2019, disse ter adorado trabalhar com a Honda, nova fornecedora de motores da Red Bull, por conta das práticas de trabalho e atenção aos detalhes da fabricante japonesa, até mesmo na precisão como manuseiam "fios e adesivos".
A Red Bull, de Verstappen, fez uma parceria com a Honda em 2019, depois de se separar da Renault, fornecedora de longa data, com que Verstappen teve um relacionamento tenso devido aos motores pouco potentes e confiáveis da fabricante francesa.
Apesar de a Honda ter começado o ano com um déficit de potência significativo, teve boa evolução ao longo da temporada. permitindo a Verstappen vencer três corridas e conquistar duas poles, enquanto a confiabilidade dos motores Honda foi perfeita com a Red Bull.
Verstappen disse ao Motorsport.com que estava encantado com a Honda nesta temporada, não apenas pelo que produziu na pista, mas também por seus métodos de trabalho.
"Acho que tudo correu muito bem", disse ele. "No começo, era um mistério o que eles trariam ao longo do ano, mas acho que eles fizeram grandes melhorias. O que foi muito importante em comparação com o que tínhamos antes em termos de confiabilidade.
"Neste ano, nunca abandonamos por causa de um problema com a Honda. E se você quiser lutar por um campeonato mundial, é disso que precisa. Então, estou muito impressionado com a maneira como eles estão trabalhando."
"Eu realmente amo trabalhar com eles, porque são pessoas de poucas palavras, exatamente como eu, mas muito focadas no que têm que fazer. Eu realmente gosto de trabalhar com eles. São muito profissionais".
"Eles [dão atenção até] a como os fios se conectam ao motor, à correspondência dos adesivos. São pequenas coisas, mas para mim é muito importante. São detalhes e essa atenção a isso, que é algo que precisa existir".
A Honda produziu quatro motores diferentes ao longo da temporada, um a mais do que seus rivais, na tentativa de alcançar Ferrari e Mercedes em termos de desempenho. Embora as atualizações tenham causado punições aos pilotos da Red Bull, o holandês afirmou que valeu a pena.
"Especialmente a quarta atualização", disse ele. "Sabíamos que seria um grande passo. E foi um bom passo à frente. Eles continuam se esforçando muito para tentar trazer as melhorias e para eles não há limites. Farão tudo para alcançar isso".
Embora tenha terminado a temporada à frente dos pilotos da Ferrari, em terceiro na classificação geral, Verstappen disse que "sempre queremos mais, nunca ficamos satisfeitos".
Sobre a rivalidade entre as três equipes de ponta e sobre o desempenho da Red Bull Honda em classificatórios, algo que também representou uma evolução ao longo de 2019, o holandês destacou a proximidade para os rivais.
"Acho que a classificação depende um pouco do layout da pista", disse ele sobre como seu time se compara aos rivais. "De um fim de semana para o outro, foi muito próximo entre as três equipes. Estamos em uma boa posição. Mas, é claro, sempre queremos mais. Portanto, ainda há muito trabalho a fazer."
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
O holandês largou na ponta após se afirmar no classificatório e não deu chances para Hamilton.
A batalha passou para a estratégia, mas Max fez valer seu talento e repassou Hamilton após perder a posição nos boxes.
No fim das contas, novo pit stop demoveu Hamilton para quarto, mas o britânico bateu em Albon, tirando o companheiro de Verstappen do pódio. Melhor para Pierre Gasly, que chegou atrás de seu ex-parceiro.
Festa da Red Bull e da Toro Rosso no pódio. Hamilton ainda tomaria punição pela batida e caiu para sétimo, saindo do top-3.
O pódio foi completado por Carlos Sainz, da McLaren. O espanhol foi o primeiro companheiro de Verstappen na F1, ainda na Toro Rosso.
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