Últimas notícias

Verstappen ficou impressionado com atenção da Honda aos detalhes

Holandês da Red Bull destacou a confiabilidade do motor Honda e disse se identificar com a forma de trabalho focada e silenciosa dos japoneses

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, celebrates in Parc Ferme with Masashi Yamamoto, General Manager, Honda Motorsport, and the Red Bull team

Max Verstappen, terceiro colocado no mundial de Fórmula 1 de 2019, disse ter adorado trabalhar com a Honda, nova fornecedora de motores da Red Bull, por conta das práticas de trabalho e atenção aos detalhes da fabricante japonesa, até mesmo na precisão como manuseiam "fios e adesivos".

Leia também:

A Red Bull, de Verstappen, fez uma parceria com a Honda em 2019, depois de se separar da Renault, fornecedora de longa data, com que Verstappen teve um relacionamento tenso devido aos motores pouco potentes e confiáveis ​​da fabricante francesa.

Apesar de a Honda ter começado o ano com um déficit de potência significativo, teve boa evolução ao longo da temporada. permitindo a Verstappen vencer três corridas e conquistar duas poles, enquanto a confiabilidade dos motores Honda foi perfeita com a Red Bull.

Verstappen disse ao Motorsport.com que estava encantado com a Honda nesta temporada, não apenas pelo que produziu na pista, mas também por seus métodos de trabalho.

"Acho que tudo correu muito bem", disse ele. "No começo, era um mistério o que eles trariam ao longo do ano, mas acho que eles fizeram grandes melhorias. O que foi muito importante em comparação com o que tínhamos antes em termos de confiabilidade.

"Neste ano, nunca abandonamos por causa de um problema com a Honda. E se você quiser lutar por um campeonato mundial, é disso que precisa. Então, estou muito impressionado com a maneira como eles estão trabalhando."

"Eu realmente amo trabalhar com eles, porque são pessoas de poucas palavras, exatamente como eu, mas muito focadas no que têm que fazer. Eu realmente gosto de trabalhar com eles. São muito profissionais".

"Eles [dão atenção até] a como os fios se conectam ao motor, à correspondência dos adesivos. São pequenas coisas, mas para mim é muito importante. São detalhes e essa atenção a isso, que é algo que precisa existir".

A Honda produziu quatro motores diferentes ao longo da temporada, um a mais do que seus rivais, na tentativa de alcançar Ferrari e Mercedes em termos de desempenho. Embora as atualizações tenham causado punições aos pilotos da Red Bull, o holandês afirmou que valeu a pena.

"Especialmente a quarta atualização", disse ele. "Sabíamos que seria um grande passo. E foi um bom passo à frente. Eles continuam se esforçando muito para tentar trazer as melhorias e para eles não há limites. Farão tudo para alcançar isso".

Embora tenha terminado a temporada à frente dos pilotos da Ferrari, em terceiro na classificação geral, Verstappen disse que "sempre queremos mais, nunca ficamos satisfeitos".

Sobre a rivalidade entre as três equipes de ponta e sobre o desempenho da Red Bull Honda em classificatórios, algo que também representou uma evolução ao longo de 2019, o holandês destacou a proximidade para os rivais.

"Acho que a classificação depende um pouco do layout da pista", disse ele sobre como seu time se compara aos rivais. "De um fim de semana para o outro, foi muito próximo entre as três equipes. Estamos em uma boa posição. Mas, é claro, sempre queremos mais. Portanto, ainda há muito trabalho a fazer."

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Verstappen, vitorioso em grandes corridas

Em tempos de pleno domínio da Mercedes e lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:

GP da Espanha de 2016
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
GP da Espanha de 2016
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
GP da Espanha de 2016
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
GP da Espanha de 2016
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
GP da Espanha de 2016
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
GP da Malásia de 2017
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
GP da Malásia de 2017
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
GP da Malásia de 2017
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
GP da Malásia de 2017
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
GP da Malásia de 2017
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
GP do México de 2017
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
GP do México de 2017
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
GP do México de 2017
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
GP do México de 2017
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
GP do México de 2017
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
GP da Áustria de 2018
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2018
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
GP da Áustria de 2018
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
GP do México de 2018
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
GP do México de 2018
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
GP do México de 2018
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
GP do México de 2018
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
GP do México de 2018
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
GP da Áustria de 2019
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
GP da Áustria de 2019
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
GP da Áustria de 2019
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2019
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.
GP da Áustria de 2019
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
GP da Alemanha de 2019
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
GP da Alemanha de 2019
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
GP da Alemanha de 2019
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
GP da Alemanha de 2019
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
GP da Alemanha de 2019
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
GP do Brasil de 2019
O holandês largou na ponta após se afirmar no classificatório e não deu chances para Hamilton.
GP do Brasil de 2019
A batalha passou para a estratégia, mas Max fez valer seu talento e repassou Hamilton após perder a posição nos boxes.
GP do Brasil de 2019
No fim das contas, novo pit stop demoveu Hamilton para quarto, mas o britânico bateu em Albon, tirando o companheiro de Verstappen do pódio. Melhor para Pierre Gasly, que chegou atrás de seu ex-parceiro.
GP do Brasil de 2019
Festa da Red Bull e da Toro Rosso no pódio. Hamilton ainda tomaria punição pela batida e caiu para sétimo, saindo do top-3.
GP do Brasil de 2019
O pódio foi completado por Carlos Sainz, da McLaren. O espanhol foi o primeiro companheiro de Verstappen na F1, ainda na Toro Rosso.
40

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

In this article
Scott Mitchell
Fórmula 1
Red Bull Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 divulga aumento de presença de público nos autódromos em 2019
Próximo artigo Ricciardo sobre Renault: "Ainda temos muito trabalho a fazer"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros