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Acidente da F2 em Spa pode ajudar regras da F1 para 2020

FIA está pronta para incorporar as lições aprendidas com o acidente da Fórmula 2 que envolveu Anthoine Hubert e Juan Manuel Correa em Spa nos regulamentos técnicos da próxima temporada da Fórmula 1

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF90, and Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

A investigação do acidente que vitimou Anthoine Hubert no topo da Raidillon, em Spa-Francorchams, durante a etapa belga da Fórmula 2 estabeleceu uma escala sem precedentes das forças envolvidas na colisão.

Os dados coletados pela FIA foram apresentados em uma recente reunião do grupo de trabalho técnico da Fórmula 1, fórum onde se discutem os regulamentos, com as equipes conduzindo uma análise mais profunda.

Embora o prazo para a definição das normas de 2020 tenha sido aprovado em abril, ainda é possível fazer alterações relacionadas à segurança, especificamente em aspectos não estruturais, como a adição de painéis laterais adicionais ou o design do bico do carro, que é um componente "aparafusado".

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Após uma investigação mais detalhada, é provável que em 2021 sejam introduzidos testes de impacto e requisitos de carga mais rigorosos, o que também pode ocorrer após o prazo normal antes do congelamento do regulamento.

As lições aprendidas também podem ser incorporadas em regulamentos futuros para a F2 e outras categorias.

"Agora está sendo investigado", disse o diretor técnico da Racing Point, Andy Green.

"Foi solicitado às equipes que realizassem uma análise dos desenhos de seus chassis para entender onde estão os padrões atuais em termos de resistência. Tenho certeza de que haverá mais discussões no próximo Grupo de Trabalho Técnico para analisar as próximas etapas”, completou.

"Foi um impacto massivo, esse é o resultado final. A energia envolvida foi absolutamente enorme, e o atual design do chassi, seja na F2 ou F1, não há como um chassi atual sobreviver a esse tipo de impacto. Não é como se estivéssemos um pouco fora, estamos bastante longe”.

“Houve muita força envolvida, então você precisa ter uma certa quantidade de força de absorção no bico do carro”.

"O bico funcionou como se esperava, mas a energia absorvida foi uma fração do que era necessário, então estamos pensando em aumentá-la para os carros do futuro, e tenho certeza de que, ao aumentar a resistência nas laterais do chassi, também tomaremos medidas nessa direção".

Green diz que as equipes da F1 apoiarão totalmente qualquer mudança.

"Definitivamente, isso pode ser levado em conta até 2021: nem todas as equipes discutem esse tipo de coisa, apenas começamos a trabalhar.”

"No momento, no fundo da mente de todos está o que podemos fazer até 2020. Nunca é tarde para adicionar um painel na lateral do chassi".

Anthoine Hubert nasceu em 22 de setembro de 1996, em Lyon, na França.
Ele começou a correr em monopostos em 2013, quando foi campeão da Fórmula 4 francesa.
No ano seguinte, o jovem para a F-Renault.
Após uma temporada de adaptação, o francês terminou em quinto lugar no campeonato, com duas vitórias em sete pódios, além de duas poles, em 2015.
Em 2016, Hubert deu mais um passo e foi para a Fórmula 3 europeia.
Contra pilotos como George Russell, Lance Stroll — que ficou com o título — e Callum Ilott, o francês venceu uma corrida e ficou em oitavo no campeonato.
No ano seguinte, em 2017, o piloto foi para a antiga GP3, hoje F3.
Na temporada de estreia, pela ART Grand Prix, Hubert terminou em quarto, com quatro pódios. A consagração viria no seu segundo ano na categoria.
Em 2018, o francês foi campeão da GP3.
Numa temporada contundente, o jovem somou duas vitórias e um total de 11 pódios.
Na foto, ele comemora o título ao lado de Alain Prost.
Anthoine Hubert em foto com Pedro Piquet.
Em 2019, Hubert subiu para a F2 com a equipe BWT Arden.
Ele conquistou duas vitórias na temporada. Uma delas foi na França, em Paul Ricard.
E outra no mítico circuito de rua de Mônaco.
Capacete de Anthoine Hubert.
Capacete de Anthoine Hubert de lado.
Neste sábado, porém, a promessa acabou falecendo após o grave acidente na curva Eau Rouge.
Hubert era piloto do programa de talentos da Renault.
Anthoine Hubert, 1996-2019. RIP.
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