F1 - Alonso dispara contra peso do carro de 2026: "Meta impossível"
Novo regulamento prevê uma redução de 30kgs nos novos monopostos que também serão menores e mais estreitos
Fernando Alonso está cético quanto à meta da Fórmula 1 em tornar os carros de 2026 30 kg mais leves, à medida que aumenta a dependência da energia elétrica.
Nesta quinta-feira, a FIA apresentou formalmente um esboço dos novos regulamentos para 2026, que são construídos em torno de unidades de potência que terão uma ênfase muito maior na energia elétrica.
Para manter as velocidades no nível da F1, foi dada muita atenção à mudança do chassi para compensar as desvantagens da fórmula complexa do motor, incluindo a adição de aerodinâmica ativa e carros menores e ligeiramente mais leves.
Em 2026, a distância entre eixos cairá de 3600 mm para 3400 mm, enquanto a largura será reduzida de 2000 mm para 1900 mm. O downforce foi reduzido em 30% e o arrasto em 55% para ajudar a compensar as velocidades máximas mais baixas e reduzir o ar sujo que dificulta a corrida entre os carros.
Mas em meio a preocupações persistentes sobre o desempenho da nova safra de máquinas, o piloto da Aston Martin, Alonso, está cético quanto à meta da categoria de reduzir o peso do carro em 30 kg: "Acho que, provavelmente, é impossível chegar a 30 kg", disse o bicampeão mundial.
"Se a unidade de potência for 50% elétrica e você precisar das baterias para dar suporte a isso, os carros só aumentarão 20 ou 30 quilos por causa da unidade de potência. E então você quer reduzir 30 [kg] - você precisa diminuir 60 quilos do carro atual, o que provavelmente para as equipes [é] uma meta impossível."
"Elas têm dois anos para atingir essa meta e, como sempre na Fórmula 1, o que é impossível em 2024 se tornará realidade em 2026, porque há pessoas muito inteligentes nas equipes. Mas acho que tudo isso é consequência de outra coisa que está nos carros."
Renderizações de carros da FIA F1 2026
Foto de: FIA
O piloto da Williams, Alex Albon, disse que estava preocupado com as velocidades "extremamente lentas" que os novos carros supostamente atingem no simulador, embora achasse que os carros menores são um passo na direção certa.
"Vamos ver. Não quero falar fora de hora, mas vai ser muito lento, extremamente lento", disse ele quando questionado pelo Motorsport.com sobre as regras de 2026. "Imagino que haja muita coisa sendo feita para garantir que as velocidades em linha reta não diminuam no final, com todos os MGU-K e outros elementos envolvidos."
"Ainda acho que precisa ser feito algum trabalho. Ver os traços de velocidade em algumas pistas... é muito lento. Carros mais leves... Não acho que esse peso venha de graça. É mais um compromisso das equipes para tentar chegar a esse peso."
"Acho que o tamanho dos carros é a direção certa. Obviamente, parece que para recuperar o que esses novos regulamentos de motor estão criando, tudo se torna extremamente complicado. Eu preferiria ter motores um pouco mais simples."
Prós e contras do novo carro da F1 com Rico Penteado; pilotos da RB frustrados por não-promoção
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast Motorsport.com debate: Como demissão de Ocon impacta no mercado da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.