Análise

Análise: A inovação que ajudou na velocidade da Toro Rosso

A Toro Rosso nunca foi uma equipe com medo de fazer algo diferente, e o GP da Itália destacou um desenho que ajudou no seu desempenho de velocidade nas retas

Toro Rosso STR13 rear wing, Monza GP

Toro Rosso STR13 rear wing, Monza GP

Gorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Tal como a equipa irmã Red Bull, a Toro Rosso tem consciência de que o déficit de energia que sofre significa que tem de fazer tudo o que puder com suas asas para tentar ajudar a melhorar o seu desempenho de velocidade nas retas.

Embora não tenha sido tão agressiva quanto a Red Bull em termos de níveis de downforce em Monza, a equipe novamente optou por um elemento único de design do DRS que desempenhou um papel fundamental em ajudar a mantê-la na luta este ano.

O acionador do DRS (indicado na seta) é diferente de outras equipes, pois possui um arco personalizado sob ele. Aqui está um exemplo de uma solução que é mais comumente usada em outro lugar.

Ferrari SF71H waste exhausts

Ferrari SF71H waste exhausts

Photo by: Giorgio Piola

O objetivo do projeto da Toro Rosso é garantir que, quando o DRS for ativado e a aba da asa se solte, ela não possa ultrapassar um determinado nível.

Um dos riscos, que a Sauber descobriu com o acidente de Marcus Ericsson no fim de semana, é que se a aba levantada estiver acima de certo ponto, ela pode realmente começar a gerar sustentação e não fechará quando os pilotos quiserem desativá-la.

O design da Toro Rosso significa que a equipe pode ter mais confiança de que a asa vai ficar exatamente no ponto desejado, então isso significa que ela pode ser mais agressiva porque sabe que há muito pouco risco de um problema.

Você também notará que a asa apresentava três persianas de estilo aberto na placa final em que a equipe foi pioneira em 2016 e que foram subsequentemente copiadas por todo o grid em algum momento.

Mudanças no assoalho

Não é apenas nas asas que a Toro Rosso fez algumas mudanças interessantes.

A parte da frente do pneu traseiro se tornou uma área de intenso desenvolvimento para todo o grid nos últimos anos, com uma infinidade de ranhuras, furos, abas, riscos e várias geometrias de superfície usadas para manipular o fluxo de ar antes que chegue ao pneu, alterando o seu efeito no difusor.

Mais recentemente, a borda do assoalho da Toro Rosso foi colocada para cima e apresenta uma parte traseira que influencia de forma abrupta no fluxo de ar, alterando a circulação ao redor do pneu.

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