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Análise: como a F1 pode remanejar corridas adiadas ainda em 2020

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Análise: como a F1 pode remanejar corridas adiadas ainda em 2020
Por:
13 de mar de 2020 19:23

Correspondente global de Fórmula 1 no Motorsport.com, o repórter Adam Cooper analisa as possibilidades para 2020

Depois do cancelamento do GP da Austrália e do adiamento das etapas de Bahrein e Vietnã, fica a expectativa em relação à corrida de abertura da temporada 2020 da Fórmula 1. Além disso, cogita-se quando a categoria poderia reinserir as provas adiadas.

Tendo isso em vista, a organização da F1 e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) agora enfrentam um enorme desafio ao tentar remanejar pelo menos alguns dos eventos no que já era um calendário ocupado.

Leia também:

Para Chase Carey, CEO da F1, a motivação para salvar corridas é óbvia. Os promotores normalmente pagam de US $ 25 a 30 milhões pelos GPs. Assim, cada evento que não ocorre representa um enorme impacto financeiro nos resultados finais da categoria.

Cancelar a corrida da Austrália era necessário, mas também estava claro que o Bahrein e o Vietnã teriam que se juntar à China, já adiada, na lista de ‘vítimas’. Agora é preciso olhar mais adiante, já que a temporada deve começar entre o fim de maio e o começo de junho.

De todo modo, a atenção também se volta para eventos que podem ser recuperados. Uma solução óbvia é realizar pelo menos uma corrida em agosto, mês que atualmente inclui três finais de semana livres.

Por outro lado, perder um desses fins de semana tem suas consequências. Centenas de pessoas que trabalham no esporte já reservaram férias em família. Equipes, F1, FIA, emissoras e outros meios de comunicação terão que lidar com o desafio de acalmar o pessoal.

Uma folga mais curta no verão europeu pode ser mais aceitável do que em uma temporada normal, porque os funcionários que viajam não ficarão tão degradados quanto de costume, pois não terão cumprido o calendário de viagem habitual. Eles também poderiam ter um tempo extra fora do trabalho em abril/maio, em vez de agosto. 

Entre os eventos europeus, descobrir qual provavelmente será 'descartado' não é difícil. Mônaco pode ser a corrida de maior prestígio do ano, mas não paga à F1 o privilégio de estar no seu calendário.

Além disso, o principado não estaria interessado em mudar de sua data tradicional de maio, pois a construção da pista no auge da temporada turística envolveria enormes inconvenientes. Então, se Mônaco não acontecer em maio, não vai acontecer depois.

É improvável que Barcelona também tenha uma segunda chance. Há problemas financeiros crescentes com a corrida. O promotor, que provavelmente não ficará muito animado com a data de agosto, deve ficar aliviado por não ser convidado a preenchê-la.

Sobra o GP da Holanda, que será a corrida pela qual Chase Carey trabalhará duro para encontrar espaço. Uma data lógica é 9 de agosto, em paralelo com a Hungria. Uma vaga alternativa é 23 de agosto.

Agosto é uma alternativa para Zandvoort de várias maneiras. Era a data tradicional da corrida antigamente e o clima será muito melhor do que em 1º de maio. Também dá ao circuito três meses extras para deixar tudo pronto.

GALERIA: Relembre outras provas impactadas pela pandemia de coronavírus

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O primeiro evento oficial a cair foi o ePrix de Sanya da Fórmula E. Originalmente marcado para 21 de março, ele foi adiado pela categoria, mas até o momento não foi anunciada uma nova data

O primeiro evento oficial a cair foi o ePrix de Sanya da Fórmula E. Originalmente marcado para 21 de março, ele foi adiado pela categoria, mas até o momento não foi anunciada uma nova data
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Foto de: FIA Formula E

Dias depois, a F1 adiou o GP da China. No momento, estão buscando uma data alternativa mais próxima do fim da temporada, mas o calendário já apertado torna a situação difícil

Dias depois, a F1 adiou o GP da China. No momento, estão buscando uma data alternativa mais próxima do fim da temporada, mas o calendário já apertado torna a situação difícil
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Foto de: Sutton Motorsport Images

A Ferrari precisou fechar seus museus em Modena e Maranello após pedido do governo da região

A Ferrari precisou fechar seus museus em Modena e Maranello após pedido do governo da região
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Foto de: Jose Carlos de Celis

O DTM mudou a sede de sua pré-temporada. Ao invés de Monza, na Itália, as sessões foram para Hockenheim

O DTM mudou a sede de sua pré-temporada. Ao invés de Monza, na Itália, as sessões foram para Hockenheim
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Foto de: Mario Bartkowiak

O piloto da equipe ART na Fórmula 2, Christian Lundgaard, perdeu a pré-temporada da categoria no Bahrein porque estava em quarentena em um hotel na ilha espanhola de Tenerife após surgirem casos do coronavírus no local

O piloto da equipe ART na Fórmula 2, Christian Lundgaard, perdeu a pré-temporada da categoria no Bahrein porque estava em quarentena em um hotel na ilha espanhola de Tenerife após surgirem casos do coronavírus no local
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Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Lundgaard não é o único piloto preso no hotel. O brasileiro Caio Collet e outros pilotos da Academia da Renault também estavam no local e ficaram retidos no hotel em Tenerife, mas todos testaram negativo para o coronavírus e foram liberados

Lundgaard não é o único piloto preso no hotel. O brasileiro Caio Collet e outros pilotos da Academia da Renault também estavam no local e ficaram retidos no hotel em Tenerife, mas todos testaram negativo para o coronavírus e foram liberados
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Foto de: DPPI

O Salão do Automóvel de Genebra também foi cancelado devido ao coronavírus

O Salão do Automóvel de Genebra também foi cancelado devido ao coronavírus
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Foto de: Motor1

A maior parte dos envolvidos com o mundial de MotoGP que são de nacionalidade japonesa tiveram que ficar no Catar desde o fim do teste, para poderem estar presentes no primeiro GP do ano, que seria realizado em 8 de março

A maior parte dos envolvidos com o mundial de MotoGP que são de nacionalidade japonesa tiveram que ficar no Catar desde o fim do teste, para poderem estar presentes no primeiro GP do ano, que seria realizado em 8 de março
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Mas a MotoGP acabou cancelando essa data, que seria a primeira do Mundial de 2020. O Catar adotou regras mais rígidas quanto à entrada e saída de cidadãos de países afetados e as equipes não tinham garantias de que poderiam disputar a prova

Mas a MotoGP acabou cancelando essa data, que seria a primeira do Mundial de 2020. O Catar adotou regras mais rígidas quanto à entrada e saída de cidadãos de países afetados e as equipes não tinham garantias de que poderiam disputar a prova
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Por outro lado, a Dorna Sports, dona da MotoGP, manteve as provas da Moto2 e Moto3 no Catar. O motivo? Os pilotos e as equipes já estavam no Catar antes das novas normas para a realização de suas pré-temporadas

Por outro lado, a Dorna Sports, dona da MotoGP, manteve as provas da Moto2 e Moto3 no Catar. O motivo? Os pilotos e as equipes já estavam no Catar antes das novas normas para a realização de suas pré-temporadas
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

O GP da Tailândia foi oficialmente adiado pelo motivo do cancelamento do Catar, sendo remarcado para o primeiro final de semana de outubro

O GP da Tailândia foi oficialmente adiado pelo motivo do cancelamento do Catar, sendo remarcado para o primeiro final de semana de outubro
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Durante o final de semana do GP do Catar, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, afirmou que não seria possível remarcar a etapa do Catar para a MotoGP, como foi feito com a Tailândia, porque a pista de Losail passará por reformas

Durante o final de semana do GP do Catar, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, afirmou que não seria possível remarcar a etapa do Catar para a MotoGP, como foi feito com a Tailândia, porque a pista de Losail passará por reformas
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A Super Fórmula, principal categoria do automobilismo japonês, cancelou a rodada de abertura da temporada de 2020, que seria realizada em 5 de abril

A Super Fórmula, principal categoria do automobilismo japonês, cancelou a rodada de abertura da temporada de 2020, que seria realizada em 5 de abril
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Foto de: Jun Goto

Depois de Sanya, a Fórmula E teve mais um impacto em seu calendário, com o adiamento do eP de Roma. A Itália é um dos países mais afetados pelo coronavírus e outras provas já foram canceladas

Depois de Sanya, a Fórmula E teve mais um impacto em seu calendário, com o adiamento do eP de Roma. A Itália é um dos países mais afetados pelo coronavírus e outras provas já foram canceladas
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Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

A MotoGP também adiou o GP das Américas, que seria a 'nova abertura' da temporada

A MotoGP também adiou o GP das Américas, que seria a 'nova abertura' da temporada
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

No dia seguinte à notícia de Austin, o GP do Bahrein de F1 anunciou que vai realizar a etapa com portões fechados, para evitar a disseminação do Covid-19 pelo país. A decisão foi tomada para inibir a ida de estrangeiros ao Bahrein

No dia seguinte à notícia de Austin, o GP do Bahrein de F1 anunciou que vai realizar a etapa com portões fechados, para evitar a disseminação do Covid-19 pelo país. A decisão foi tomada para inibir a ida de estrangeiros ao Bahrein
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Na Fórmula E, há duas equipes chinesas, a NIO 333 e a Techeetah, além de um piloto chinês, Ma Qinghua. Para poder participar do ePrix da Cidade do México, em fevereiro, o piloto optou por fazer uma quarentena de 14 dias na capital

Na Fórmula E, há duas equipes chinesas, a NIO 333 e a Techeetah, além de um piloto chinês, Ma Qinghua. Para poder participar do ePrix da Cidade do México, em fevereiro, o piloto optou por fazer uma quarentena de 14 dias na capital
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Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

"Não podemos parar, mas não tomaremos riscos desnecessários". Essa é a visão de Ross Brawn, diretor de esporte a motor da F1 quando perguntado sobre o destino das três primeiras etapas do campeonato: Austrália, Bahrein e Vietnã

"Não podemos parar, mas não tomaremos riscos desnecessários". Essa é a visão de Ross Brawn, diretor de esporte a motor da F1 quando perguntado sobre o destino das três primeiras etapas do campeonato: Austrália, Bahrein e Vietnã
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O GP da Austrália foi marcado para o fim de semana do dia 15 e é alvo de polêmica, com Hamilton criticando o fato de a F1 ir adiante na ideia de fazer a corrida

O GP da Austrália foi marcado para o fim de semana do dia 15 e é alvo de polêmica, com Hamilton criticando o fato de a F1 ir adiante na ideia de fazer a corrida
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

No momento, o GP do Vietnã também está confirmado, mas as dúvidas quanto a realização de sua etapa inaugural crescem a cada dia, junto com o aumento no número de casos no país, localizados principalmente na região de Hanoi, capital e cidade que receberá o evento

No momento, o GP do Vietnã também está confirmado, mas as dúvidas quanto a realização de sua etapa inaugural crescem a cada dia, junto com o aumento no número de casos no país, localizados principalmente na região de Hanoi, capital e cidade que receberá o evento
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Foto de: Vietnam Grand Prix Corporation

"Estamos considerando todas as opções", é o que afirma o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, sobre o futuro da temporada da MotoGP. O contrato da Dorna obriga a empresa a fazer um mínimo de 13 provas

"Estamos considerando todas as opções", é o que afirma o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, sobre o futuro da temporada da MotoGP. O contrato da Dorna obriga a empresa a fazer um mínimo de 13 provas
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Enquanto isso, o Automóvel Clube do Oeste, organizador das 24 Horas de Le Mans, principal prova do automobilismo mundial, tem uma visão muito diferente das outras categorias. Em comunicado divulgado na semana passada, afirmaram estar monitorando a situação, mas acreditam que a epidemia não deve afetar a organização e a realização da edição de 2020

Enquanto isso, o Automóvel Clube do Oeste, organizador das 24 Horas de Le Mans, principal prova do automobilismo mundial, tem uma visão muito diferente das outras categorias. Em comunicado divulgado na semana passada, afirmaram estar monitorando a situação, mas acreditam que a epidemia não deve afetar a organização e a realização da edição de 2020
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Foto de: JEP / Motorsport Images

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou na última sexta-feira a criação de um Comitê de Crise para lidar com o impacto do coronavírus no automobilismo, afirmando que tem como objetivo principal proteger os envolvidos com o esporte

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou na última sexta-feira a criação de um Comitê de Crise para lidar com o impacto do coronavírus no automobilismo, afirmando que tem como objetivo principal proteger os envolvidos com o esporte
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Foto de: FIA

A notícia mais recente a impactar o mundo do esporte a motor vem da Itália. Na noite do sábado 7, o governo do país anunciou um plano radical para tentar conter o avanço do coronavírus: colocar diversas regiões do norte da Itália sob quarentena, impedindo pessoas de entrar ou sair das regiões

A notícia mais recente a impactar o mundo do esporte a motor vem da Itália. Na noite do sábado 7, o governo do país anunciou um plano radical para tentar conter o avanço do coronavírus: colocar diversas regiões do norte da Itália sob quarentena, impedindo pessoas de entrar ou sair das regiões
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Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Entre as regiões afetadas estão Modena, onde fica a sede da Ferrari, Milão, sede da Pirelli, Lombardia, local da sede da equipe da Yamaha na MotoGP, além de Pesaro e Urbino, onde mora o multicampeão Valentino Rossi. A Fórmula 1 já anunciou que, caso algum piloto ou equipe não puder chegar a um país, a categoria não fará uma corrida que seja válida para o mundial

Entre as regiões afetadas estão Modena, onde fica a sede da Ferrari, Milão, sede da Pirelli, Lombardia, local da sede da equipe da Yamaha na MotoGP, além de Pesaro e Urbino, onde mora o multicampeão Valentino Rossi. A Fórmula 1 já anunciou que, caso algum piloto ou equipe não puder chegar a um país, a categoria não fará uma corrida que seja válida para o mundial
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Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A MotoGP também adiou o GP da Argentina. No momento, a etapa inaugural da temporada será o GP da Espanha, marcado para o primeiro final de semana de maio

A MotoGP também adiou o GP da Argentina. No momento, a etapa inaugural da temporada será o GP da Espanha, marcado para o primeiro final de semana de maio
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Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Na Fórmula E, o adiamento do ePrix de Jacarta e a decisão da OMS de passar a tratar o coronavírus como uma pandemia levou à decisão mais radical vista até o momento no mundo do esporte a motor: a suspensão da temporada por dois meses, adiando também as etapas de Paris e Seul

Na Fórmula E, o adiamento do ePrix de Jacarta e a decisão da OMS de passar a tratar o coronavírus como uma pandemia levou à decisão mais radical vista até o momento no mundo do esporte a motor: a suspensão da temporada por dois meses, adiando também as etapas de Paris e Seul
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Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Já o WEC cancelou a etapa de Sebring, assim como o IMSA

Já o WEC cancelou a etapa de Sebring, assim como o IMSA
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Foto de: JEP / Motorsport Images

Na IndyCar, a temporada 2020 teve o cancelamento das quatro primeiras provas

Na IndyCar, a temporada 2020 teve o cancelamento das quatro primeiras provas
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Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Na NASCAR, as etapas de Atlanta e Miami foram adiadas

Na NASCAR, as etapas de Atlanta e Miami foram adiadas
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Foto de: Rusty Jarrett / Motorsport Images

No Brasil, a Stock Car proibiu estrangeiros na Corrida de Duplas, que abre a temporada 2020 em Goiânia, no fim de março. Piquet, Barrichello, Zonta (foto) e outros tinham parceiros de fora confirmados

No Brasil, a Stock Car proibiu estrangeiros na Corrida de Duplas, que abre a temporada 2020 em Goiânia, no fim de março. Piquet, Barrichello, Zonta (foto) e outros tinham parceiros de fora confirmados
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Foto de: Jose Mario Dias

No dia seguinte ao cancelamento do GP da Austrália, a F1 também comunicou o adiamento das etapas de Bahrein e Vietnã. A F2 e a F3 também foram impactadas

No dia seguinte ao cancelamento do GP da Austrália, a F1 também comunicou o adiamento das etapas de Bahrein e Vietnã. A F2 e a F3 também foram impactadas
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Foto de: Giorgio Piola

Entretanto, uma complicação está no lado logístico. Zandvoort tem um resort à beira-mar e as acomodações provavelmente já estão lotadas - saltar de pára-quedas com todo o circo de F1 e os fãs na região de forma tardia será um pesadelo total. Além disso, muitos fãs que estavam chegando em maio podem estar planejando estar em outro lugar em agosto, embora haja muita gente na fila para comprar qualquer ingresso devolvido.

Uma alternativa para Zandvoort pode ser o dia 26 de julho, entrando na brecha entre Silverstone e Hungria, mas criando uma trinca desafiadora. No entanto, pelo menos, deixaria as férias de verão inalteradas em agosto, com três finais de semana livres.

Mas também há Austrália, Bahrein e Vietnã. É óbvio que Melbourne está fora para 2020 - não há como a cidade conseguir construir a pista duas vezes no mesmo ano, mesmo sem as considerações comerciais.

Dos outros, o Vietnã é o que Carey mais deseja salvar, pois, como Zandvoort, é um grande negócio para a Liberty Media, dona da F1. No entanto, encontrar uma nova data para um evento de rua é muito mais difícil do que para um circuito tradicional. Já Xangai e Bahrein são muito mais flexíveis, mas a China é restringida por considerações climáticas quando entramos em novembro.

A opção óbvia é no final da temporada, que atualmente termina em Abu Dhabi em 29 de novembro. No entanto, Abu Dhabi paga pelo privilégio de ser a última corrida - poderia se mudar para uma data posterior, e uma corrida adiada ficaria na posição atual.

Se a corrida que conseguir a vaga no final da temporada for o Bahrein, isso resultaria em uma dupla no Oriente Médio. Por razões óbvias, os dois eventos geralmente não gostariam de estar tão próximos no calendário, mas por que não fazer disso uma virtude e potencialmente atrair fãs de toda a região e ainda mais longe?

Há uma chance de que Abu Dhabi possa ser adiada até 13 de dezembro, criando um pouco mais de espaço para respirar - possivelmente até o suficiente para uma trinca que permita a instalação de duas corridas extras. Mas fazer três corridas seguidas no final do ano, quando as equipes estão de olho em 2021? Não será popular.

Outra opção desagradável é deixar Abu Dhabi onde está e adicionar uma corrida em 22 de novembro, dando aos fãs uma trinca que começa no Brasil. Mas pelo menos a temporada terminaria dentro do cronograma, e duas das corridas seriam próximas. Se nada disso acontecer, o dia 4 de outubro está livre, mas seu uso cria uma série de quatro corridas seguidas. Simplesmente não há espaço suficiente.

Começar em Baku e adicionar a corrida "perdida" de Zandvoort no verão europeu e uma prova no final da temporada nos deixa com um cronograma saudável de 17 corridas - não é uma taxa ruim em um momento em que algumas competições esportivas se perdem completamente.

Um chefe de equipe disse na sexta-feira que 18 corridas é o alvo, mas alcançar isso exigirá alguns compromissos sérios e, possivelmente, algum embaralhamento inesperado das datas existentes. Não vai ser fácil...

Baku, Zandvoort e cia: relembre todos os locais que já receberam provas da F1

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GP de Pescara, 1957

GP de Pescara, 1957
1/72

Foto de: LAT Images

Pescara

1 corrida

Localizado entre Spoltore, Cappelle, Montesilvano e Pescara, era um circuito extremamente rápido graças às suas duas imensas retas, mas também tinha muitas curvas. Passava pelas ruas da cidade e era o mais comprido do mundo, superando Nurburgring.

GP do Marrocos, 1958

GP do Marrocos, 1958
2/72

Foto de: LAT Images

Ain-Diab

1 corrida

Localizado nos subúrbios de Casablanca, este circuito seguia as avenidas da cidade e era bastante rápido. Não havia medidas de segurança para o Grande Prêmio e a morte de Lewis Evans fez com que a Fórmula 1 não voltasse para lá.

GP da Alemanha, 1959

GP da Alemanha, 1959
3/72

Foto de: LAT Images

Avus

1 corrida

Localizado nos subúrbios ocidentais de Berlim, este circuito foi inaugurado em 25 de setembro de 1921. As letras AVUS significam Automobil Verkehr und Übung Strass (concessionária de automóveis e pista de treino).

GP de Portugal, 1959

GP de Portugal, 1959
4/72

Foto de: LAT Images

Monsanto

1 corrida

Localizado nos arredores de Lisboa, consistia em um grande número de curvas, mas tinha desvantagens importantes. Além das faixas de bonde na pista, a corrida também estava programada para o pôr do sol para evitar o sol do meio-dia.

GP da França, 1967

GP da França, 1967
5/72

Foto de: LAT Images

Le Mans

1 corrida

O circuito Bugatti recebeu apenas uma corrida da F1, em 1967. O GP ocorreu três semanas após as 24 Horas de Le Mans. A prova não se mostrou atraente e os pilotos não gostaram muito. Denny Hulme chamou a pista de "Mickey Mouse" por causa de sua forma.

GP dos Estados Unidos, 1984

GP dos Estados Unidos, 1984
6/72

Foto de: Williams F1

Dallas

1 corrida

Localizado nas ruas da cidade, o circuito de Dallas Fair Park era urbano e dividido por avenidas.

GP da Europa, 1993

GP da Europa, 1993
7/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Donington

1 corrida

O circuito de Donington Park, criado em 1935, viu Audi e Mercedes poderosos competirem antes da Segunda Guerra Mundial. E foi sede do Grande Prêmio da Europa de 1993. Por ser estreito, não agradou os pilotos. No entanto, a corrida foi emocionante por causa da chuva, que rendeu show de Ayrton Senna.

GP dos Estados Unidos, 1960

GP dos Estados Unidos, 1960
8/72

Foto de: LAT Images

Riverside

1 corrida

Localizada na Califórnia, a 50 km a leste de Los Angeles, a Riverside International Raceway , inaugurada em 1957, sediou sua primeira corrida de Fórmula 1 em 1958, numa exibição. A categoria retornou a Riverside em 1960, quando houve a única edição oficial.

GP dos Estados Unidos, 1959

GP dos Estados Unidos, 1959
9/72

Foto de: Hazel PR

Sebring

1 corrida

Localizado na Flórida, 220 km a noroeste de Palm Beach, o Sebring International Raceway foi traçado em um antigo campo aéreo militar em 1950. Foi um circuito de pouco interesse para a Fórmula 1, porque é mais famoso por suas corridas de endurance.

GP da Áustria, 1964

GP da Áustria, 1964
10/72

Foto de: LAT Images

Zeltweg

1 corrida

Perto de Knittelfeld, o circuito de Zeltweg Flugplatz estava localizado no aeródromo militar de Zeltweg. Tinha quatro retas e foi o primeiro circuito que hospedou a Fórmula 1 na Áustria.

GP do Pacífico, 1994

GP do Pacífico, 1994
11/72

Foto de: LAT Images

Aida

2 corridas

Localizado perto de Okayama e escondido em um ambiente agradável, no coração de uma paisagem montanhosa e muito arborizada, o Okayama International Circuit é muito bonito e adequado para carros de corrida.

GP de Las Vegas, 1981

GP de Las Vegas, 1981
12/72

Foto de: LAT Images

Caesars Palace

2 corridas

Localizado na cidade de Las Vegas, seu design foi projetado no estacionamento do famoso Cassino "Caesars Palace". Este circuito era mais parecido com uma pista de kart do que de F1. Ele não favorecia a ultrapassagem e girava no sentido anti-horário.

GP do Canadá, 1968

GP do Canadá, 1968
13/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Mont-Tremblant

2 corridas

Localizado a 145 km ao norte de Montreal, este circuito deve seu nome à homônima montanha vizinha. Sua assinatura verdadeira é "Holy Jovite". Seu layout foi inaugurado em 1964. Uma pista lenta que foi danificada devido ao rigoroso inverno canadense. Só recebeu dois GPs.

GP da Bélgica, 1972

GP da Bélgica, 1972
14/72

Foto de: LAT Images

Nivelles

2 corridas

Localizado a 30 km a sudoeste de Bruxelas, Complexe Européen de Nivelles-Baulers não existe mais. Recebeu duas corridas da F1.

GP da Espanha, 1951

GP da Espanha, 1951
15/72

Foto de: LAT Images

Pedralbes

2 corridas

Localizada na cidade de Barcelona, esta pista foi extremamente rápida e totalmente fora do comum em termos de segurança. Foi usada para dois grandes prêmios.

GP de Portugal, 1958

GP de Portugal, 1958
16/72

Foto de: LAT Images

Porto

2 corridas

Localizado no Porto, o Circuito Boavista foi feito nas avenidas da cidade. A rota era implacável para a mecânica porque passava por todos os tipos de terrenos, desde estradas pavimentadas a trilhos de bonde.

GP da África do Sul, 1962

GP da África do Sul, 1962
17/72

Foto de: LAT Images

East London

3 corridas

Localizado a 200 km ao norte de Port Elizabeth, o Prince George Circuit foi projetado no meio das dunas da costa do Oceano Índico. Era composto de curvas principalmente à direita e muito prejudicial para a mecânica devido à areia e calor.

GP dos Estados Unidos, 1989

GP dos Estados Unidos, 1989
18/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Phoenix

3 corridas

Localizado nas ruas da cidade, era um circuito semelhante ao de Detroit. Uma pista com solavancos, curvas em ângulos retos, sem aderência. Girava no sentido anti-horário.

GP da Índia, 2011

GP da Índia, 2011
19/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nova Délhi

3 corridas

O Circuito Internacional de Buddh está localizado em Greater Noida. Ele sediou o Grande Prêmio da Índia de 2011 até 2013. Foi projetado pelo arquiteto Hermann Tilke.

GP da Europa, 2016 (GP do Azerbaijão, de 2017 em diante)

GP da Europa, 2016 (GP do Azerbaijão, de 2017 em diante)
20/72

Foto de: Red Bull Content Pool

Baku

3 corridas

O Circuito de Baku Street foi construído na capital do Azerbaijão. Acolheu o primeiro GP em 2016. Depois de ver os bons resultados obtidos no circuito de rua de Baku, a FIA garantiu a mudança da denominação de GP da Europa para GP do Azerbaijão em 2017.

GP da França, 1965

GP da França, 1965
21/72

Foto de: LAT Images

Clermont-Ferrand

4 corridas

Localizado a 15 km ao sul de Clermont-Ferrand , este circuito, também chamado de Charade, foi inaugurado em 1958. Sua rota era montanhosa e consistia de 51 curvas. Foi muito apreciado pelos pilotos, mas a sua infra-estrutura ao lado de uma montanha, bem como a pista cheia de cascalho, criou muitos problemas.

GP da Espanha, 1969

GP da Espanha, 1969
22/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Montjuïc Park

4 corridas

Localizado em um parque de diversões na cidade, sua rota é dividida em duas partes, uma lenta e outra rápida. As precárias condições de segurança e o acidente de Rolf Stommelen em 1975 apagariam este circuito do calendário da Fórmula 1.

GP do Japão, 1976

GP do Japão, 1976
23/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fuji

4 corridas

Localizado ao pé do Monte Fuji-Yama, o Fuji International Speedway, construído em 1965 e projetado por Don Nichols e Stirling Moss, incluía uma reta muito rápida que levava a uma curva acentuada. Após o acidente fatal do piloto japonês Hiroshi Kazato, a reta foi encurtada, reduzindo a distância do circuito. Nesta configuração, recebeu os eventos de 1976 e 1977. Depois, o GP do Japão deixou de ser disputado. Em seu retorno em 1987, foi para Suzuka.

GP da Coréia do Sul, 2010

GP da Coréia do Sul, 2010
24/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Yeongam

4 corridas

A organização de um GP sul-coreano no condado rural de Yeongam é o resultado de um acordo entre Bernie Ecclestone e Korea Auto Valley Operation. O contrato, anunciado em setembro de 2009, vigiu por sete temporadas, com opção de mais cinco. A primeira corrida ocorreu em outubro de 2010 no Circuito Internacional da Coréia. A construção foi confiada a Hermann Tilke.

GP da Suíça, 1950

GP da Suíça, 1950
25/72

Foto de: LAT Images

Bremgarten

5 corridas

Localizado perto de Berna, este circuito atravessava o parque de Bremgarten. Era rápido, difícil e perigoso, com curvas e mudanças de luz devido às árvores. Depois da tragédia de Le Mans em 1955, a Suíça imediatamente proibiu todas as corridas de automóveis em seu território, e o circuito foi abandonado.

GP da Grã-Bretanha, 1955

GP da Grã-Bretanha, 1955
26/72

Foto de: Bernard Cahier

Aintree

5 corridas

Localizado a nordeste de Liverpool, o Aintree Motor Racing Circuit foi usado na década de 1950, quando o GP da Inglaterra foi realizado alternadamente em Silverstone e em outro percurso. Esta pista fazia parte do hipódromo em que se celebra o Grand National de Steeple Chase e foi inaugurada em 1954.

GP da Europa, 2008

GP da Europa, 2008
27/72

Foto de: XPB Images

Valência

5 corridas

A criação do Circuito Urbano de Valência estava alinhada com duas tendências: a primeira impulsionada por Bernie Ecclestone, que queria aumentar o número de corridas; e a segunda foi a recuperação da popularidade da Fórmula 1 na Espanha, após os sucessos de Fernando Alonso. Em 2007, a Valmor Sport assinou um acordo com Ecclestone para organizar o GP da Europa por 5 anos.

GP da Rússia, 2014

GP da Rússia, 2014
28/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Sochi

5 corridas

Ecclestone tem excelentes relações com o presidente russo Vladimir Putin, que queria colocar seu país na vanguarda do cenário esportivo internacional. A organização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, no início de 2014, ofereceu uma grande oportunidade. No complexo olímpico de Sochi, no Mar Negro, o Sochi International Street Circuit foi construído para abrigar o GP de Fórmula 1. O contrato foi assinado com a FOM em 2010.

GP da França, 1952

GP da França, 1952
29/72

Foto de: LAT Images

Rouen-les-Essarts

5 corridas

Localizado a 12 km ao sul de Rouen, foi inaugurado em 1950 e substituiu um pequeno circuito, construído antes da Segunda Guerra Mundial. A chicane do Novo Mundo é o lugar mais espetacular do circuito. Em 1957, tornou-se ainda mais rápido com a adição de três sequências. A morte de Jo Schlesser em 1968 foi fatal para a pista, que não foi mais usada pela Fórmula 1.

GP da Suécia, 1973

GP da Suécia, 1973
30/72

Foto de: LAT Images

Anderstorp

6 corridas

Localizado a 80 km ao sul de Jonkoping, o Scandinavian Raceway segue a pista do aeródromo em que foi construído. É o maior e mais moderno circuito da Escandinávia. É uma rota bastante lenta, com pequenas retas e curvas angulares constantes.

GP da França, 1974

GP da França, 1974
31/72

Foto de: David Phipps

Dijon-Prenois

6 corridas

Localizado a 15 km a oeste de Dijon, este magnífico circuito foi inaugurado em 1972. Ele oferece uma rota montanhosa impressionante. Seu único defeito é o comprimento. Muito curto, os retardatários são rapidamente atingidos pelos primeiros.

GP dos Estados Unidos, 1982

GP dos Estados Unidos, 1982
32/72

Foto de: LAT Images

Detroit

7 corridas

Localizado nas ruas da cidade, é um circuito urbano com curvas de ângulo reto. A superfície da pista é plana como um terreno baldio. Tem curvas cegas, placas de esgoto às dezenas, e arquibancadas próximas. Era preciso ter muito cuidado para não bater.

GP da Espanha, 1986

GP da Espanha, 1986
33/72

Foto de: XPB Images

Jerez

7 corridas

Localizado a 35 km ao norte de Cádiz, o Circuito de Jerez de la Frontera é uma pista sinuosa e técnica, mas também tem uma superfície bastante acidentada. É um circuito que alguns pilotos descrevem como lento e desinteressante.

GP dos Estados Unidos, 2012

GP dos Estados Unidos, 2012
34/72

Foto de: Rainier Ehrhardt

Austin

7 corridas

Como na maioria dos novos locais, o Circuito das Américas foi projetado por Herman Tilke. Alguns pontos lembram outros traçados. Encontramos a série Maggots-Becketts-Chapel de Silverstone, as curvas do estádio de Hockenheim e curvas à esquerda de Istambul.

GP da Turquia, 2005

GP da Turquia, 2005
35/72

Foto de: Ferrari Media Center

Istambul

7 corridas

Localizado a 17 km de Istambul, o Istanbul Park tem 5.378 km e 14 curvas. Teve seu primeiro evento internacional por ocasião do Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. A parte mais difícil da rota é a combinação das curvas 9 e 10, muito rápidas à esquerda.

GP dos Estados Unidos, 1976

GP dos Estados Unidos, 1976
36/72

Foto de: LAT Images

Long Beach

8 corridas

Localizado nas ruas da cidade, é o circuito urbano de maior sucesso nos Estados Unidos. Apesar dos buracos, das placas de esgoto e das paredes de concreto, a rota é interessante por causa das curvas muito rápidas com uma chicane muito lenta. A reta foi encurtada em 1982 e uma chicane apareceu no centro. A parte mais lenta da rota também foi modificada.

GP do Canadá, 1967

GP do Canadá, 1967
37/72

Foto de: LAT Images

Mosport Park

8 corridas

Localizado a 100 km a nordeste de Toronto, o Mosport International Raceway foi inaugurado em 1961. Situado às margens do Lago Ontário, tem um porte bastante robusto e rápido, mas sofre o mesmo problema que seu antecessor (Mont Tremblant): a geada destrói o asfalto e, além disso, a segurança é questionável. Por estas razões, o circuito foi abandonado pela Fórmula 1 em 1978.

GP da Espanha, 1968

GP da Espanha, 1968
38/72

Foto de: LAT Images

Jarama

9 corridas

Localizado a 30 km ao norte de Madri, o Circuito de Jarama oferece uma rota interessante e muito sinuosa, favorecendo um forte ajuste aerodinâmico. Quando abriu em 1967, forneceu uma infraestrutura muito moderna para a época.

GP da Bélgica, 1973

GP da Bélgica, 1973
39/72

Foto de: LAT Images

Zolder

10 corridas

Localizado a 60 km a nordeste de Bruxelas, este circuito foi inaugurado em 1965 e era relativamente rápido. Teve a morte de um mecânico, que foi atropelado pela Williams de Carlos Reutemann devido à estreiteza do pit lane. O importante trabalho em Spa-Francorchamps condenou este circuito.

GP do Brasil, 1978

GP do Brasil, 1978
40/72

Foto de: LAT Images

Jacarepaguá

10 corridas

Localizado nos subúrbios do Rio de Janeiro, o autódromo de Jacarepaguá foi construído em 1978 em um pântano seco. A pista não tinha características técnicas notáveis e era muito acidentada, com clima muito úmido e quente, o que dificultava as condições da corrida. Muitos pilotos desmaiaram após os GPs. O Autódromo Internacional Nelson Piquet já foi destruído.

GP de Abu Dhabi, 2009

GP de Abu Dhabi, 2009
41/72

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Yas Marina

10 corridas

Sob o patrocínio da Aldar Properties, Hermann Tilke construiu a nova pista na ilha de Yas, daí o nome Yas Marina. O circuito é na verdade um elemento de um complexo turístico gigantesco que inclui uma marina, spas, hotéis, instalações esportivas e, especialmente, o parque temático da Ferrari. O GP de Abu Dhabi é único porque começa à luz do dia, às 17 horas, e termina à noite. Assim, um enorme sistema de iluminação foi instalado.

GP da França, 1950

GP da França, 1950
42/72

Foto de: LAT Images

Reims

11 corridas

Localizado a 7 km de Reims, o Circuito de Reims-Gueux tinha a forma de um triângulo entre as aldeias de Le Thillois e Gueux.

GP da Austrália, 1985

GP da Austrália, 1985
43/72

Foto de: Williams F1

Adelaide

11 corridas

Localizado nas ruas da cidade, o Circuito de Adelaide Street é muito diferente de outras rotas urbanas modernas. Está a meio caminho da cidade em Rymill Park. É apreciado por pilotos pela atmosfera amigável. Em 1991, teve sua corrida interrompida após 14 voltas. É até hoje a prova mais curta da história da Fórmua 1.

GP de Singapura, 2008

GP de Singapura, 2008
44/72

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Singapura

11 corridas

O Grande Prêmio é realizado no layout urbano da cidade no Circuito Marina Bay Street, o primeiro a hospedar uma corrida de Fórmula 1 à noite graças à iluminação artificial composta por cerca de 1.500 lâmpadas de 2.000 watts.

GP da Áustria, 1997

GP da Áustria, 1997
45/72

Foto de: LAT Images

Spielberg

12 corridas

Antigo Österreichring, o Red Bull Ring (anteriormente conhecido como A-1 Ring) é uma versão atualizada e remodelada do famoso circuito. Está situado nas montanhas verdes da província da Estíria, unida pelas cidades de Viena, Salzburgo e Graz.

GP de Portugal, 1984

GP de Portugal, 1984
46/72

Foto de: Williams F1

Estoril

13 corridas

Localizado a 31 km a oeste de Lisboa e a poucos quilômetros do Oceano Atlântico, o Autódromo Fernanda Pires da Silva mudou consideravelmente desde a sua criação. Com uma longa reta e uma sucessão de curvas técnicas, a pista portuguesa oferece aos pilotos uma grande variedade de dificuldades.

GP da Grã-Bretanha, 1964

GP da Grã-Bretanha, 1964
47/72

Foto de: LAT Images

Brands Hatch

14 corridas

Localizado a 30 km de Londres, este circuito foi inaugurado em 1948 e completamente remodelado em 1960. Está localizado nas paisagens verdes de Kent e é muito exigente para suspensões.

GP da França, 1971

GP da França, 1971
48/72

Foto de: Lucien Harmegnies

Le Castellet

15 corridas

Localizado 39 km de Marselha, o circuito Paul Ricard High Tech Test Track é lendário. Oferece uma ampla gama de tecnologias para fazer a pista tão segura quanto possível atualmente. Foi redesenhado após a morte de Elio De Angelis em 1986.

GP do Bahrein, 2004

GP do Bahrein, 2004
49/72

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Sakhir

15 corridas

Localizado perto de Manama, o Bahrain International Circuit é um projeto nacional iniciado pela dinastia real dominante. A rota foi projetada pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. Com dez curvas e quatro retas, oferece aos condutores várias possibilidades de ultrapassagem. Pequena desvantagem: a areia.

GP da China, 2004

GP da China, 2004
50/72

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Xangai

16 corridas

A infraestrutura deste circuito é gigantesca. A primeira curva "nunca termina". De resto, parece muito com as pistas do Bahrein e da Áustria, também projetadas por Tilke.

GP da França, 1991

GP da França, 1991
51/72

Foto de: Eric Gilbert

Magny-Cours

18 corridas

Localizado a 12 km ao sul de Nevers, o Circuito de Nevers Magny-Cours está localizado nas fronteiras da Borgonha. Originalmente chamado de circuito Jean Behra, foi construído em 1961.

GP da Áustria, 1970

GP da Áustria, 1970
52/72

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Österreichring

18 corridas

Localizado perto de Knittelfield, este circuito foi projetado especialmente para a F1 em 1970. O Österreichring foi construído no pé das montanhas próximas. Foi usado até 1987, quando a preocupação com a segurança do circuito fez com que ele deixasse o calendário. Foi substituído pelo Red Bull Ring, no mesmo lugar.

GP dos Estados Unidos, 1950

GP dos Estados Unidos, 1950
53/72

Foto de: IndyCar Series

Indianápolis

19 corridas

A 10 km a noroeste da capital de Indiana, o Indianapolis Motor Speedway é famoso pelos 500 Milhas de Indianápolis.

GP do México, 1963

GP do México, 1963
54/72

Foto de: LAT Images

Cidade do México

19 corridas

Foi inaugurado em 1962. Após a invasão do público na pista, na década de 1970, a Fórmula 1 foi retirada no México. Voltou na década de 80 com um layout redesenhado e com o nome do Autódromo Hermanos Rodríguez. Em 2015, com um design moderno, a F1 retornou pela terceira vez para a Cidade do México.

GP da Malásia, 1999

GP da Malásia, 1999
55/72

Foto de: LAT Images

Kuala Lumpur

19 corridas

Localizado ao sul de Kuala Lumpur, o Circuito Internacional de Sepang é ultramoderno. Desde 1999, é muito popular entre os pilotos. É um circuito com curvas agradáveis, longas retas e tomadas de alta. A infraestrutura foi construída com recursos colossais. Desta forma, os stands com um design futurista podem acomodar até 100.000 espectadores. O tempo é um desafio, devido ao clima tropical e o calor, ruins para a mecânica.

GP da Argentina, 1953

GP da Argentina, 1953
56/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Buenos Aires

20 corridas

Localizado nos subúrbios de Buenos Aires, o autódromo foi construído em terreno plano. Tem a particularidade de propor várias configurações. Ao longo dos anos, recebeu várias melhorias e modificações até 1955. Não tendo completado o trabalho adicional exigido pela FIA, foi abandonado pela Fórmula 1 em 1998.

GP da África do Sul, 1967

GP da África do Sul, 1967
57/72

Foto de: LAT Images

Kyalami

20 corridas

Localizado a 25 km de Joanesburgo, foi inaugurado em 1962, era muito rápido e requeria a velocidade máxima dos carros. Em 1985, foi retirado do calendário por razões políticas. Retornou em 1992 com um novo design, encurtado e muito mais lento e sinuoso.

GP dos Estados Unidos, 1961

GP dos Estados Unidos, 1961
58/72

Foto de: LAT Images

Watkins Glen

20 corridas

Localizado a 300 km a noroeste de Nova York, o Watkins Glen International foi criado em 1956. Basicamente, é um circuito muito rápido. Em 1971, foi remodelado para tornar a pista maior e aumentar as arquibancadas. Após o acidente de François Cevert em 1973, uma chicane foi adicionada em 1975.

GP da Austrália, 1996

GP da Austrália, 1996
59/72

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Albert Park

24 corridas

Este circuito oferece ao piloto um ambiente excepcional. Seu design é rápido, muito variado e com belas sequências. Infelizmente, a limpeza nem sempre é adequadas, dada a localização.

GP da Itália (depois San Marino), 1980

GP da Itália (depois San Marino), 1980
60/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ímola

27 corridas

Foi construído em 1950. Para a temporada de 1980, a Fórmula 1 deixou Monza para visitar Imola. Foi um sucesso, oferecendo uma trilha rápida, com ótimas sequências. Para 1981, a F1 retornou a Monza, mas foi organizado o 1º GP de San Marino. Após as mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger em 1994, o circuito foi modificado, fazendo com que o circuito perdesse sua essência.

GP da Espanha, 1991

GP da Espanha, 1991
61/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Barcelona

28 corridas

Localizado a 20 km a nordeste de Barcelona e construído no início dos anos 90, o Circuito de Barcelona-Catalunya faz parte do calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 1991. Possui uma reta muito longa. É muito solicitado para os testes de pré-temporada.

GP do Japão, 1987

GP do Japão, 1987
62/72

Foto de: LAT Images

Suzuka

30 corridas

Localizado a 150 km a leste de Osaka, o Circuito Internacional de Suzuka é o único em forma de oito, com uma ponte sobre a pista. Muitas vezes é o evento decisivo dos campeonatos. A pista japonesa é apreciada por todos. Requer condução limpa e técnica.

GP da Holanda, 1952

GP da Holanda, 1952
63/72

Foto de: LAT Images

Zandvoort

30 corridas

Localizado a 25 km de Amsterdã, o Circuit Park Zandvoort foi inaugurado em 1948. Atravessa as dunas do Mar do Norte, é muito rápido, consistindo de longas retas e curvas rápidas. A condição da pista, a areia e a fraca drenagem da água da chuva forçaram os organizadores a tirarem Zandvoort do calendário da F1.

GP da Hungria, 1986

GP da Hungria, 1986
64/72

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Hungaroring

33 corridas

Localizado a 20 km a nordeste de Budapeste, Hungaroring tem apenas uma reta: a das arquibancadas. As opiniões são divididas.

GP da Alemanha, 1970

GP da Alemanha, 1970
65/72

Foto de: LAT Images

Hockenheim

36 corridas

Localizado a 25 km a sudoeste de Heidelberg, Hockenheimring é a antiga pista de testes da Mercedes. Foi a mais rápida do campeonato junto com Monza até 2002. Tem uma reta sem fim que corta a floresta e é bastante estreita. As mortes de Jim Clark em 1968 e de Patrick Depailler em 1981 levaram os organizadores a alterar o traçado para reduzir a velocidade. Anos depois, mais alterações foram feitas. Ainda assim é um circuito muito rápido.

GP do Brasil, 1973

GP do Brasil, 1973
66/72

Foto de: David Phipps

Interlagos

36 corridas

O Autódromo José Carlos Pace tem a distinção de ter conseguido combinar o máximo desenvolvimento com o mínimo de espaço. É uma via rápida, girando no sentido anti-horário, com longas retas e longas curvas em um raio constante, o que oferece, entre outras coisas, uma diferença significativa na altitude. O Mergulho, que leva à reta dos boxes, é tão íngreme quanto a Raidillon em Spa, por exemplo. Como a condição da pista se deteriorou ao longo dos anos, Interlagos foi substituída por Jacarepaguá. Mas a F1 voltou a São Paulo em 1990. O comprimento da pista foi reduzido pela metade, com a inclusão do "S do Senna" e a retirada do velho retão.

GP do Canadá, 1978

GP do Canadá, 1978
67/72

Foto de: LAT Images

Montréal

39 corridas

Localizado na ilha Notre-Dame em Montreal, este circuito foi renomeado para Circuit Gilles Villeneuve após a morte do piloto canadense. Consiste em retas longas com chicanes lentas e intermediárias. Requer muita frenagem.

GP da Alemanha, 1951

GP da Alemanha, 1951
68/72

Foto de: LAT Images

Nürburgring

40 corridas

Localizado no maciço de Eifel, perto de Adenau, a 50 km de Bohn, o novo circuito de Nurburgring não tem nada a ver com o ancestral Nordschleife (circuito norte). O "Inferno Verde" é considerado muito perigoso desde o acidente que queimou Niki Lauda nos anos 70.

GP da Bélgica, 1950

GP da Bélgica, 1950
69/72

Foto de: LAT Images

Spa-Francorchamps

51 corridas

Localizado a 50 km ao sul de Liège, Spa-Francorchamps entusiasma os pilotos com seu layout que combina longas retas e curvas técnicas e rápidas. Entre a área verde e o relevo mais acentuado, oferece a rota mais longa de todos os atuais circuitos de Fórmula 1.

GP da Grã-Bretanha, 1950

GP da Grã-Bretanha, 1950
70/72

Foto de: LAT Images

Silverstone

52 corridas

Localizado a 50 km de Northampton, o circuito de Silverstone está situado no coração da Inglaterra. Seu design oferece duas longas retas e uma mistura inteligente de curvas lentas e rápidas. É cercado pelas sedes das equipes de F1, incluindo Williams, Renault e McLaren. Este ex-aeródromo é muitas vezes palco de corridas muito competitivas. Em 1991, foi considerado muito rápido e os organizadores decidiram adicionar chicanes em todos os lugares.

GP de Mônaco, 1950

GP de Mônaco, 1950
71/72

Foto de: LAT Images

Mônaco

65 corridas

Localizado nas ruas do Principado, este circuito é sem dúvida o mais lendário da F1. Os pilotos não têm margem para erros. Adorado por alguns, odiado por outros, não deixa ninguém indiferente. Foi modificado várias vezes desde 1950 para reduzir a velocidade dos carros que entram na cidade.

GP da Itália, 1950

GP da Itália, 1950
72/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Monza

68 corridas

Localizado a 20 km ao norte de Milão, o lendário Autódromo Nazionale di Monza consiste em longas retas, intercaladas com chicanes e curvas rápidas, tornando-se a pista mais rápida da F1. Tinha um oval, que agora está abandonado. Recebeu muitas modificações, projetadas para retardar seu rumo ultra-rápido.

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Categoria Fórmula 1
Autor Adam Cooper