Recomendado para você

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

Corrida em Austin mostrou que era possível extrair mais potencial do carro rebaixando o SF-25 ainda mais

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren

Mynt

Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual

Ninguém está falando sobre isso, mas há notícias interessantes sobre a Ferrari. No domingo do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, a Scuderia conseguiu um terceiro e um quarto lugares depois de uma sexta-feira muito ruim.

Leia também:

Os treinos livres em Austin mostraram um carro da Scuderia com problemas (Charles Leclerc também parou devido a uma falha na transmissão) e o quali da sprint deixou claras as dificuldades de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, que lutaram com um SF-25 lento, mas também difícil de pilotar, tanto que o inglês ficou em oitavo e o monegasco em décimo, a nove décimos do topo. 

Parecia que a tendência negativa estava destinada a continuar, enquanto na pequena corrida encontramos uma Ferrari inesperadamente positiva.

É verdade que quatro dos carros que haviam se classificado à frente da Scuderia (Lando Norris, Oscar Piastri, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso) acabaram abandonando a corrida na primeira volta, mas não há dúvida de que o ritmo de corrida mostrado nas 11 voltas das 19 não afetadas pelos safety cars foi, no mínimo, encorajador. 

Charles Leclerc, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari

Foto de: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images

Mas o que aconteceu com o SF-25? Sabemos que o monoposto sofre particularmente na volta rápida, enquanto, além dos problemas endêmicos do carro, ele se defende melhor na corrida. Os dados coletados, especialmente em termos de desgaste dos pneus, foram muito positivos, tanto que levaram os engenheiros de pista dirigidos por Matteo Togninalli a ousar na classificação de sábado à tarde. 

É claro que Leclerc trabalhou durante a corrida nas configurações do diferencial para encontrar um pouco mais de tração, mas as escolhas decisivas vieram depois, quando o parque fechado foi reaberto, permitindo que a configuração fosse revisada com base nas informações coletadas. 

E o aspecto mais marcante que surgiu dessa vez foi que os engenheiros da Scuderia perceberam que uma Ferrari excessivamente conservadora havia sido escolhida, temendo a superfície particularmente ondulada da pista do Texas, para um asfalto que se deforma ano após ano devido ao lençol freático que fica sob algumas seções da pista. 

Si prepara la SF-25 di Leclerc per le qualifiche con un setup più estremo

O SF-25 de Leclerc se prepara para a qualificação com uma configuração mais extrema

Foto de: Ronaldo Schemidt / AFP via Getty Images

Com coragem, decidiu-se diminuir a distância do solo do SF-25, enquanto os rivais, que haviam batizado configurações mais extremas, foram forçados a elevar seus carros, perdendo um pouco de downforce para não temer um desgaste exagerado da prancha que poderia ter levado a exclusões como a de Hamilton na China. 

Vimos uma Scuderia que foi contra a tendência em comparação com as outras equipes de ponta, recuperando uma competitividade que parecia ter desaparecido. É claro que, no final da classificação, a Ferrari ainda era a terceira força, atrás da Red Bull e da McLaren, mas a diferença havia caído em até sete décimos, tanto que estava a apenas seis milésimos do MCL39 de Lando Norris, o segundo colocado. Uma enormidade para essa F1

A equipe de Maranello estava no caminho certo e, apesar dos temores de outros, a McLaren, acima de tudo, não teve medo de desgastar a prancha no asfalto irregular da pista. 

A execução perfeita da classificação, acompanhada também pelos tempos de saída dos boxes, procurou permitir aos dois pilotos uma volta de configuração limpa que lhes permitisse trazer seus pneus para a janela de operação correta. As expectativas da classificação também foram confirmadas de forma brilhante na corrida. 

Leclerc largou com um conjunto de pneus macios justamente com a intenção de colocar as rodas na frente das de Norris: o monegasco foi perfeito e somente no final, quando a vantagem do composto macio foi conquistada por Lando, a McLaren assumiu a ponta. 

Vimos um Charles muito consistente, sem a menor mancha, apoiado por um SF-25 que finalmente conseguiu causar uma boa impressão. Lewis Hamilton, um pouco menos à vontade com o carro mais radical, ainda assim terminou em quarto lugar, à frente do MCL39 do líder Piastri

Lewis Hamilton, Ferrari

Lewis Hamilton, Ferrari

Foto de: Mark Thompson / Getty Images

A Ferrari demonstrou seu orgulho ao confirmar a confiança que o presidente John Elkann depositou em Fred Vasseur e sua equipe. Uma lufada de ar fresco que é boa para o moral de toda a equipe. Agora vem o México. A corrida será disputada em altitude (mais de 2.200 metros), onde o ar é muito rarefeito. Velocidades surpreendentes serão alcançadas apesar de as asas terem carga aerodinâmica máxima.

No circuito dedicado aos irmãos Rodriguez, a Ferrari havia vencido sua última corrida no ano passado com Carlos Sainz. As simulações dizem que a Scuderia pode aspirar a repetir um fim de semana positivo, mas não é certo que os rivais terão que correr tão alto como fizeram nos Estados Unidos...

MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25

Ouça versão áudio do Podcast:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - EXCLUSIVO: Asas flexíveis podem ser permitidas em 2026
Próximo artigo F1 - McLaren relembra 'fantasma' da disputa Hamilton x Alonso: "Este ano pode acabar como 2007"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros