Recomendado para você

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

WRC
WRC
Rally da Arábia Saudita
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

Análise técnica: O que é "Lift and Coast" e por que isso é uma 'pedra no sapato' da Ferrari na F1?

Quais são as causas e as consequências da instrução de tirar o pé do acelerador e deixar o carro 'flutuar' em sua própria velocidade?

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton

Mynt

Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual

O "Lift and Coast" é uma técnica comum de gerenciamento de energia e temperatura na Fórmula 1, mas, no caso da Ferrari SF-25, a necessidade dessa estratégia é visivelmente maior do que a de outras equipes, Em sua lógica básica, o 'LiCo' baseia-se em tirar o pé do acelerador antes do ponto de frenagem e deixar o carro seguir com o próprio impulso. Assim, tanto o motor quanto os freios têm a chance de esfriar.

Leia também:

Além disso, o carro chega à entrada da curva com menos velocidade e peso, o que evita o desgaste excessivo da prancha do assoalho por atrito com o solo. A Ferrari utilizou o LiCo durante toda a temporada para proteger os freios e a prancha.

No GP da Espanha, o objetivo do LiCo era passar nas verificações de fim de corrida da FIA protegendo a prancha, especialmente devido à alta velocidade na curva 1 e ao asfalto irregular.

No entanto, na Áustria foi diferente: No início da corrida, quando o carro estava cheio de combustível e pesado, o LiCo foi solicitado em todas as curvas. Dessa vez, o problema foi o superaquecimento do sistema de freios. 

Ferrari ön fren

Freio dianteiro da Ferrari

Foto: Giorgio Piola

Os problemas de frenagem da Ferrari chamaram a atenção pela primeira vez no GP do Bahrein de 2024, quando os freios dianteiros de Leclerc apresentaram superaquecimento. Desde então, o carro de Leclerc tem sido alvo de solicitações de LiCo mais frequentes.

A FIA chegou a inspecionar o sistema de frenagem da Ferrari durante as verificações técnicas após o GP da Espanha. Foram levantadas suspeitas de frenagem assimétrica, mas não foram encontradas irregularidades.

O motivo pelo qual o problema de frenagem é mais frequente no carro de Charles Leclerc é que o piloto de Mônaco prefere uma configuração que prioriza o deslizamento da traseira do carro. Isso exerce mais pressão sobre os freios dianteiros, o que faz com que Leclerc seja instruído a "Lift and Coast" com mais frequência.

Lewis Hamilton, por outro lado, expressou repetidamente sua insatisfação com os freios desde que entrou para a Ferrari. Finalmente, após o GP da Áustria, ele declarou abertamente: "Esses freios ainda são um problema", trazendo o problema de volta à pauta.

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari, Lewis Hamilton, Ferrari

Foto: Sam Bloxham / Motorsport Images

A próxima corrida, em Silverstone, é um circuito menos exigente em termos de freios. Devido ao clima mais frio e à natureza da pista, o motivo da aplicação do LiCo dessa vez pode não ser os freios, mas a altura do assoalho e o desgaste da prancha.

No entanto, a nova atualização da base introduzida na Áustria pode permitir que a Ferrari gerencie melhor essa situação. Como resultado, o desempenho da Scuderia é limitado pelo gerenciamento do freio e da prancha, o que impede que o carro seja usado agressivamente nas curvas durante toda a corrida, limitando o desempenho.

Com a última grande atualização chegando a Silverstone depois da Áustria, a Ferrari pretende resolver totalmente esse problema e garantir o segundo lugar no campeonato.

ENTREVISTA: DIOGO MOREIRA detalha 1ª VITÓRIA na Moto2! TÍTULO vem aí? MARC triunfa, Martín AMEAÇADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST fala tudo sobre VITÓRIA de DIOGO MOREIRA na Moto2 e mais um triunfo de MARC MÁRQUEZ:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Sauber confirma que terá mais atualizações em Silverstone
Próximo artigo F1 - Ex-diretor da Williams defende reclamações de Hamilton: "O que está acontecendo na Ferrari?"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros