Recomendado para você

F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Conheça o 'plano de três etapas' da Audi para se tornar campeã mundial
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Geral
Geral
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda
Segunda temporada da A2RL vai agitar Abu Dhabi

Segunda temporada da A2RL vai agitar Abu Dhabi

Patrocinado
Patrocinado
Segunda temporada da A2RL vai agitar Abu Dhabi
F1: Piastri revela impacto real de controvérsia de Monza e elogia postura da McLaren perante à briga 'caseira'

F1: Piastri revela impacto real de controvérsia de Monza e elogia postura da McLaren perante à briga 'caseira'

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Piastri revela impacto real de controvérsia de Monza e elogia postura da McLaren perante à briga 'caseira'
F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber

F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber
F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026

F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026
Últimas notícias

Andretti: F1 deveria ter 3º carro para pilotos convidados

Campeão de 1978 acredita que categoria deva utilizar entradas extras para ganhar popularidade em países como os EUA

Antonio Giovinazzi, Ferrari SF71H, leads Brendon Hartley, Toro Rosso STR13

Lenda da Fórmula 1, Mario Andretti acredita que as principais equipes do campeonato devam ter terceiros carros para pilotos convidados em determinados GPs.

O campeão mundial de 1978 teve sua primeira oportunidade na F1 nesta situação. E depois de ler a recente sugestão do chefe da Mercedes, Toto Wolff, de que equipes deveriam ter terceiros carros para os jovens pilotos, Mario quer que isso seja reintroduzido.

Em 1968, então líder da USAC IndyCar, Andretti guiou um terceiro carro da Lotus no GP dos Estados Unidos, em Watkins Glen, conquistando a pole position.

Leia também:

Três anos depois, ele dirigiu um terceiro carro da Ferrari em sete corridas, conquistando sua primeira vitória no GP da África do Sul;

"Estamos sempre buscando um ângulo para tentar promover a F1 de maneira diferente e tentar alcançar torcedores", disse Andretti ao Motorsport.com.

"Primeiro de tudo, foi assim que consegui entrar. Colin Chapman me deu um lugar em um time top em um carro competitivo, e essa é a razão pela qual eu estive na pole em um terceiro carro. Ganhei minha primeira corrida na África do Sul com um terceiro carro da Ferrari.”

"O meu ponto é que isso lançou minha carreira, porque eu tive um carro competitivo debaixo de mim.”

"A grande coisa para a F1 nos Estados Unidos é chegar a outra base de fãs. Você pode imaginar a promoção se Josef Newgarden, como campeão da IndyCar, fosse convidado pela Mercedes, ou pela Ferrari, ou pela Red Bull para pilotar um terceiro carro para o GP dos Estados Unidos? Mais 40 mil pessoas provavelmente comprariam ingressos.”

"Você pode se esconder atrás de coisas como a situação do motor, mas você pode trabalhar. O carro convidado poderia não somar pontos, por exemplo.”

"Não seria uma maneira interessante de aumentar a popularidade? Traga um piloto chinês, um piloto japonês. Qualquer país diferente para o qual você fosse, se tivesse um piloto estrela que a equipe estivesse disposta a dar uma oportunidade. Pelo menos mantenha a porta aberta para essa possibilidade.”

"Eu percebo que os tempos mudam, mas você pode imaginar o valor da promoção para o esporte? Eu acho que é imensurável."

A Andretti entende por que as equipes de meio de grid não querem ver entradas extras dos três primeiros colocados no grid, mas insiste que o valor do terceiro carro para a F1 é mais significativo.

"Concorrência é competição. Você está olhando para o quadro geral", acrescentou.

"Se de repente você tem que pensar em favorecer uma equipe, não é isso que faz você crescer. Você tem que usar cada bala na arma que puder para tentar avançar. Se a coisa se tornar mais popular, as equipes menores terão uma chance maior de conseguir um patrocinador maior também.”

"Qualquer equipe obviamente teria a oportunidade, não apenas as melhores equipes, mas qual é o objetivo de um atual campeão da Indy ir para a Sauber ou para a Haas, onde sua única chance talvez seja um top 10?"

"Quem for convidado também pode ter uma performance desastrosa, mas que assim seja. É disso que se trata."

Artigo anterior Graças a Stroll, Force India terá inovações em Singapura
Próximo artigo Sainz: "Singapura é nossa melhor oportunidade do ano"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros