Conteúdo especial

Exclusivo: Piquet desmente e confirma verdades e mitos de carreira

Em entrevista exclusiva, aniversariante do sábado fala se foi o inventor do cobertor térmico de pneus, se vetou Ayrton Senna na Brabham e de quando fez xixi antes de largada de uma prova

Nelson Piquet, Brabham

Nelson Piquet, Brabham

Sutton Motorsport Images

O mundo do automobilismo está em festa. Tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet completou 67 anos neste sábado, trazendo consigo, além da idade, muitas histórias para contar.

Embora tenha uma fama de falastrão, Piquet ostenta em seu currículo algo além resultados, mas feitos que o colocam como um dos maiores gênios do esporte a motor.

Leia também:

Em entrevista exclusiva para Felipe Motta, editor-chefe do Motorsport.com Brasil, em sua garagem, em Brasília, Piquet esclarece algumas histórias que são atribuídas a ele, como ter vetado Ayrton Senna na Brabham.

Capacete

O item de segurança mais estilizado dos pilotos é também lugar de colocar suas marcas pessoais, preferências ou homenagens. Mas a história da icônica pintura, com gotas laranja com fundo branco, é mais simples do que parece.

“Eu tinha um capacete branco, quando começou a moda de pinturas e mandei para um amigo meu de Brasília”, disse Piquet. “Ele me mandou com três gotas, uma virada para trás e duas para frente, e no meio da gota, uma lista preta.”

“Comecei a correr e meu pai não poderia saber, então usei o nome da minha mãe e ainda escrito errado (Piket). Depois, eu mesmo que pintava e escolhia a cor errada, do laranja virou vermelho, da faixa preta virou vermelha, sempre por acaso.”

Confira imagens de Piquet na Brabham

Nelson Piquet, Brabham BT48 Alfa Romeo

Nelson Piquet, Brabham BT48 Alfa Romeo

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT48

Nelson Piquet, Brabham BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT48

Nelson Piquet, Brabham BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT48

Nelson Piquet, Brabham BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT48

Nelson Piquet, Brabham BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT49

Nelson Piquet, Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT49

Nelson Piquet, Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT49

Nelson Piquet, Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT49

Nelson Piquet, Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet

Nelson Piquet

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Nelson Piquet, Brabham BT49C-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BMW

Nelson Piquet, Brabham BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT49D Ford

Nelson Piquet, Brabham BT49D Ford

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT50

Nelson Piquet, Brabham BT50

Foto de: David Phipps

Nelson Piquet, Brabham, Keke Rosberg, Williams e Alain Prost, Renault

Nelson Piquet, Brabham, Keke Rosberg, Williams e Alain Prost, Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT52 BMW

Nelson Piquet, Brabham BT52 BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet

Nelson Piquet

Nelson Piquet, Brabham BMW

Nelson Piquet, Brabham BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT52 BMW

Nelson Piquet, Brabham BT52 BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BMW BT52

Nelson Piquet, Brabham BMW BT52

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW, Alain Prost, McLaren MP4/2 TAG

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW, Alain Prost, McLaren MP4/2 TAG

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW

Nelson Piquet, Brabham BT53 BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet

Nelson Piquet

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Nelson Piquet, Brabham BT54 BMW

Nelson Piquet, Brabham BT54 BMW

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet

Nelson Piquet

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Nelson Piquet, Brabham BT54 BMW

Nelson Piquet, Brabham BT54 BMW

Foto de: LAT Images

30

Veto a Senna na Brabham

De 1978 a 1985, Piquet esteve à frente na Brabham, equipe que foi comandada pelo futuro mandachuva da F1, Bernie Ecclestone. Um jovem piloto brasileiro estava para subir para a F1 para o ano de 1984: Ayrton Senna. Mesmo após realizar testes na Brabham, Senna acabaria fazendo sua primeira temporada pela Toleman. Uma das histórias era de que Piquet teria vetado o compatriota no time.

Mas “Nelsão” nega que isso tenha ocorrido: “Não vetei. A Parmalat não queria dois brasileiros na mesma equipe, eles gostariam de um brasileiro e um italiano e por isso optaram pelo Riccardo Patrese.”

Piquet inventor

É muito comum o fã da F1 observar que antes de qualquer corrida das principais categorias do automobilismo, cobertores elétricos que envolvem os pneus, mas mal sabem que a ideia de aquecer a borracha antes mesmo da volta de apresentação foi de Piquet, que explicou toda a história.

“Fui correr na Inglaterra em 1978 (pela F3 Britânica) com muito frio. O carro ficava estacionado na grama. Por uma questão de horário, o carro saia de lá, alinhava no grid e largava. Perdi uma corrida por não ter esquentado o carro direito e nós bolamos uma tenda que ficava acima do carro com um ‘esquentador’ de casas – que hoje é até proibido por causa do querosene.”

“Com o carro a quase 50 graus, alinhei e logo na primeira volta eu já estava três segundos à frente, depois seis, não fiz a pole position, não fiz a melhor volta, mas ganhei com 10 segundos de vantagem.”

“Me perguntaram qual era a mágica e não era nem o motor ou outra parte quente, eram os pneus. Depois, fizemos um fogareiro, colocamos perto dos quatro pneus durante quatro horas. Perto da corrida, usávamos luvas industriais, colocávamos no carro e ganhávamos. Quando os ingleses acordaram, ganhamos 14 corridas em 17.”

Pegadinha do Piquet

Muitos passaram a conhecer Charlie Whiting como um grande diretor de corridas da F1. O inglês, que morreu neste ano pouco antes do GP da Austrália de F1, teve grande passagem pela Brabham de Piquet, com Bernie Ecclestone no comando.

Mas mesmo com a tensão de uma segunda largada no GP do Canadá de 1980, após acidente, sobrava tempo para Piquet fazer uma brincadeira com Whiting.

“Em 1980 nós perdemos o campeonato na última corrida, no Canadá. Eu fiz a pole position, o Alan Jones me espremeu, tivemos que trocar de carro. Eu costumava tomar pílulas de sal para não desidratar, e quase no momento da segunda largada me deu vontade de fazer xixi. Acabei fazendo antes da largada mesmo.”

“Comentei com Charlie Whiting que ‘estava vazando’ gasolina. O xixi saiu por alguns furos do assoalho do carro, ele colocou a mão na parte de baixo e cheirou. Acabei escutando um bando de nome.”

Confira imagens de Nelson Piquet na Williams

Nelson Piquet, Williams Honda, Alain Prost, McLaren TAG Porsche, Nigel Mansell, Williams Honda

Nelson Piquet, Williams Honda, Alain Prost, McLaren TAG Porsche, Nigel Mansell, Williams Honda

Foto de: LAT Images

Winner Nelson Piquet, Williams FW1

Winner Nelson Piquet, Williams FW1

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet. Williams FW11 Honda

Nelson Piquet. Williams FW11 Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Williams FW11 Honda

Nelson Piquet, Williams FW11 Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Williams FW11

Nelson Piquet, Williams FW11

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11, Keke Rosberg, McLaren

Nelson Piquet, Williams FW11, Keke Rosberg, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11 Honda

Nelson Piquet, Williams FW11 Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: LAT Images

Nigel Mansell, Williams and Nelson Piquet, Williams

Nigel Mansell, Williams and Nelson Piquet, Williams

Foto de: David Phipps

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Williams Honda FW11B

Nelson Piquet, Williams Honda FW11B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Nelson Piquet, Williams FW11B Honda

Foto de: Sutton Motorsport Images

18

Assinando contrato em branco

A confiança de Piquet em Bernie Ecclestone, hoje amigo pessoal do ex-piloto, era tanta, que em um determinado momento, as renovações de contratos eram quase que automáticas. Há uma lenda de que o brasileiro chegou a assina-los em  branco. O que ele não nega.

“Pior do que isso. Com o contrato já assinado, ele (Ecclestone) colocou na mala e só ele tinha. Eu não. Antes, ele havia me perguntado se eu sabia ler em inglês e me pediu para escrever: ‘eu li e compreendi’. Perguntei se ele ia me pagar e ele respondeu que seriam US$ 50 mil por ano.”

A compensação

Se em algum momento, Piquet não dava bola pelo dinheiro, após o tricampeonato mundial, quando ele deixou a Williams para se transferir para a Lotus, a grana acabou falando mais alto, por entender que já estava na reta final da carreira na F1.

“Depois do meu acidente em Ímola (em 1987) eu perdi a profundidade da visão, fiquei quase um ano assim. E durante aquela temporada, eu recebi uma proposta para ganhar na Lotus três vezes mais que na Williams. Consultei o Patrick Head, porque o Frank Williams estava no hospital, eles não cobriram. Acabei indo por dinheiro mesmo.”

Confira imagens de Nelson Piquet na Lotus

Nelson Piquet, Lotus 100T Honda

Nelson Piquet, Lotus 100T Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Lotus 100T Honda

Nelson Piquet, Lotus 100T Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Lotus 100T-Honda

Nelson Piquet, Lotus 100T-Honda

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Luis Perez-Sala eThierry Boutsen

Nelson Piquet, Luis Perez-Sala eThierry Boutsen

Foto de: Tom Haapanen

Nelson Piquet, Lotus 101

Nelson Piquet, Lotus 101

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet, Lotus 101 Judd

Nelson Piquet, Lotus 101 Judd

Foto de: LAT Images

6

Vascaíno sim, mas nem tanto

Em 2011, antes do GP do Brasil de F1 em Interlagos, Nelson Piquet teve o gostinho de voltar a correr com a Brabham que lhe deu o primeiro título mundial, em 1981. A festa na pista, porém, acabou rendendo algumas vaias dos fãs paulistanos. Piquet guiou o carro segurando uma bandeira do Vasco, enquanto alguns torcedores corintianos gritavam o nome de Rubens Barrichello como resposta.

“Um flamenguista amigo meu, em 2011, deu a ideia de correr em Interlagos com a bandeira do Vasco na mão. Ele me disse que com a bandeira eu iria aparecer muito mais do que só com a Brabham. Eu não sou muito ligado a futebol, mas parece que ficamos entre os cinco primeiros no Twitter durante dois ou três dias, só por causa da bandeira.”

Briga em vão

Uma das cenas mais clássicas de Piquet na F1 foi a briga com o chileno Eliseo Salazar no GP da Alemanha de 1982. O brasileiro liderava a prova, mas acabou batendo em Salazar, que era retardatário, causando a sua ira, além de socos e um pontapé. Acontece que anos mais tarde se descobriu que o carro de Piquet não resistiria naquela prova por muito mais tempo.

“Dez anos depois, fui convidado pela BMW para um evento, por causa que eles queriam voltar à F1 e me contaram que o motor do carro que eu estava guiando, tirado pelo Salazar, estouraria em duas voltas. Quando desmontaram o motor, viram que ele estava quase que todo quebrado.”

Confira imagens de Nelson Piquet na Benetton

Nelson Piquet, Benetton B190 Ford

Nelson Piquet, Benetton B190 Ford

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Benetton B190 Ford

Nelson Piquet, Benetton B190 Ford

Foto de: LAT Images

Pódio: Vencedor Nelson Piquet, Benetton, segundo lugar Roberto Moreno, Benetton

Pódio: Vencedor Nelson Piquet, Benetton, segundo lugar Roberto Moreno, Benetton

Foto de: Jean-Francois Galeron

Nelson Piquet, Benetton; Nigel Mansell, Ferrari

Nelson Piquet, Benetton; Nigel Mansell, Ferrari

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Nelson Piquet, Benetton B191 Ford

Foto de: LAT Images

9

Assista a entrevista exclusiva

Para ver todos os episódios do Especial Família Piquet clique aqui.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton nega que o hexacampeonato já esteja garantido
Próximo artigo Honda terá de tomar decisão "muito complicada" sobre novo motor

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil