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Apesar de OK da FIA, rivais questionam motor da Ferrari

Com mais potência que concorrentes atualmente, time italiano é alvo de protesto e desconfiança na Fórmula 1

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Manuel Goria / Motorsport Images

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Gene Haas, Founder and Chairman, Haas F1 Team and Charlie Whiting, FIA Delegate on the grid
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, and Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, on the grid
Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting insiste que a FIA ainda está contente com a operação do sistema híbrido da Ferrari, apesar das discussões em andamento com as equipes rivais.

A FIA anunciou em Mônaco que suas investigações sugeriram que a equipe italiana não estava fazendo nada errado. No entanto, os rivais continuam a questionar o forte desempenho recente dos carros italianos e de suas equipes clientes Haas e Sauber.

"Algo está acontecendo lá, não é normal", disse Nico Hulkenberg, da Renault.

"Desde alguns fins de semana - acho que desde a França - todos os carros da Ferrari têm muito mais potência. É difícil para nós contra a Haas, porque nas curvas estamos no nível deles ou melhor, mas nas retas perdemos muito."

Whiting e outros membros importantes da FIA tiveram uma reunião com representantes da Mercedes no motorhome da equipe em Hockenheim.

"Estamos totalmente satisfeitos com tudo nessa frente, como dissemos em Mônaco", disse Whiting.

"Algumas equipes têm feito mais perguntas e nós estávamos lá apenas para tentar ajudá-las a ter alguma paz, vamos dizer."

Perguntado se a Mercedes tinha dúvidas sobre a legalidade da Ferrari, ou apenas queria saber onde estavam os limites para o seu próprio desenvolvimento, Whiting disse: "mais uma vez, essas discussões são privadas”.

"Eu não acho que eu deveria estar dizendo a você. Se você quiser falar com a Mercedes, eles vão te dizer, mas acho que o que acontece a portas fechadas deve permanecer a portas fechadas."

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, não foi atraído pelas discussões, o que significa que foi uma reunião de rotina.

"A troca de informações que estamos tendo com a FIA e algumas das outras equipes, ou fabricantes de motores, está em uma base regular", disse ele.

"É mais visível se você faz isso em um fim de semana, na pista, no motorhome, mas é um negócio completamente normal discutir vários tópicos técnicos."

O chefe da Renault Sport F1, Cyril Abiteboul, admitiu que os dados sugerem que a Ferrari está fazendo algo "estranho", mas ressaltou que isso não significa necessariamente que seja ilegal.

"Primeiro, sabemos que temos um déficit de energia, que até agora era contra a Mercedes", disse ele ao Motorsport.com.

"Eles ainda estão aí, mas realmente vemos que a Ferrari levou vantagem, então parabéns para a Ferrari nesta batalha – uma batalha técnica, mas menos visível. O passo que eles deram foi incrível."

"É um passo que eles fizeram até certo ponto que não acompanha uma introdução de hardware, é também um passo que vemos em todas as três equipes, não apenas na Ferrari. Claramente estamos coçando nossas cabeças, porque olhamos em particular para o GPS, e nós vemos realmente que é realmente estranho o que eles estão fazendo.”

"Mas fazer algo estranho não significa que seja ilegal. Acho que devemos dar crédito ao que eles fizeram, e isso deve ser um compromisso extra para trabalhar mais e tentar dar o mesmo passo do nosso lado."

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