Após fiasco no GP da Bélgica, F1 propõe mudanças na pontuação de corridas encurtadas; confira
Reunião da categoria determinou sistemas diferentes de acordo com distância percorrida, que devem ser aprovados pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor

A partir de agora, nas corridas interrompidas antes do previsto na Fórmula 1, os pilotos receberão menos pontos do que nas provas normais. Nesta segunda-feira (14), a reunião da comissão da categoria publicou uma decisão sobre novas pontuações para os casos em que o GP acabar abruptamente, como foi na Bélgica em 2021.
Esse evento específico gerou muitas críticas, já que não houve disputa em Spa-Francorchamps por conta da chuva - todos apenas mantiveram suas posições no grid - e foram concedidos metade dos tentos normais. Max Verstappen, o vencedor, recebeu 12,5 em vez de 25 e assim em diante. Essa foi a prova mais curta da história, com apenas algumas voltas sob o safety car para garantir sua realização.
Após a reação negativa dos fãs, a FIA mudou as regras em torno de etapas encurtadas, sem pontos atribuídos a menos que um mínimo de duas voltas tenham sido concluídas pelo líder sem carro de segurança ou safety car virtual – o que significa que o GP da Bélgica do ano passado teria sido zerado.
Com as novas diretrizes, caso o primeiro colocado tenha percorrido mais de dois giros, mas menos de 25% da distância planejada, o seguinte esquema será utilizado para o top 5:
Posição | Pontos |
1º | 6 |
2º | 4 |
3º | 3 |
4º | 2 |
5º | 1 |
Se o líder percorrer mais de 25%, mas menos de 50% da distância planejada, o seguinte esquema será utilizado para o top 9:
Posição | Pontos |
1º | 13 |
2º | 10 |
3º | 8 |
4º | 6 |
5º | 5 |
6º | 4 |
7º | 3 |
8º | 2 |
9º | 1 |
Por fim, se o líder percorrer mais de 50%, mas menos de 75% da distância planejada, o seguinte esquema será utilizado para o top 10:
Posição | Pontos |
1º | 19 |
2º | 14 |
3º | 12 |
4º | 9 |
5º | 8 |
6º | 6 |
7º | 5 |
8º | 3 |
9º | 2 |
10º | 1 |
Caso o líder tiver complete 75% da distância originalmente planejada, os dez primeiros receberão a pontuação padrão (25-18-15-12-10-8-6-4-3-2-1).
Essas mudanças ainda precisam ser aprovadas pelo WMSC (Conselho Mundial do Esporte a Motor) e podem haver modificações na decisão final, mas a expectativa é de que não haja problemas com isso e elas se tornem oficiais em breve.
F1: MCLAREN 'imita' Aston Martin e lança carro REAL de 2022, com esquema de cores INOVADOR; confira
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #161: O que aprovamos e reprovamos para temporada 2022 da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1 define Brasil e mais duas Sprints e distribui mais pontos no evento
F1: FIA 'recua' e ainda não divulga plano de reestruturação após GP de Abu Dhabi de 2021

Últimas notícias
”Ser pai é muito mais difícil”: a emoção de Rubinho com a vitória do filho Fefo na F4 Brasil
”Passei todos esses anos tentando vencer em Interlagos e agora ele conseguiu”, justificou Rubens
ANÁLISE: Como a Red Bull ganhou tanto downforce no GP da Hungria de F1?
Equipe do grupo de energéticos, assim como a Alpine, se voltou a um padrão mais comum de configuração em Budapeste; saiba mais
Espanhol ex-F1 analisa 'fator grana' na ida de Alonso para Aston Martin
Segundo ex-piloto da categoria, bicampeão mundial trocou de equipe por causa do projeto do time de Silverstone; confira
Schumacher fora da F1? Haas 'enrola' em meio a rumores de AlphaTauri
Saiba mais sobre a situação do germânico e do mercado de pilotos para 2023