Recomendado para você

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport
Últimas notícias

Barnard: McLaren pode não resistir à mudança de que precisa

Lendário projetista da F1, John Barnard disse duvidar que a McLaren possa sobreviver às grandes mudanças que acredita serem necessárias para que a equipe volte aos tempos de glória.

Fernando Alonso, McLaren MCL33

A passagem de Barnard pela McLaren foi marcada por grande sucesso, já que ele ajudou o time a se recuperar de dificuldades. Seu chassi revolucionário de fibra de carbono, o MP4/1, colocou o time novamente entre os vencedores após um jejum de quatro anos, sendo que, entre 84 e 86, outros projetos venceram títulos de pilotos e construtores.

A McLaren atualmente passa por outra fase de seca. A equipe não venceu um único GP desde 2012 e não vai ao pódio desde a abertura da campanha de 2014, na Austrália.

Em entrevista no lançamento de sua biografia, intitulada “O Carro Perfeito”, Barnard afirmou que a estrutura de gestão da McLaren precisa ser eliminada para que a equipe retorne às vitórias. Contudo, ele acrescentou que o tamanho da tarefa poderia tornar a mudança impossível.

“Eles têm esse sistema de gestão instalado por, provavelmente, Martin Whitmarsh [antigo chefe da equipe], e você precisa romper com isso. Não acho que funcione. É preciso mudar a mentalidade”, disse Barnard.

“Não sei quanto tempo isso vai levar, ou se a equipe pode sobreviver a esse tipo de mudança.”

“Considerando que, quando me juntei à McLaren em 1980, os problemas que tive na época era tentar mudar a forma com que as coisas eram feitas, e estamos falando de uma operação bem pequena.”

“Se você pega esses problemas e traz para os dias de hoje, com o número de pessoas ali, esse trabalho não seria prazeroso.”

Barnard sente que a diversificação sob o antigo presidente e diretor executivo do Grupo McLaren, Ron Dennis, especialmente de olho nos carros de rua, também foi feita em detrimento aos esforços na F1.

“Sempre fui muito preocupado com a diversificação”, acrescentou. “Sei que a ideia de Ron era te rum grande grupo de empresas, uma megaoperação e que ele cuidaria de tudo, e ele conseguiu. Mas acho que ele conseguiu isso a custa da equipe de F1.”

Barnard acrescentou que, mais recentemente, quando Dennis ainda estava na McLaren, pediu para que o dirigente se concentrasse na equipe de F1 em vez de outros negócios.

“Eu continuava dizendo a Ron: ‘Quem está gerenciando o negócio da F1? Você precisa voltar à F1. Ninguém mais consegue, só você’”, explicou.

“[Dennis respondia]’Sim, tenho esses caras e eles são assim e assado’. Estou olhando a McLaren hoje e pensando que, se ele tivesse aceitado algumas dessas ideias, as coisas poderiam estar diferentes.”

Graham Keilloh

Artigo anterior Mercedes: Bottas perdeu 5% de downforce após toque de Vettel
Próximo artigo Ricciardo fica próximo de assinar renovação com a Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros