Binotto sugere que Ferrari antecipou atualizações de 2020 para melhorar desempenho imediato
Chefe da equipe disse que esse pode ter sido o caminho adotado pela equipe e justificou decisão em regulamento congelado
O chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto, sugeriu que as atualizações recentes que transformaram a escuderia na referência de desempenho do grid foram resultado de uma antecipação no desenvolvimento planejado para 2020.
Leia também:
A Ferrari levou um grande pacote aerodinâmico para o GP de Singapura, que incluiu novos bico, assoalho e difusor, que parecem ter eliminado a deficiência da equipe em pistas de alta pressão aerodinâmica.
O time conseguiu a pole nas últimas quatro corridas desde as férias de verão, e só perdeu a vitória no último fim de semana, no GP da Rússia, porque uma falha na MGU-K de Sebastian Vettel forçou o acionamento do safety car virtual e acabou favorecendo a estratégia da Mercedes.
Questionado pelo Motorsport.com sobre quão importante o pacote de atualização foi para o projeto de 2020 e se isso seria incorporado no desenvolvimento do carro do ano que vem, Binotto disse: “Ou vice-versa, talvez essas fossem novidades para o modelo da próxima temporada que foram trazidas para o carro atual”.
"Certamente seria interessante, já que o regulamento de 2020 será o mesmo de agora. Independentemente do que estamos construindo nesta temporada, em termos de compreensão será fundamental para o próximo ano”.
“É por isso que ainda estamos focados em concentrar esforços em 2019, não apenas porque estamos buscando vitórias, mas porque sabemos que uma boa compreensão geral da performance do carro desta temporada nos beneficiará na seguinte”.
Ferrari fez dobradinha no GP de Singapura, onde esperava-se que fosse terceira força.
Photo by: Sam Bloxham / LAT Images
Depois de um início de ano difícil, a Ferrari encontrou o caminho para gerar mais downforce e voltou a ser competitiva, acumulando bons resultados desde o GP da Bélgica.
Binotto acredita que a performance da escuderia ao longo do ano prova que não é necessário fazer mudanças radicais na filosofia do carro para 2020.
“Na asa dianteira, acho que alguns estão nos copiando no momento, mais do que nós estamos copiando os demais”, disse o italiano. “Então eu acho que o carro do ano que vem vai ser um avanço em relação ao atual.
“Para desenvolver um carro eficiente é sempre importante pensar na economia de combustível, na velocidade - e não acho que seja um conceito completamente errado ou ruim. Se você olhar para trás e contar as oportunidades e vitórias perdidas, não acho que estejamos do lado errado da soma”.
“Houve outras razões para não termos tido a performance esperada na temporada. Não é apenas por causa do conceito do carro. No momento, as fraquezas foram resolvidas e nós podemos ser bastante competitivos. Acho que as últimas corridas mostraram isso”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
CARRO MELHOR E PILOTOS EM ROTA DE COLISÃO
A melhora do carro é nítida. E junto dela uma crescente tensão entre os pilotos. No podcast do Motorsport.com, debatemos se é necessário que a Ferrari priorize um de seus pilotos.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Leclerc reclama de erros de estratégia no GP de São Paulo
F1: Leclerc é multado pela FIA por xingamentos no México
F1: Como Ferrari bagunçou batalha entre McLaren e Red Bull
Últimas notícias
MOTO1000GP revisita a pista mais tradicional da motovelocidade brasileira
Miguel Costa assina com Campos Racing para disputar F4 Espanhola em 2025
F1 - Verstappen brinca após vitória em Interlagos: "Onde está a imprensa britânica?"
VÍDEO F1: Confira câmera onboard de Hamilton pilotando MP4/5B em homenagem a Senna em Interlagos
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.