Bottas vence duelo com Hamilton no Azerbaijão e reassume liderança da F1
Finlandês dominou a prova, mas foi pressionado no final pelo companheiro de Mercedes. Diferença entre os dois no Mundial é de apenas um ponto. Vettel terminou em terceiro, com Verstappen e Leclerc fechando o top-5
A Fórmula 1 tem novo líder. Valtteri Bottas reassumiu a liderança do Mundial ao conseguir uma vitória contundente no Grande Prêmio do Azerbaijão. O finlandês foi pressionado nas voltas finais por Lewis Hamilton, mas conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro. O britânico foi osegundo e Sebastian Vettel completou o pódio.
Com os resultados, Bottas chega a 87 pontos. Hamilton tem 86.
LARGADA E PRIMEIRO STINT
A largada foi tranquila. Bottas manteve a ponta, Hamilton seguiu em segundo e Vettel em terceiro. Sergio Perez, da Racing Point, chegou a ultrapassar Verstappen, mas voltas mais tarde o holandês recuperou a quarta posição.
Entre os ponteiros, apenas Charles Leclerc partiu com os pneus médios, composto com o qual obteve a melhor marca no treino de classificação, ainda no Q2, quando bateu. O monegasco partiu para cima dos adversários e em poucas voltas já era quinto.
No giro seguinte, Leclerc ultrapassou Verstappen com faciilidade para ser o quarto. A diferença de Vettel para o companheiro era de 3 segundos.
Dos líderes, o alemão foi o primeiro a parar. Colocou os pneus médios. Leclerc era o mais rápido da pista com os médios tendo performance melhor do que os macios, já desgastados. Bottas e Hamilton, nesta ordem, foram os próximos. Após 16 voltas, os seis primeiros eram Leclerc, Bottas, Hamilton, Vettel, Verstappen e Gasly, que assim como o monegasco largou com os médios e não parou junto dos demais.
SEGUNDA METADE DA PROVA
Leclerc conseguiu apresentar bom ritmo mesmo sem parar. Na volta 30, o ferrarista liderava com menos de 1 segundo de vantagem para Bottas, que não conseguia fazer a ultrapassagem. Enquanto isso, Hamilton igualmente colava no companheiro.
Na volta 32, Bottas atacou Leclerc e fez a manobra. Enquanto isso, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo cometaram uma barberagem ao passarem reto em uma curva. O australiano da Renault deu marcha ré e acertou o russo da Toro Rosso, de leve, mas o suficiente para perderem tempo e danificarem os carros (Ricciardo precisou ir aos boxes e depois abandonou).
Hamilton ganhou a segunda posição na volta 33. Começou ali a batalha final para tentar vencer a prova. Dois giros mais tarde, Leclerc fez sua parada e voltou em sexto, logo atrás de Gasly, que com pneus gastos, era mais lento, mas conseguiu segurar o monegasco por uma volta e meia. Quando fez a manobra, Leclerc estava a 20 segundos de Verstappen.
Faltando 15 voltas para o fim, Bottas tinha 1s5 para Hamilton, que possuía 2s de "gordura" para Vettel. Ocupando o sexto lugar, mas sem fazer a parada, Gasly abandonou a 11 voltas do fim: "Perdi potência", disse em conversa com a equipe Red Bull após abandonar. O safety car virtual foi utilizado.
ÚLTIMAS 10 VOLTAS
Bottas conseguiu desgarrar de Hamilton e abriu 3s2. O top-10 era formado por Bottas, Hamilton, Vettel, Verstappen, Leclerc, Perez, Sainz, Norris, Stroll e Raikkonen.
Na volta 45, Bottas fez a volta mais rápida. Mas Hamilton começou a partir daí a reduzir a vantagem do companheiro. A diferença caiu para 1s5.
Faltando três voltas, Leclerc foi aos boxes, já que não perderia nenhuma posição. Fez isso para tentar a volta mais rápida da corrida. E conseguiu no penúltimo giro.
Hamilton ainda tentou passar Bottas, mas o finlandês cruzou a linha de chegada em primeiro e voltou à liderança do Mundial, com 87 pontos contra 86 de Hamilton.
A próxima etapa será na Espanha, dia 12 de Maio.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 51 | - | 1 | 25 | ||||||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 51 | 1.524 | 1.524 | 1.524 | 1 | 18 | ||||
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 51 | 11.739 | 11.739 | 10.215 | 1 | 15 | ||||
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 51 | 17.493 | 17.493 | 5.754 | 1 | 12 | ||||
5 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 51 | 1'09.107 | 1'09.107 | 51.614 | 2 | 11 | ||||
6 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 51 | 1'16.416 | 1'16.416 | 7.309 | 1 | 8 | ||||
7 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 51 | 1'23.826 | 1'23.826 | 7.410 | 1 | 6 | ||||
8 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 51 | 1'40.268 | 1'40.268 | 16.442 | 2 | 4 | ||||
9 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 51 | 1'43.816 | 1'43.816 | 3.548 | 1 | 2 | ||||
10 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 50 | 1 lap | 1 Lap | 1 Lap | 1 | 1 | ||||
11 | 23 | Alexander Albon | Toro Rosso | Honda | 50 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
12 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 50 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 50 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | |||||
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 50 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 2 | |||||
15 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 49 | 2 laps | 2 Laps | 1 Lap | 2 | |||||
16 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 49 | 2 laps | 2 Laps | 0.000 | 3 | |||||
dnf | 10 | Pierre Gasly | Red Bull | Honda | 38 | Retirement | ||||||||
dnf | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 38 | 2 | Retirement | |||||||
dnf | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 33 | 2 | Collision | |||||||
dnf | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 31 | 2 | Collision |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.