Pizzonia x Heidfeld: a verdade sobre a disputa marcada por mentiras e até 'espionagem'

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, brasileiro conta como perdeu vaga na Williams para alemão
A temporada 2005 da Williams na Fórmula 1 'começou' bem antes, ainda no ano de 2004, com a disputa imposta entre o brasileiro Antonio Pizzonia e o alemão Nick Heidfeld por um assento, já que a equipe mudara completamente a dupla oficial, com as saídas de Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher e a contratação de Mark Webber.
Mesmo tendo já participado de corridas pela escuderia britânica e feito um trabalho reconhecidamente bom, Pizzonia teve que fazer sessões de treinos contra Heidfeld para provar que era merecedor da vaga, algo considerado um "vestibular" entre ambos.
Leia também:
No momento em que a disputa completa 15 anos, os dois personagens contaram bastidores inéditos sobre o conhecido episódio. Alguns detalhes são cruéis, enquanto outros são curiosos.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Pizzonia relatou que tinha a palavra de Sir Frank Williams. Contra ele, a força política da BMW, que queria um piloto alemão no grid. Veja o incrível relato:
“Eu já tinha feito tudo o que podia, não só como piloto de testes, mas pelas quatro corridas que fiz. A BMW começou a colocar pressão na equipe para ter um piloto alemão, por causa da saída do Ralf Schumacher.”
“O Frank Williams disse para mim, desde a primeira vez que conversamos sobre esse assunto, que não era para eu me preocupar com política, que a BMW queria testar um piloto alemão, mas para não me preocupar porque as minhas chances eram de 99,9%. Quando ele me disse isso, eu tinha propostas da BAR e da Newman-Haas da Indy, que era a melhor equipe da época. Pensei: ‘Estou muito bem aqui, vou ser efetivado como piloto oficial’. Falei não a todos eles.”
"O tempo foi passando e eu comecei a achar que tinha algo estranho acontecendo, mas Frank novamente me disse que eu tinha 99,9% de chances de competir", acrescentou o piloto amazonense.
O tempo foi passando e o contrato para se tornar piloto oficial não vinha, chegando ao dia do lançamento do carro da equipe, em Valência, sem ninguém saber qual seria a dupla da Williams. Relembre os carros e a história da tradicional equipe na F1:
Patrick Nève, 1977

Foto de: Sutton Motorsport Images
Alan Jones, Williams Ford-Cosworth FW06, 1978

Foto de: Sutton Motorsport Images
Clay Regazzoni, Williams Ford-Cosworth FW07, 1979

Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07B, 1980

Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07C, 1981

Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08, 1982

Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08C, 1983

Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW09, 1984

Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW10, 1985

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11, 1986

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11B, 1987

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Judd FW12, 1988

Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13, 1989

Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13B, 1990

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14, 1991

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14B, 1992

Foto de: Sutton Motorsport Images
Alain Prost, Williams-Renault FW15C, 1993

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams-Renault FW16, 1994

Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW17, 1995

Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW18, 1996

Foto de: Sutton Motorsport Images
Jacques Villeneuve, Williams-Renault FW19, 1997

Foto de: LAT Images
Heinz-Harald Frentzen, Williams-Mecachrome FW20, 1998

Foto de: LAT Images
Ralf Schumacher, Williams-Supertec FW21, 1999

Foto de: LAT Images
Jenson Button, Williams-BMW FW22, 2000

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW23, 2001

Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW24, 2002

Foto de: BMW AG
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW25, 2003

Foto de: Sutton Motorsport Images
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW26, 2004

Foto de: BMW AG
Mark Webber, Williams-BMW FW27, 2005

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Cosworth FW28, 2006

Foto de: Alessio Morgese
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW29, 2007

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kazuki Nakajima, Williams-Toyota FW30, 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW31, 2009

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Williams-Cosworth FW32, 2010

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Rubens Barrichello, Williams-Cosworth FW33, 2011

Foto de: XPB Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW34, 2012

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW35, 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW36, 2014

Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW37, 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW38, 2016

Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW40, 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW41, 2018

Foto de: Williams
George Russell, Williams-Mercedes FW42, 2019

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43 detail

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
Williams FW43, 2020

Foto de: Williams F1
“No dia, não me lembro quem foi chamado primeiro para uma salinha no local do evento, mas acho que foi o Nick. Quando o Frank me chamou, ele disse: ‘Antonio, nós não temos condições de bater de frente com a BMW e vamos ter que colocar o Heidfeld como piloto oficial. Vamos aumentar o seu salário, mas a sua situação hoje é essa’.”
“Quando saí, internamente eu desabei. Perdi outras oportunidades, confiei 100% em um cara que admiro muito. Eu estava em um grande nível dentro da equipe, e isso ocorreu cinco minutos antes da apresentação do carro. Desanimei muito, a equipe percebeu isso durante a temporada que eu já não me interessava tanto. Acabaram contratando outro piloto de testes.”
O outro lado
Heidfeld, por sua vez, confirmou a história durante o podcast oficial da F1, Beyond the Grid, desta semana.
“Quando penso naquela época, lembro como foi difícil conseguir essa vaga”, disse Heidfeld. “Porque foi depois do meu ano na Jordan. Era Pizzonia e eu tendo uma competição antes do início da temporada. As pessoas não acreditam, mas, na verdade, nenhum de nós sabia quem conseguiria o lugar até pouco antes do início da temporada.”
“E foi só no lançamento, em que eles mostraram o carro pela primeira vez com toda a mídia que nos disseram se estaríamos ou não. E cinco minutos depois nos sentamos no palco e tivemos que dizer ‘sim, aqui estou eu’. E Pizzonia teve que dizer ‘sim, estou feliz, serei piloto reserva’. Foi louco.”
Heidfeld deu a sua visão de como foi o período em que fez o ‘vestibular’ para piloto oficial da Williams.
“Sempre acreditei em mim. Muitas pessoas diziam que acreditavam que Pizzonia pegaria a vaga, e eu era apenas parte do marketing. Eu estava com medo daquilo."
“Quando fizemos a disputa, eu estava em Jerez, em um dos meus primeiros testes para a Williams. Estávamos na pista, e ouvi Pizzonia do outro lado da parede de uma sala, e ele não sabia que eu estava lá. Eu o ouvi conversando com seu fisioterapeuta, encostei a orelha na parede e ouvi como ele já conversava com o fisioterapeuta, que lhe daria uma pequena porcentagem ou bônus quando ganhasse pontos e pódios. Para mim, foi como ‘que merda, ele já sabe que tem lugar garantido’. Então esse foi um momento um tanto louco e isso me motivou ainda mais.”
“Foi um momento difícil porque, mesmo antes da temporada começar, parecia que já havíamos passado por ela, era mentalmente muito difícil. Então cheguei na Austrália já me sentindo bastante cansado.”
Confira imagens do evento de lançamento da Williams para temporada 2005
Sam Michael, Dr Mario Theissen, Nick Heidfeld, Mark Webber, Antonio Pizzonia, Patrick Head and Frank

Foto de: BMW AG
Nick Heidfeld, Mark Webber and Antonio Pizzonia with the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Nick Heidfeld, Mark Webber and Antonio Pizzonia with the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Nick Heidfeld, Mark Webber and Antonio Pizzonia with the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Nick Heidfeld, Mark Webber and Antonio Pizzonia with the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Nick Heidfeld

Foto de: Mark Gledhill
Mark Webber

Foto de: Mark Gledhill
Frank Williams, Dr Mario Theissen, Mark Webber, Patrick Head, Sam Michael, Antonio Pizzonia and Nick

Foto de: Mark Gledhill
Frank Williams, Dr Mario Theissen, Mark Webber, Patrick Head, Sam Michael, Antonio Pizzonia and Nick

Foto de: BMW AG
Dr Mario Theissen and Mark Webber

Foto de: Mark Gledhill
Antonio Pizzonia, Nick Heidfeld and Mark Webber with the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Antonio Pizzonia and Nick Heidfeld

Foto de: Mark Gledhill
Antonio Pizzonia

Foto de: Mark Gledhill
The new Williams BMW FW27

Foto de: Mark Gledhill
The new Williams BMW FW27

Foto de: Mark Gledhill
The new Williams BMW FW27

Foto de: Mark Gledhill
The new Williams BMW FW27

Foto de: Mark Gledhill
The new Williams BMW FW27

Foto de: Mark Gledhill
The new Williams BMW FW27

Foto de: Mark Gledhill
Mark Webber tests the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Mark Webber tests the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Mark Webber tests the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
Mark Webber tests the new Williams BMW FW27

Foto de: BMW AG
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

Artigo anterior
Há 31 anos, Berger batia na Tamburello; relembre esse e outros acidentes da F1
Próximo artigo
F1 recebe R$ 8 bilhões após mudanças estruturais do grupo Liberty

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Felipe Motta |