F1: Bottas vence na Áustria após polêmica entre Hamilton e Albon
Max Verstappen tinha boa estratégia para vencer no Red Bull Ring, mas abandonou no começo da prova
A Fórmula 1 voltou às pistas para a primeira corrida de 2020, mas o domínio da Mercedes continuou a dar a tônica da categoria máxima do automobilismo. Em nova demonstração de domínio da equipe, Valtteri Bottas superou a concorrência e venceu na Áustria.
O piloto finlandês largou na pole e dominou toda a prova no Red Bull Ring, segurando o ataque tardio de Lewis Hamilton. O britânico largou em quinto após punição, mas conseguiu escalar o pelotão e foi em busca da vitória.
O hexacampeão terminou em segundo na pista, mas se envolveu em polêmica com a Alexander Albon no fim da prova. O tailandês tentou passar o rival por fora, mas os dois se tocaram e o competidor da Red Bull levou a pior, caindo para o fim do grid e abandonando em seguida.
Hamilton tomou punição de 5s no tempo de prova, caindo para quarto. O segundo foi Charles Leclerc, monegasco da Ferrari, e o terceiro foi Lando Norris, britânico da McLaren, que ainda conseguiu o ponto extra pela volta mais rápida da prova.
Companheiro de Albon, Max Verstappen largou em segundo e apostava na estratégia de pneus para vencer, mas teve problemas na caixa de câmbio e abandonou o GP da Áustria logo no começo da corrida.
Largada
Depois do apagar das luzes, Hamilton foi para cima de Albon, mas o piloto da Red Bull manteve a quarta posição. Verstappen sofreu com aderência por causa dos pneus médios, mas manteve Norris para trás. Bottas abriu vantagem na frente e Vettel passou Ricciardo pelo 10º lugar.
Pérez sofreu forte ataque de Leclerc, mas conseguiu ficar em sexto, permitindo que o oitavo Sainz fosse para cima do piloto da Ferrari. As posições se mantiveram. Na sequência, porém, Norris caiu para quinto, sendo ultrapassado por Albon e Hamilton.
Antes da volta 10 de um total de 71, Hamilton passou Albon. Logo depois, Verstappen teve problemas na caixa de câmbio de seu motor Honda e para os boxes na Red Bull, na tentativa de arrumar seu carro. Entretanto, o piloto teve que abandonar.
No pelotão de trás, Russell e Latifi eram os dois últimos, respectivamente, com a Williams. Grosjean aparecia logo à frente, atrás de Raikkonen e Giovinazzi, o 15º. No pelotão intermediário, Stroll, Vettel e Ricciardo travavam forte batalha pelo oitavo lugar. Entretanto, por volta da volta 18, tanto a Racing Point quanto a Renault tiveram problemas, de modo que o tetracampeão ganhou a posição. Stroll e Ricciardo abandonaram.
Na 20ª volta, Grosjean errou, saiu da pista e acabou caindo para último, mas continuou na corrida, fazendo pit stop e voltando à disputa. Seu companheiro de Haas, Magnussen também errou logo depois, em briga com Ocon, e foi o quarto a deixar a pista, gerando bandeira amarela.
Aproveitando o safety car, todos os carros fizeram suas trocas de pneus, com a Mercedes fazendo o pit stop de seus dois pilotos em sequência, com sucesso. As posições se mantiveram: Bottas, Hamilton, Albon, Norris, Pérez, Leclerc, Sainz e Vettel.
Gasly, Kvyat, Ocon, Giovinazzi, Russell, Raikkonen, Grosjean e Latifi completavam o pelotão. Após as paradas, todos os pilotos voltaram à pista com pneus duros. A única exceção foi Pérez, que optou por compostos médios.
Na relargada, Vettel foi para cima de Sainz, seu substituto na Ferrari em 2021, mas 'errou a mão'. O tetracampeão perdeu o ponto de frenagem e, para não bater em cheio na McLaren, acabou rodando, caindo para penúltimo.
Pouco depois, Pérez foi para cima de Norris e subiu para o quarto lugar. No terço final da prova, Hamilton mantinha a diferença para Bottas em menos de um segundo, caçando seu companheiro de Mercedes. A 25 voltas do fim, tanto Bottas quanto Hamilton foram avisados de que o câmbio de seus carros estava com problemas nos sensores, de modo que deveriam evitar o ataque às zebras do Red Bull Ring.
Logo após, Grosjean e Russell abandonaram. O piloto da Williams parou na pista e o safety car foi acionado, recompactando os pelotões. Albon foi para os boxes, colocou pneus macios e voltou em quarto. Norris e Leclerc foram para os médios e saíram em quinto e sexto, respectivamente.
Na relargada, Albon passou Pérez, mas nova bandeira amarela foi acionada. A causa foi um problema na Alfa Romeo de Raikkonen: a roda dianteira direita do campeão mundial de 2007 saiu de seu carro, ocasionando safety car.
Quando o carro de segurança deixou a pista, a 10 voltas do fim, Albon foi para cima de Hamilton, por fora, mas os pilotos se tocaram e o representante da Red Bull levou a pior, saindo pela área de escape e caindo para o fundo do grid. Hamilton tomou punição de 5s no tempo de prova.
Quem surgiu bem no fim foi Leclerc, que partiu para cima dos carros da McLaren e da Racing Point e subiu para terceiro. Pérez foi outro a ser punido em 5s no tempo de prova, por exceder o limite de velocidade no pitlane.
Hamilton tentou acelerar no final em busca de manter pelo menos o terceiro lugar com a punição, mas Norris acelerou bastante no final e terminou a menos de cinco segundos do hexacampeão, "roubando" seu terceiro lugar e garantindo seu primeiro pódio na F1.
No final, um novo procedimento de pódio para a F1. Os três primeiros foram à linha de chegada, colocam a máscara e são entrevistados no local. Em seguida, o pódio é feito no próprio local, seguindo os protocolos de distanciamento.
A Fórmula 1 volta às pistas já essa semana e no Red Bull Ring, com o GP da Estíria. A partir de sexta-feira começam as atividades de pista com os treinos livres. Você acompanha toda a ação no Motorsport.com.
Veja a classificação final:
Cla | Piloto | Equipe | Dif | |
---|---|---|---|---|
1 | Valtteri Bottas | Mercedes | ||
2 | Charles Leclerc | Ferrari | 2s700 | |
3 | Lando Norris | McLaren | 5s491 | |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | 5s689 | |
5 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | 8s903 | |
6 | Sergio Perez | Racing Point | 15s092 | |
7 | Pierre Gasly | AlphaTauri | 16s682 | |
8 | Esteban Ocon | Renault | 17s456 | |
9 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | 21s146 | |
10 | Sebastian Vettel | Ferrari | 24s545 | |
11 | Nicholas Latifi | Williams | 31s650 | |
12 | Daniil Kvyat | AlphaTauri | ||
13 | Alex Albon | Red Bull | ||
Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | |||
George Russell | Williams | |||
Romain Grosjean | Haas | |||
Kevin Magnussen | Haas | |||
Lance Stroll | Racing Point | |||
Daniel Ricciardo | Renault | |||
Max Verstappen | Red Bull |
Entrevista com Bruno Senna: trajetória no automobilismo e histórias com Ayrton; ouça
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.