Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

CEO da F1 é acusado de ser “arrogante” e não ter “profissionalismo” ao fazer eventos que desprezam direitos humanos

Paul Scriven, membro da Câmara de Lordes, não poupou palavras para falar de Stefano Domenicali sobre a F1 estar em países como Bahrein, Arábia Saudita e Catar

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1 at the complimentary cruise give giveaway

O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, é acusado de ser “arrogante” além de ter “falta de profissionalismo” por não responder às preocupações sobre a categoria correr em países com maus registros de direitos humanos.

Leia também:

A avaliação vem do político britânico Paul Scriven, liberal democrata, durante debate sobre o chamado ‘sportswashing’ na Câmara dos Lordes, nesta quinta-feira. Ele disse que foi motivado a falar isso pela falta de retorno de Domenicali.

Scriven também é vice-presidente dos Grupos Parlamentares de Todos os Partidos sobre Democracia e Direitos Humanos no Golfo e tem se manifestado repetidamente contra as corridas de F1 e a realização de testes no Bahrein.

No debate dos Lordes, Scriven citou quatro manifestantes que, segundo ele, foram “presos, ameaçados e abusados verbalmente” depois de realizarem um protesto perto do circuito do Bahrein durante o GP de 2023.

Isto ocorreu apesar de Domenicali ter assegurado que “os indivíduos deveriam poder protestar e criticar o evento sem intimidação ou represálias”.

Diz-se que estes quatro cidadãos foram então sujeitos a “assédio” em 2024, incluindo invasões a casas de famílias, intimações policiais e, num caso, um indivíduo foi “torturado e interrogado com os olhos vendados” numa detenção que foi “estrategicamente programada para coincidir com os testes de F1… para silenciar todos os protestos”.

Start action

Start action

Photo by: Erik Junius

Scriven diz que contatou a F1 – inclusive em duas ocasiões no mês passado – sobre corridas realizadas em estados com problemas de direitos humanos e sobre a “falta de devida diligência realizada pela F1 sobre onde eles correm”.

Porém, após reunião em 2018, ele afirma não ter sido reconhecido por Domenicali. O Motorsport.com apurou que isso é contestado pela F1, que respondeu a Scriven ainda em 2023.

Scriven chamou a atenção da “arrogância, falta de profissionalismo e falta de envolvimento” do CEO da F1, Domenicali, acrescentando “sua liderança na F1 está prejudicando a reputação de seu esporte, já que ele se recusa a se envolver com as questões em torno da F1 e dos direitos humanos.

“Ele acha que pode simplesmente receber os £ 574 milhões (quase R$ 3,6 bilhões)  das autoridades do Bahrein até 2036, o que torna ele e sua organização mais ricos, sem ter nada a ver com os problemas reais que seu esporte está ajudando a encobrir no Bahrein.”

Embora a F1 tenha sido o foco principal do debate, também foram citadas a propriedade apoiada pelo Estado dos clubes de futebol da Premier League e a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, além do apoio da Arábia Saudita no golfe profissional e à competição de tênis ATP. Scriven também citou a propriedade da McLaren pelo fundo soberano do Bahrein.

Em comunicado fornecido ao Motorsport.com, a F1 comentou: “Durante décadas a Fórmula 1 trabalhou duro para ser uma força positiva em todos os lugares onde corre, incluindo benefícios econômicos, sociais e culturais.

“Esportes como a Fórmula 1 estão em uma posição única para cruzar fronteiras e culturas e reunir países e comunidades para compartilhar a paixão e a emoção de competições e conquistas incríveis.

“Levamos muito a sério as nossas responsabilidades em matéria de direitos e estabelecemos elevados padrões éticos para as contrapartes e aqueles na nossa cadeia de fornecimento, que estão consagrados em contratos, e prestamos muita atenção à sua adesão.”

FERRARI lidera na AUSTRÁLIA, mas pode BATER Red Bull? Mercedes tem que se PREOCUPAR?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Albon assume o carro de Sargeant para o restante do GP da Austrália
Próximo artigo F1: Zak Brown assina novo contrato para permanecer como CEO da McLaren até 2030

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros