CEO da F1 é acusado de ser “arrogante” e não ter “profissionalismo” ao fazer eventos que desprezam direitos humanos

Paul Scriven, membro da Câmara de Lordes, não poupou palavras para falar de Stefano Domenicali sobre a F1 estar em países como Bahrein, Arábia Saudita e Catar

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1 at the complimentary cruise give giveaway

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, é acusado de ser “arrogante” além de ter “falta de profissionalismo” por não responder às preocupações sobre a categoria correr em países com maus registros de direitos humanos.

Leia também:

A avaliação vem do político britânico Paul Scriven, liberal democrata, durante debate sobre o chamado ‘sportswashing’ na Câmara dos Lordes, nesta quinta-feira. Ele disse que foi motivado a falar isso pela falta de retorno de Domenicali.

Scriven também é vice-presidente dos Grupos Parlamentares de Todos os Partidos sobre Democracia e Direitos Humanos no Golfo e tem se manifestado repetidamente contra as corridas de F1 e a realização de testes no Bahrein.

No debate dos Lordes, Scriven citou quatro manifestantes que, segundo ele, foram “presos, ameaçados e abusados verbalmente” depois de realizarem um protesto perto do circuito do Bahrein durante o GP de 2023.

Isto ocorreu apesar de Domenicali ter assegurado que “os indivíduos deveriam poder protestar e criticar o evento sem intimidação ou represálias”.

Diz-se que estes quatro cidadãos foram então sujeitos a “assédio” em 2024, incluindo invasões a casas de famílias, intimações policiais e, num caso, um indivíduo foi “torturado e interrogado com os olhos vendados” numa detenção que foi “estrategicamente programada para coincidir com os testes de F1… para silenciar todos os protestos”.

Start action

Start action

Photo by: Erik Junius

Scriven diz que contatou a F1 – inclusive em duas ocasiões no mês passado – sobre corridas realizadas em estados com problemas de direitos humanos e sobre a “falta de devida diligência realizada pela F1 sobre onde eles correm”.

Porém, após reunião em 2018, ele afirma não ter sido reconhecido por Domenicali. O Motorsport.com apurou que isso é contestado pela F1, que respondeu a Scriven ainda em 2023.

Scriven chamou a atenção da “arrogância, falta de profissionalismo e falta de envolvimento” do CEO da F1, Domenicali, acrescentando “sua liderança na F1 está prejudicando a reputação de seu esporte, já que ele se recusa a se envolver com as questões em torno da F1 e dos direitos humanos.

“Ele acha que pode simplesmente receber os £ 574 milhões (quase R$ 3,6 bilhões)  das autoridades do Bahrein até 2036, o que torna ele e sua organização mais ricos, sem ter nada a ver com os problemas reais que seu esporte está ajudando a encobrir no Bahrein.”

Embora a F1 tenha sido o foco principal do debate, também foram citadas a propriedade apoiada pelo Estado dos clubes de futebol da Premier League e a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, além do apoio da Arábia Saudita no golfe profissional e à competição de tênis ATP. Scriven também citou a propriedade da McLaren pelo fundo soberano do Bahrein.

Em comunicado fornecido ao Motorsport.com, a F1 comentou: “Durante décadas a Fórmula 1 trabalhou duro para ser uma força positiva em todos os lugares onde corre, incluindo benefícios econômicos, sociais e culturais.

“Esportes como a Fórmula 1 estão em uma posição única para cruzar fronteiras e culturas e reunir países e comunidades para compartilhar a paixão e a emoção de competições e conquistas incríveis.

“Levamos muito a sério as nossas responsabilidades em matéria de direitos e estabelecemos elevados padrões éticos para as contrapartes e aqueles na nossa cadeia de fornecimento, que estão consagrados em contratos, e prestamos muita atenção à sua adesão.”

FERRARI lidera na AUSTRÁLIA, mas pode BATER Red Bull? Mercedes tem que se PREOCUPAR?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Albon assume o carro de Sargeant para o restante do GP da Austrália
Próximo artigo F1: Zak Brown assina novo contrato para permanecer como CEO da McLaren até 2030

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil