Últimas notícias

Chefe da Ferrari: Alcançar Mercedes não pode ser nosso único alvo

Mattia Binotto reitera que o foco do time de Maranello está nas melhorias aerodinâmicas

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, passes Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Em meio à má fase da Ferrari na atual temporada da Fórmula 1, o chefe da equipe italiana, Mattia Binotto, disse que o time de Maranello não pode ter como único objetivo em 2019 apenas alcançar a Mercedes.

Segundo o dirigente, um dos focos da escuderia vermelha é aumentar a pressão aerodinâmica de seu carro, de modo a atenuar os problemas do SF90 em circuitos de baixa velocidade, como se viu no GP da Hungria.

Leia também:

A Ferrari está tentando corrigir a deficiência aerodinâmica com uma série de atualizações, mas está ciente de que ainda não é suficiente. "Estamos com muita falta de downforce", disse o chefe da equipe.

"Certamente estamos buscando mais downforce, já neste ano. Na segunda parte da temporada, vamos tentar colocar o máximo de downforce que podemos, e o próximo ano exigirá ainda mais", comentou, tendo em vista o calendário de 2020 (entenda na galeria abaixo).

"Sabemos que nossos concorrentes estão se desenvolvendo e os carros do próximo ano terão bastante força descendente. Não podemos considerar a desvantagem de hoje como um alvo único. Tem que ser mais do que isso”, ponderou o italiano.

A performance da Ferrari no GP da Hungria deixou os dois carros vermelhos a mais de um minuto do vencedor, Lewis Hamilton, da Mercedes, no final. Binotto, porém, não acredita que a equipe já tenha que muar o foco para o ano que vem.

"Não apenas porque teremos os mesmos regulamentos, mas também porque o que fizermos neste ano será para o benefício do carro do próximo ano também”, explicou o chefe da equipe, que substituiu Maurizio Arrivabene neste ano.

CALENDÁRIO DE 2020 DEVE SER O MAIOR DA HISTÓRIA DA F1

O Motorsport.com apurou que o GP do México deve renovar com a F1 por mais três anos. E com a provável manutenção do GP da Espanha por pelo menos mais um ano, a categoria deverá perder uma de suas melhores provas de 2019: o GP da Alemanha.

A organização da categoria pretendia manter o número de 21 provas para 2020, mas os planos acabaram mudando e a tendência é que a próxima temporada tenha 22 corridas, uma quantia recorde.

Das 21 etapas de 2019, 18 estão garantidas para o ano que vem. A permanência de México e Espanha é altamente provável as entradas de Vietnã e Holanda já estão confirmadas, levando o número a 22. Nesse cenário, portanto, a Alemanha deve ficar de fora. Entenda na galeria abaixo:

GP da Austrália
A etapa de Melbourne seguirá abrindo a temporada da F1. A prova de 2020 já tem data confirmada: 15 de março.
GP do Bahrein
Segunda etapa da temporada 2019, a prova de Sakhir foi marcada por grande decepção para Charles Leclerc e está confirmada para 2020.
GP da China
A etapa de Xangai de 2019 marcou a milésima corrida da história da F1 e segue no calendário em 2020.
GP do Azerbaijão
A movimentada etapa de Baku se mantém no calendário do ano que vem.
GP do Vietnã
O GP do Vietnã (layout na foto) está confirmado em 2020 e deve ocorrer em abril, pouco antes da habitual data da corrida espanhola.
GP da Espanha
Depois de governo voltar atrás e decidir apoiar financeiramente a etapa, GP deve ficar no calendário.
GP da Holanda
Confirmado em 2020, o GP da Holanda será disputado em Zandvoort (foto) e deve ser realizado em maio.
GP de Mônaco
Tradicionalíssima prova de Monte Carlo segue na Fórmula 1.
GP do Canadá
Palco de polêmica entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton neste ano, a etapa de Montreal segue no calendário para 2020.
GP da França
Alvo de duras críticas por conta de sua monotonia, a corrida de Paul Ricard também acontecerá no ano que vem.
GP da Áustria
Responsável por reanimar os fãs da F1 com a espetacular vitória de Max Verstappen, a prova de Spielberg se mantém firme e forte para 2020.
GP da Grã-Bretanha
Recém-confirmada na F1 até 2024, a etapa de Silverstone é o berço da categoria, já que foi sede da primeira corrida da história do campeonato, em 1950.
A definir (GP da Alemanha)
A etapa de Hockenheim segue sem contrato para 2020 e deve ficar de fora da próxima temporada.
GP da Hungria
A tradicional prova de Hungaroring segue no calendário para 2020.
GP da Bélgica
A etapa de Spa-Francorchamps, famosa pela curva Eau Rouge (foto) é uma das favoritas de pilotos e fãs e se mantém na F1.
GP da Itália
Outra corrida tradicional que segue no calendário é o GP da Itália, disputado em Monza. O circuito renovou com a F1 neste ano e segue pelo menos até 2024, como Silverstone.
GP de Cingapura
Palco de polêmicas, a exótica etapa de Marina Bay segue no calendário para 2020.
GP da Rússia
Outra pista marcada por polêmica que segue na F1 é a de Sochi, que teve ordem de equipe da Mercedes em favor de Hamilton em 2018.
GP do Japão
Outro histórico circuito que se mantém na categoria é o de Suzuka, palco de grandes decisões no fim dos anos 1980.
GP do México
A etapa de Hermanos Rodríguez teve problemas de financiamento, já que não terá mais apoio do governo. Assim, a negociação se arrastou, mas deu certo no fim.
GP dos Estados Unidos
A etapa do Circuito das Américas segue no calendário da F1 em 2020.
GP do Brasil
Até 2020, a corrida fica em Interlagos, famoso pelo S do Senna (foto). Depois, não se sabe: o Rio de Janeiro anunciou a construção de um autódromo e entrou na disputa com São Paulo pelo futuro da etapa brasileira da F1.
GP de Abu Dhabi
A luxuosa prova que vai noite adentro vem fechando o calendário nos últimos anos e está confirmada para 2020.
23
In this article
Scott Mitchell
Fórmula 1
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Estrategista da Mercedes explica incidente constrangedor com champanhe no pódio da Hungria
Próximo artigo GALERIA: Verstappen é o 100º pole da história da F1; você lembra de todos?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros