Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Hungria

Estrategista da Mercedes explica incidente constrangedor com champanhe no pódio da Hungria

James Vowles, responsável pela estratégia de duas paradas que deu a vitória a Lewis Hamilton, falou sobre a festa em Budapeste

James Vowles, Motorsport Strategy Director, Mercedes AMG F1 and Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrate on the podium with the champagne and Max Verstappen, Red Bull Racing

Diretor de estratégia da Mercedes na Fórmula 1, James Vowles disse que se "envergonhou" depois de deixar uma garrafa de champanhe cair e atrapalhar o pódio do GP da Hungria, no qual teve atuação determinante para a vitória de Lewis Hamilton, que ultrapassou Max Verstappen no fim da corrida após grande batalha (relembre a manobra em galeria exclusiva no fim desta matéria).

Responsável pela estratégia de duas paradas que permitiu o triunfo do pentacampeão em Hungaroring, Vowles foi escolhido pelo chefe de equipe, Toto Wolff, para aceitar o troféu dos construtores, tendo em vista sua contribuição específica para a glória germânica em Budapeste.

Leia também:

Durante a comemoração, segundo Vowles, ele foi ‘cegado’ por um banho de champanhe de Hamilton. O diretor de estratégia não conseguiu evitar que o pentacampeão o alcançasse e a típica bagunça das premiações da F1 se desenrolou. Com justiça.

"A sensação quando você vence uma corrida é de que você e sua equipe entregaram tudo no fim de semana, e fazer parte desse resultado é incrível", disse Vowles em um vídeo feito pela Mercedes.

"Você sente seu coração batendo o tempo todo. Sente todas as emoções saindo de uma só vez. Você teria visto a expressão de alegria de Toto [Wolff] também. Mas isso não é nada comparado a subir ao pódio e ter o privilégio de representar a equipe. São emoções indescritíveis”.

"Você está lá em cima e pode ver milhares de pessoas olhando. E percebe que é parte de algo incrivelmente especial e faz parte da história. Essa emoção é algo que vai ficar comigo para sempre, e eu estou realmente agradecido por ter sido capaz de fazer isso várias vezes”.

"Quando se está lá em cima, você aprende muito rapidamente que Lewis esteve lá muito mais do que você. E ele sabe o que fazer. Antes que ele realmente tivesse pegado a garrafa de champanhe, ele a pegou, sacudiu, e jogou nos meus olhos. Você fica cego, não pode ver nada mesmo”.

"Eu me envergonhei. Estou muito grato por tudo isso, e estou tão feliz por ter tido a oportunidade de estar lá. É uma emoção e uma memória que vão ficar comigo para sempre, com certeza”, disse Vowles.

O diretor de estratégia da Mercedes também revelou que dados da prática permitiram que a Mercedes previsse como os pneus duros usados ​​por Max Verstappen se comportariam durante a corrida.

Vowles disse que a Mercedes conseguiu construir modelos que permitiram que a equipe previsse que os pneus de Verstappen se desgastariam e, finalmente, isso permitiu que Hamilton ultrapassasse o holandês da Red Bull.

"Quando Verstappen e Lewis começaram a se distanciar do resto, tornou-se óbvio que existiam algumas oportunidades, que no nosso caso eram duas paradas. Temos uma equipe nos bastidores trabalhando incansavelmente. Eles pegaram dados de sexta-feira e construíram modelos de como nossos pneus e os de Verstappen se comportariam durante a corrida”.

"São esses modelos que nos permitiu entender que as duas paradas levariam a uma situação fantástica no final da corrida, e que os pneus de Verstappen deveriam se desgastar muito se fossemos pressioná-lo o suficiente”.

“Lewis, com razão, tinha preocupações sobre isso, mas em todas as voltas ele entregava o tempo de volta que precisávamos. Isso fez com que Verstappen tivesse que reagir e lutar bastante e usar o pneu que ele tinha disponível para empurrar mais, mas foi sem sucesso e nós terminamos com a vitória".

GALERIA: Ultrapassagem de Hamilton sobre Verstappen no GP da Hungria

Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Hamlton e Verstappen se abraçam
Festa do pódio
Festa do pódio
Festa do pódio
Festa do pódio
Festa do pódio
Festa do pódio
Festa do pódio
Festa do pódio
Festa do pódio
James Vowles, diretor de estratégia da Mercedes, levanta troféu dos construtores
Vowles foi responsável pela estratégia que deu a vitória a Hamilton
James Vowles e Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
20
In this article
Adam Cooper
Fórmula 1
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior México deve ficar na Fórmula 1 em 2020, e Alemanha deve perder vaga
Próximo artigo Chefe da Ferrari: Alcançar Mercedes não pode ser nosso único alvo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros