Chefe da Mercedes, Wolff minimiza críticas recentes à Fórmula 1

Austríaco diz que o GP da Áustria deveria calar os críticos da categoria, que condenaram a F1 após a tediosa etapa da França

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Mark Sutton / Motorsport Images

Chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff disse que o emocionante GP da Áustria deveria silenciar os críticos da Fórmula 1, que condenaram as entediantes corridas recentes da categoria em função da falta de ultrapassagens.

Na etapa de Spielberg, Max Verstappen deu um show à parte com a Red Bull e voltou a animar os fãs do campeonato, apesar da polêmica ultrapassagem sobre Charles Leclerc, da Ferrari (entenda na galeria especial no fim desta matéria).

Refutando as críticas à F1, Wolff fez uma comparação com o empresário britânico Gerald Ratner, que criticou notoriamente seus próprios produtos de joalheria em um discurso em 1991, causando enormes prejuízos à reputação de sua empresa.

Leia também:

"Acho que todos os que usaram a polêmica e as palavras mais difíceis devem se lembrar do GP da Áustria na próxima vez que começarem a reclamar", disse Wolff, quando questionado pelo Motorsport.com. "Nós não deveríamos ‘estar fazendo um Ratner’ e criticando nosso esporte. A F1 está mais do que viva, é espetacular, atrai multidões, tem polêmica na pista e algumas corridas fantásticas”, ponderou o austríaco.

Apesar do resultado ruim para a Mercedes no Red Bull Ring, Wolff disse o fim de semana e Spielberg foi positivo para o esporte. O dirigente também elogiou a Pirelli por resistir à pressão da Red Bull e da Ferrari para voltar ao padrão de pneus de 2018.

"Eu sinto que foi muito bom para a F1. A corrida foi fantástica e eu quero parabenizar a Pirelli, que se manteve firme na opinião de manter o padrão de pneus de 2019. No ano passado tivemos alguns problemas, mas neste ano o pneu está ótimo, e é engraçado que os que mais reclamaram foram os que forçaram os pneus até o final”, disse Wolff, mencionando Ferrari e Red Bull. Entretanto, a Mercedes tem tido mais facilidade com os compostos em 2019.

O dirigente da Mercedes disse ainda que espera uma melhor exibição de seus carros W10 no próximo GP da Inglaterra. Ele negou, porém, que está na expectativa por uma superioridade tão grande quanto a vista na etapa da França.

“Acho que Silverstone deve ser muito mais do nosso agrado. Talvez não tão bom quanto Paul Ricard, mas muito melhor que a Áustria”, ponderou Wolff. Em Spielberg, as ‘Flechas de Prata’ sofreram com o forte calor, que acabou beneficiando suas concorrentes.

Polêmica no GP da Áustria

Max Verstappen foi o vencedor do GP da Áustria, mas seu triunfo ficou sub júdice em função do toque do holandês no monegasco Charles Leclerc, que terminou em segundo com a Ferrari. Após cruzar a linha de chegada na primeira posição, Verstappen teve a vitória investigada pelos comissários, que avaliaram a legalidade da manobra. Após mais de duas horas de discussões, a decisão de manter a vitória do holandês foi anunciada.

Veja como ficou o resultado completo da corrida na Áustria:

1 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

1 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

2 - Charles Leclerc, Ferrari SF90

2 - Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

3 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

3 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

4 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90

4 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

5 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

5 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

6 - Lando Norris, McLaren MCL34,

6 - Lando Norris, McLaren MCL34,

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

7 - Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15

7 - Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

8 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

8 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

9 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

9 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

11 - Sergio Perez, Racing Point RP19

11 - Sergio Perez, Racing Point RP19

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

12 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

12 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

13 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

13 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

14 - Lance Stroll, Racing Point RP19

14 - Lance Stroll, Racing Point RP19

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

15 - Alexander Albon, Toro Rosso STR14

15 - Alexander Albon, Toro Rosso STR14

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

16 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

16 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

17 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

17 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

18 - George Russell, Williams Racing FW42

18 - George Russell, Williams Racing FW42

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

19 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

19 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

20 - Robert Kubica, Williams FW42

20 - Robert Kubica, Williams FW42

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

20

.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari não espera bom rendimento no GP da Inglaterra de Fórmula 1
Próximo artigo Chefão da Red Bull descarta contratar Alonso: "Com a Honda, é impossível"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil