Entrevista

Como se tornar um mecânico número 1 na F1 - qualificações, habilidades e mais

Conversamos com Elliot Parkes, da Haas, para descobrir as funções do trabalho, como se tornar um e quais habilidades você precisa ter

Elliot Parkes, Haas mechanic

Elliot Parkes, Haas mechanic

Haas F1 Team

Para um mecânico, certamente não há trabalho melhor do que estar em uma equipe de Fórmula 1, consertando os carros mais avançados do mundo, mas como você chega lá? Quais são as habilidades necessárias, as qualificações e como entrar no mercado?

Para descobrir como chegar à categoria, conversamos com Elliot Parkes - o mecânico nº 1 de Nikita Mazepin na Haas - para descobrir tudo sobre a função e as peças que os fãs não veem.

Leia também:

Qual é o seu papel?

Eu sou o mecânico nº 1 de Mazepin. Supervisiono uma equipe número 2 e sou responsável pela construção, confiabilidade e segurança de todos os aspectos do carro.

Como você se torna um mecânico?

Eu saí da escola e fui para o Motorsport College em Silverstone e comecei um aprendizado de lá - em categorias júnior, com experiência e trabalhos de graça ou pelo custo do seu combustível. Terminei meu aprendizado em uma equipe de Fórmula 3 e passei para a GP2 antes de finalmente entrar na Fórmula 1.

Quais qualificações você precisa?

Nenhuma! Claro, é útil obter suas qualificações para entrar em cena na faculdade ou em uma equipe de nível inferior, se, por exemplo, você chegar aos dois finalistas e eles levarem isso em consideração.

Nikita Mazepin, Haas F1

Nikita Mazepin, Haas F1

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

O que você deve estudar na escola?

Qualquer coisa relacionada à tecnologia, como tecnologia de design na escola, pode ser benéfica.

Que outras habilidades são úteis?

Você deve ter um bom conhecimento de sistemas mecânicos. A melhor educação que você pode se dar é garantindo que você é a pessoa que conserta sua própria bicicleta quando é mais jovem, desmontando coisas e bagunçando com elas.

Como posso obter experiência de trabalho?

Pergunte e esteja disposto a trabalhar de graça para começar. É a única maneira, pois há muito pouco dinheiro no lado das categorias júnior. Envie seu currículo - mesmo se não houver muito sobre ele neste momento - porque ele mostrará que você está interessado. Deixe claro que está disposto a viajar, pague para ir a lugares e durma em qualquer lugar! É uma experiência valiosa e sempre notada, mesmo nessa fase inicial.

Você vai às corridas?

Sim, incluindo testes.

Nikita Mazepin, Haas VF-21

Nikita Mazepin, Haas VF-21

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Como é um dia de trabalho para você?

Geralmente é um começo cedo, com a sexta-feira sendo o dia mais longo na pista. Você vai chegar à garagem, praticar pit stop, tomar um café da manhã rápido antes de trabalhar até a primeira sessão de treinos.

Entre as sessões, dependendo de quão bem foi, você só precisa limpar e reabastecer o carro, mas se não tiver corrido tão bem, você pode esticar até o início da próxima. Em seguida, nos preparamos para o dia seguinte e o carro geralmente muda bastante. Muitas vezes, corremos para o portão para ter certeza de que estamos fora da pista antes do toque de recolher entrar em ação.

Qual é a sua função envolvendo pit stops?

Nos últimos anos, eu tenho sido o homem da pistola hidráulica na dianteira direita, então administro esse lado porque sou a pessoa que dá o 'ok' para ir. Ao pressionar esse botão, você tem que ter certeza de que todos os outros fizeram sua parte, está seguro e está completo.

Quando você pressiona o botão go, não há como voltar atrás. É muita responsabilidade e você deve confiar na equipe que está ao seu redor para fazer seu trabalho também. Você se acostuma a fazer pit stops e isso se torna uma segunda natureza. Nós praticamos com frequência, mas raramente pode dar errado. Este ano é de aprendizado para nós, mas se estamos competindo por lugares ou pontos, a pressão volta.

Este artigo foi criado em parceria com a Motorsport Jobs. Encontre os empregos mais recentes no automobilismo, bem como trabalhos com a Haas, no site Motorsport Jobs.

F1 2021: Verstappen SUPERIOR a Hamilton? Holandês se gaba de ser MAIS RÁPIDO; veja debate

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast – A primeira metade do campeonato da F1 foi a mais incrível dos últimos anos?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin perde recurso contra desclassificação de Vettel do GP da Hungria; equipe pode apelar
Próximo artigo F1: Ferrari terá atualização "significativa" do motor ainda em 2021

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil