Recomendado para você

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo mira impacto recorde de R$2bi e anuncia novos setores para edição de 2026

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Depois de cada sessão de classificação, o piloto que faz o melhor tempo leva para casa um modelo de um pneu Pirelli; confira como eles são feitos e o para onde vão depois da premiação

George Russell, Mercedes

Depois que a poeira baixa em uma classificação de Fórmula 1, o piloto na pole ganha o direito de se gabar para o resto do pelotão e também uma réplica do pneu Pirelli em menor escala. Mas o que é esse prêmio, por que ele é distribuído e o que acontece depois que o piloto da pole posa com ele no parque fechado?

Leia também:

O pneu em questão é o prêmio Pole Position da Pirelli, que é relativamente novo no mundo dos troféus da F1. De acordo com a fabricante italiana, a ideia do prêmio surgiu durante os testes pré-temporada de 2018 e fez sua estreia no GP da Austrália de 2018, com Lewis Hamilton levando para casa a primeira premiação por ter estabelecido a volta mais rápida na classificação para a abertura da temporada. 

Os prêmios são feitos de uma réplica dos pneus do túnel de vento da Pirelli, que são fabricados pelo fornecedor italiano para as equipes usarem nos testes de seus carros e componentes. O prêmio é, portanto, uma réplica 60% reduzida de um pneu de F1 real, medindo 330 mm de diâmetro.  

Wind Tunnel Model in Toyota Cologne

Modelo de túnel de vento na Toyota de Colônia

Foto de: Andretti Autosport

Para transformar o pneu de uma ferramenta de teste em um troféu, ele é entregue às instalações da Pirelli em Milão, onde as equipes que normalmente fariam testes com banda de rodagens em novos pneus começam a trabalhar. Os troféus são gravados com os logotipos da F1 e da Pirelli, bem como com um mapa do circuito em que o prêmio será entregue.  

O troféu é então embalado e levado ao circuito por um membro da equipe da Pirelli em sua bagagem de mão para cada corrida.  

No final da classificação, o pneu é assinado e entregue ao piloto vencedor. Após o término da cerimônia de apresentação, ele é embalado e entregue pessoalmente à equipe do piloto pela Pirelli.  

Oscar Piastri, McLaren

Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images

Para George Russell, que fez a pole no GP de Singapura no último fim de semana, o prêmio da Pole Position será levado de volta para Brackley e exibido na recepção da fábrica da Mercedes.  

A Pirelli informou que, para outras equipes, os troféus às vezes vão para casa com os pilotos ou são doados a museus em todo o mundo. Outros também foram leiloados para caridade.  

PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go

 

Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
Próximo artigo Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros