Conheça a evolução do peso dos carros de F1: 300 kg a mais do que na década de 1960

Em 2022, categoria terá número recorde e veículos terão que pesar 790 kg, valor muito superior aos das primeiras temporadas da história

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Valtteri Bottas, Mercedes W12, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Charles Leclerc, Ferrari SF21, Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21, and the rest of the field at the start

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Os monopostos da Fórmula 1 sofreram inúmeras mudanças ao longo do tempo, normalmente devido à imposição de novos regulamentos. Relembramos nesta matéria como o peso dos carros variou desde o início da categoria até o presente.

A partir da temporada de 2022, um carro de deverá pesar no mínimo 790 kg, excluindo combustível, durante todo um GP, número recorde.

Leia também:

Conheça agora a história do peso dos carros de F1 e como os números evoluíram ao longo da história

Clique na galeria de fotos para ler os textos e passe para o lado.

Jose Froilan Gonzalez, Maserati 4CLT/48 e Luigi Villoresi, Ferrari 125
De 1950 a 1960 não houve restrição quanto ao peso máximo ou mínimo dos monopostos da Fórmula 1
Giancarlo Baghetti lidera na Ferrari 156, enquanto o piloto da Lotus 21, Innes Ireland, escapa da pista
Em 1961 foi estabelecido que os carros não podiam pesar menos de 450 kg vazios, com motores de 1,5 litro.
Richie Ginther, Honda, Jochen Rindt, Cooper, Jack Brabham, Brabham, Denny Hulme, Brabham, John Surtees, Cooper
Em 1966, foram introduzidos os motores de 3 litros e o peso mínimo aumentou para 500 kg
Roger Williamson,  March-Ford 731
A F1 elevou o número para 575 kg em 1973
Alan Jones, Williams
O peso mínimo permaneceu inalterado até 1981, quando foi aumentado para 585 kg.
Nigel Mansell, Williams FW16B Renault seguido por Michael Schumacher, Benetton B194 Ford e Damon Hill, também da Williams
Com os motores de quatro tempos, as regras levaram a uma redução no peso mínimo. Em 1994, os monopostos tinham de pesar pelo menos 505 kg
Damon Hill, Williams FW17
Em 1995 este valor voltou a subir, situando-se em 595 kg
Sebastian Vettel, Red Bull RB5 Renault à frente de Lewis Hamilton, McLaren MP4-24 Mercedes
Em 2009, os carros de F1 tinham que pesar pelo menos 605kg.
Fernando Alonso, Ferrari F138
No último ano dos motores V8, em 2013, o peso mínimo era de 642 kg
Kevin Magnussen, McLaren MP4-29 Mercedes, à frente de Jenson Button, também da McLaren
No primeiro ano da era híbrida - 2014 - o peso mínimo aumentou para 691 kg
Nico Rosberg, Mercedes F1 W06 Hybrid, e Lewis Hamilton, Mercedes F1 W06 Hybrid, lideram o pelotão
No ano seguinte, foi feito um novo ajuste que elevou o número para 702 kg
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Dois anos depois, em 2017, os regulamentos foram alterados novamente, devido aos pneus maiores. 728 kg foi a meta naquela temporada
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Em 2018, o Halo foi introduzido e o limite subiu para 734 kg
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Devido à pressão excessiva sobre os pilotos para perder peso, a FIA introduziu em 2019 um mínimo de 80 kg para o piloto + assento e um mínimo total de 743 kg
Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, recebe a bandeira quadriculada
Em 2020, após a adição de um segundo medidor de vazão de combustível, o peso mínimo era de 746 kg
Modelo do carro de 2022
...e para 2022, com os novos regulamentos e peças padrão mais pesadas, o peso mínimo será de 790 kg, o maior da história
16

O MISTÉRIO de HAMILTON: até que ponto SILÊNCIO de piloto é válido?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #158 – TELEMETRIA DE FÉRIAS: Rico Penteado explica novo carro da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari é forçada a mudar testes em meio à indefinição sobre regras
Próximo artigo Di Grassi diz que FIA precisa de regras menos subjetivas: "tirar a responsabilidade do humano"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil