Em sua coluna no jornal inglês "Telegraph", David Coulthard teceu diversos elogios a Sebastian Vettel.
O ex-piloto da Red Bull, que passou a vaga para o alemão após se aposentar, afirmou ser difícil comparar Vettel a Lewis Hamilton no momento, a não ser que os dois estejam no mesmo carro.
Coulthard comentou também que Vettel seguramente estará na seleta lista dos multicampeões da F-1 e, caso isso não aconteça, ele ficará surpreso. Confira os principais argumentos do escocês:
"Seb tem sido comparado a todos, de Alberto Ascari a Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Como sempre, as opiniões são divididas."
"Alguns estão convencidos de que, se colocar Lewis em um Red Bull ao lado de Seb, ele limparia o chão com ele. Outros afirmam que Seb é agora o piloto completo, mais experiente e calmo que Hamilton."
"A única forma de comparar dois pilotos é colocá-los no mesmo carro (e, mesmo assim, os carros não são idênticos, por conta de ações humanas e tolerâncias mecânicas)."
"Seb tem a medida de seu companheiro Mark Webber e está pilotando supremamente bem. Sabemos que Mark é um piloto muito veloz, então podemos garantir seguramente que Seb subiu um nível."
"Seb está cometando muitos poucos erros. Ele fez um na volta final do Canadá, entregando a vitória para Jenson Button, mas isso o frustrou? Nem um pouco. Ele voltou em Valência e fez o 'hat trick', com pole, melhor volta e vitória."
"A alegação tradicional feita contra Seb é que ele só consegue liderar largando na frente; que, se ele estivesse lutando de quarto e quinto, como Lewis, falharia. Novamente, não sabemos."
"De qualquer forma, ser um grande piloto não é apenas pilotar. É política, viver fora do cockpit, construir relacionamentos. Alain Prost, Ayrton Senna, Michael, todos tiveram a habilidade de construir uma equipe ao redor. Se eles nasceram com isso, eu não sei, mas Seb tem isso, também."
"Posso apenas falar de experiência, mas sei que meus melhores anos, em termos de pureza de pilotagem, vieram quando eu tinha a idade de Seb, sem nenhum peso emocional. Ele está naquele lugar agora e sua mente está em ordem."
"Então, você me pergunta: o quanto Seb é bom? Melhor que Lewis? Talvez. Suspeito que não. Mas até eles estarem no mesmo carro, não saberemos."
"Melhor que Michael? Talvez. O percentual de 75% de vitórias de Seb em 2011 é melhor que os 72% de Michael de 2004, quando, sendo o número 1 da Ferrari, marcou o recorde de mais vitórias em uma temporada com 13."
"Onde Seb se encaixa? Não sei hoje, mas não ficaria surpreso se, no fim de sua carreira, ele estiver em no grupo de elite dos multicampeões e os que estavam duvidando dele se calarem por muito tempo."