Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Em processo de 'regionalização', F1 busca "calendário perfeito" no futuro

Mas, segundo o diretor esportivo da categoria, processo será de longo prazo, devido a acordos em vigor e efeitos contínuos da Covid-19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Fernando Alonso, Alpine A522, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Kevin Magnussen, Haas VF-22, Mick Schumacher, Haas VF-22, the rest of the field at the start

A Fórmula 1 tenta reformular seu calendário nos próximos anos, agrupando os eventos de forma a fazerem mais sentido logística e geograficamente, visando melhorar suas credenciais ambientais, reduzindo a emissão de carbono. E segundo Steve Nielsen, diretor esportivo da F1, a categoria tem como objetivo produzir um "calendário perfeito".

A conclusão do calendário de 2022, com os GPs de São Paulo e Abu Dhabi em semanas consecutivas, separadas por um voo de 15 horas de duração, é um exemplo clássico das anomalias do modelo atual. Nielsen diz que esses problemas serão resolvidos, mas não da noite para o dia.

Leia também:

"Estamos trabalhando em regionalizar o calendário. Temos um calendário para o futuro, não posso dizer qual ano, mas temos um tipo de calendário perfeito para alguns anos.  E estamos gradualmente indo em direção a isso, movendo um evento aqui ou ali. Então há uma estratégia para chegar lá, para uma situação ideal, mas é um processo gradual".

Nielsen admite que, hoje, a F1 é limitada por acordos pré-existentes que estipulam datas em particular.

"É uma jornada. Como sei que vocês gostam, não começamos cada ano com um calendário em branco, não temos a liberdade de colocar as corridas onde gostaríamos. Alguns acordos que temos são históricos. E eles têm cláusulas que não nos dá a liberdade que gostaríamos. Não vou dizer quais seriam porque não seria algo correto".

Pitlane atmosphere

Pitlane atmosphere

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

"Mas esses não são os únicos problemas, há outros motivos para que certas pessoas não queiram certas provas em momentos particulares do ano. Pode ser relacionado ao clima, outros eventos que causariam choques".

"Há vários fatores que influenciam, e levará algum tempo para chegar lá. Acho que o importante é que já começamos a jornada. Entendemos e agradecemos os benefícios que vêm da regionalização".

Nielsen notou que ainda há efeitos da Covid-19 que impactam o calendário na área logística.

"Mal posso esperar pelo dia em que possamos parar de falar disso, mas os efeitos da Covid ainda estão conosco na logística. Ainda há uma ou duas corridas que não estão onde normalmente estariam por causa disso, e ainda estamos lidando com isso, faz parte da jornada".

PÓDIO: Verstappen vence e LECLERC SEGURA PÉREZ pra ser vice-campeão em Abu Dhabi! VETTEL pontua

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Hamilton coloca 2022 entre três piores anos da carreira
Próximo artigo Ida a Mercedes, possível retorno à F1? Vettel faz revelações sobre passado e futuro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros