Veja por que Senna negou proposta da Williams para temporada 1992
Piloto brasileiro recebeu contratos do time de Grove e da McLaren no GP da Bélgica de 1991

Tricampeão mundial da Fórmula 1 que perdeu a vida há exatos 26 anos em acidente no GP de San Marino, em Ímola, o brasileiro Ayrton Senna negou proposta para correr pela Williams em 1992, confirmou o ex-agente do piloto, Julian Jakobi.
Em entrevista ao podcast oficial da F1, Beyond the Grid, o britânico afirmou que a recusa de Senna se deveu à lealdade à Honda, que equipava os carros da McLaren, equipe pela qual o brasileiro conquistou seus três títulos na categoria.
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Após se tornar tricampeão da F1, o piloto poderia ter ido para a Williams, já que recebeu uma proposta do time de Grove e não tinha um acordo com a McLaren para a temporada seguinte da categoria.
Entretanto, o paulistano ficou no time de Woking até o fim de 1993. Naquele ano, a equipe teve motores Ford, já que a Honda saiu da F1 no fim de 1992. Na temporada seguinte, em 1994, Senna finalmente foi para a Williams, impulsionada pela Renault.
O que se descobriu agora, porém, é que o tricampeão poderia ter confirmado a migração para a escuderia de Frank Williams durante o GP da Bélgica de 1991, quando recebeu contratos da equipe de Grove e da própria McLaren.
GALERIA: Relembre todos os carros da carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1
1984: Toleman TG183B

Foto de: Camille De Bastiani
1984: Toleman TG184

Foto de: Camille De Bastiani
1985: Lotus 97T

Foto de: Camille De Bastiani
1986: Lotus 98T

Foto de: Camille De Bastiani
1987: Lotus 99T

Foto de: Camille De Bastiani
1988: McLaren MP4/4

Foto de: Camille De Bastiani
1989: McLaren MP4/5

Foto de: Camille De Bastiani
1990: McLaren MP4/5B

Foto de: Camille De Bastiani
1991: McLaren MP4/6

Foto de: Camille De Bastiani
1992: McLaren MP4/7

Foto de: Camille De Bastiani
1993: McLaren MP4/8

Foto de: Camille De Bastiani
1994: Williams FW16

Foto de: Camille De Bastiani
Entretanto, a lealdade de Senna fez com que a mudança de time tivesse que esperar mais alguns anos. "Ayrton queria ir para Williams, mas ele era leal à Honda", disse Jakobi ao podcast Beyond the Grid.
"Seu instinto básico era ir a Williams mais cedo, mas ele era particularmente leal a [Nobuhiko] Kawamoto, que era o presidente da Honda”, ponderou o ex-agente do piloto brasileiro de São Paulo.
"Eles eram muito próximos, porque a Honda basicamente trouxe Ayrton para a McLaren em 1988, e eles venceram três campeonatos juntos”, explicou Jakobi, que também trabalhou para o francês Alain Prost, grande rival de Senna e tetracampeão da F1.
"Mesmo no final de 91, quando venceu o terceiro campeonato, ele sentiu que a Honda não era mais a mesma e estava preocupado com o futuro", contou o ex-agente ao podcast oficial da categoria máxima do automobilismo.
Jakobi achava que Senna assinaria um acordo com a Williams antes da corrida em Spa, mas o brasileiro mudou de ideia da noite para o dia após uma ligação com o presidente da Honda, Kawamoto.
"Lembro-me de ir para Spa-Francorchamps com os dois contratos para a Ayrton, um da McLaren e um da Williams. E acho que Ayrton sabia que ele deveria ter ido para a Williams", afirmou o britânico.
GALERIA: Relembre os detalhes de todas as vitórias da carreira de Senna na Fórmula 1
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
2 - GP da Bélgica, 1985, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera

Foto de: XPB Images
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
7 - GP de San Marino, 1988, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
7 - GP de San Marino, 1988, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal

Foto de: Tom Haapanen
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)

Foto de: Sutton Motorsport Images
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone

Foto de: LAT Images
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone

Foto de: Sutton Motorsport Images
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim

Foto de: XPB Images
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring

Foto de: XPB Images
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring

Foto de: Sutton Motorsport Images
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
15 - GP de San Marino, 1989, Imola

Foto de: LAT Images
15 - GP de San Marino, 1989, Imola

Foto de: LAT Images
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
17 - GP do México, 1989, Cidade do México

Foto de: LAT Images
17 - GP do México, 1989, Cidade do México

Foto de: Sutton Motorsport Images
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps

Foto de: XPB Images
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
26 - GP da Itália, 1990, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
26 - GP da Itália, 1990, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix

Foto de: LAT Images
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
29 - GP de San Marino, 1991, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
29 - GP de San Marino, 1991, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring

Foto de: Sutton Motorsport Images
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring

Foto de: LAT Images
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps

Foto de: Ercole Colombo
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide

Foto de: LAT Images
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide

Foto de: Sutton Motorsport Images
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring

Foto de: LAT Images
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring

Foto de: LAT Images
36 - GP da Itália, 1992, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos

Foto de: LAT Images
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park

Foto de: Sutton Motorsport Images
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park

Foto de: LAT Images
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide

Foto de: LAT Images
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide

Foto de: Sutton Motorsport Images
"Tínhamos os dois contratos prontos. E pensamos que ele iria assinar com Williams. Mas ele conversou com Kawamoto e chegou no domingo de manhã dizendo: 'Vou ficar mais um ano'. Então ele ficou na McLaren para 92".
Porém, a Williams dominaria a temporada 1992, quando Nigel Mansell conquistou o título com nove vitórias e 14 poles em 16 corridas. Senna conquistou apenas três vitórias, ficando em quarto lugar na classificação final.
Jakobi acredita que, se Senna tivesse contratado a Williams em 1992, Mansell não estaria competindo pela equipe. "Ayrton já poderia ter ido em 92 e Nigel provavelmente não estaria lá", avaliou.
"E foi nesse ano que o Nigel ganhou o campeonato. Quando o Ayrton desistiu, Mansell ficou. Então Kawamoto convenceu Senna a ficar e que a Honda continuaria comprometida”, relembrou o ex-agente.
"Foi uma decisão realmente difícil. E no final, tudo dependia dele. Tudo o que podíamos fazer era apresentar as duas alternativas (de Williams e McLaren). No final, ele escolheu a lealdade", seguiu o britânico.
Jakobi também falou sobre a saída da Honda da F1: “A Honda decidiu sair e eles disseram a Ayrton acho que três meses antes de contar a Ron [Dennis]. Ele ficou arrasado. Quão perto ele ficou de não guiar em 1993? A resposta é: bem perto”.
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Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Luke Smith |